Atriox, Guardian e mais: Confira os segredos, teorias e detalhes do novo trailer de Halo Infinite

Willian Santos, 26 de outubro de 2021

Recentemente, a 343 lançou um novo trailer apresentando a visão geral da campanha de Halo Infinite. Nesta matéria, mostraremos todos os detalhes do vídeo, muitos dos quais podem ter passado despercebidos pela maioria das pessoas. Além disso, formularemos diversas teorias do tipo: Quem é a Harbinger? A Biblioteca do Zeta Halo foi achada? O que aconteceu com Cortana e quem é The Weapon? O monitor do Zeta Halo morreu?

Devido ao tamanho da matéria, decidimos separá-la por tópicos. Assim, você pode descer diretamente para o parágrafo que tenha o tema de seu interesse.

  • O Início: Flashbacks com Cortana e o Piloto Resgata o Master Chief

  • Os Primeiros Contatos Com o Misterioso Zeta Halo: Bases dos Banidos, Estruturas Forerunners, Guardian de Cortana Caído, Natureza e Mais

  • Novas Formas de Exploração, Gancho Com Choque e Grunt Ultra

  • Novos Aliados e Velhos Conhecidos: Quem é a The Weapon e o Que Aconteceu Com Cortana?

  • Os Temidos Banidos: Escharum, a Volta de Atriox, Hunters e Priosioneiros 

  • Boss Battles, Mapa do Mundo Semi-Aberto e Semelhança Com Far Cry

  • Upgrades de Equipamentos e Combate Com Veículos

  • Conheça Despondent Pyre, Monitor do Zeta Halo. Harbinger: San’Shyuun ou Nova Raça Na Franquia? Biblioteca Foi Achada?

  • Bem-Vindos à Nova Era de Halo

O Início: Flashbacks com Cortana e o Piloto Resgata o Master Chief

Nos primeiros segundos do trailer, nos deparamos com o que aparenta ser uma memória em tempo real do Master Chief. O protagonista relembra vividamente seus tempos ao lado de Cortana, que agora é temida em todo o universo e já não está mais no lado da UNSC. Neste frame, temos a oportunidade de ver Cortana em Halo Infinite pela primeira vez. Curiosamente, a IA nunca continuou com a mesma aparência de um Halo para o outro. Desde Halo 2, diversas mudanças de design foram aplicadas pela Bungie e pela 343 Industries. Em Halo Infinite, a desenvolvedora aplica mais uma modificação. 

Mais a frente, faremos uma comparação direta entre o visual da Cortana do próximo game da franquia e o de Halo 2 e Halo 5.

“Desde o início, Halo era sobre Master Chief e Cortana. Parceiros, protegendo a humanidade. Mas isso agora é uma memória distante”

Nos momentos seguintes, vemos cenas da cutscene inicial do game, que havia sido apresentada na E3 2019. Agora, os visuais foram evidentemente melhorados. As diferenças mais claras são os detalhes de desgaste na armadura do Master Chief, que recebeu uma aparência condizente com um soldado que passou por muitas batalhas contra os Banidos em Shadows Of Reach e nos eventos que precedem Halo Infinite. Na Halo Project Brasil, temos uma teoria que pode explicar o porquê do Master Chief estar vagando no espaço no início do game.

Compare com a cena mostrada em Junho de 2019:

Uma mudança mais sutil feita na cutscene foi a adição do Gancho já no início do jogo. Como pode ser visto, o Master Chief estava com a corda de seu equipamento solta no espaço.

Em uma cena inédita, o Piloto também faz uma aparição com melhorias no visual do rosto. 

Master Chief: “Nós temos uma nova missão, soldado.”

Piloto: “O que está lá embaixo?”

MC: “Uma arma.” — provavelmente se referindo a nova IA da franquia, a The Weapon.

P: “Uma arma? Quantas armas você precisa?”

Outro ponto a se elogiar são as expressões faciais do personagem, que representam bem seu estado mental diante da ameaça dos Banidos.

Os Primeiros Contatos Com o Misterioso Zeta Halo: Bases dos Banidos, Estruturas Forerunners, Guardian de Cortana Caído, Natureza e Mais

Na cena seguinte do trailer, o Master Chief pula de uma Pelican diretamente na superfície do Zeta Halo, o que podemos teorizar que seria o primeiro momento de gameplay no anel. Obviamente, sua avançada armadura Mark IV resiste com extrema facilidade à queda bastante controlada de cerca de 20 metros.

O mundo de Halo Infinite é repleto de mistérios e oportunidades de gameplay. Assim como já havíamos visto antes, o jogo incluirá bases dos Banidos para serem invadidas, estruturas Foreruners para adentrar, natureza para explorar e muito mais.

No momento em que uma gigantesca base dos Banidos é apresentada, é possível observar um símbolo que não havia sido mostrado antes e é, certamente, diferente da logo dos Banidos.

É possível teorizar que o símbolo é referente à Harbinger, nova vilã de Halo Infinite e aliada dos Banidos. Mais a frente, teorizaremos mais sobre essa misteriosa personagem.

“Os Banidos e a Harbinger compartilham do mesmo objetivo. Nós lutamos juntos para honrar a vontade de Atriox.”

Logo em seguida, temos uma vista do Zeta Halo iluminada pelo nascer do sol — uma clara demonstração da iluminação do jogo e do ciclo de dia e noite. Mas não é isso que chama atenção neste frame. Ao fundo, vemos uma das várias misteriosas estruturas Forerunners espalhadas pelo anel, além de um Guardian de Cortana caído. A última informação foi confirmada pelo gerente de comunidade da 343, Unyshek, após um fã notar o titã caído. “Você tem bons olhos”.

Devemos lembrar que um Guardian mede 1,412.75 metros de altura e pesa 200 bilhões de kg (200 milhões em toneladas), além de possuir um gerador de ruptura, dois emissores de pulsos EMP e seis canhões de feixe convergente. Em resumo, é uma das máquinas mais poderosas já feitas pelos Forerunners. Quem ou o que poderia derrotá-lo? Seja lá como esse feito improvável foi alcançado, pode ser um sinal de que a revolução de Cortana não está indo tão bem como imaginávamos.

Em outro momento do trailer, fica claro que o Guardian caído está muito próximo da área do anel que está destruída. Nossa teoria? O Guardian acabou sendo destruído pela mesma explosão que lançou o Master Chief no espaço e destruiu uma grande parte do Zeta Halo.

Apesar de serem estruturas artificiais, os anéis Halos foram construídos com a intenção de reproduzir a natureza em diversas áreas. E, como falamos anteriormente, Halo Infinite apresentará diversos ambientes “naturais” para serem explorados. Abaixo, vemos uma demonstração da fauna do jogo com a presença de pássaros em um ambiente com menos árvores que o normal. Possivelmente, este foi o campo de alguma batalha destrutiva, que acabou danificando a flora da região e a deixou em um tom mais escuro.

Em sequência, é mostrado o interior de uma estrutura Forerunner, que está guardada por soldados dos Banidos. Ao fundo, há uma estrutura tonalizada em vermelho que lembra bastante o cenário onde o Master Chief resgata a The Weapon.

Novas Formas de Exploração, Gancho Com Choque e Grunt Ultra

Em uma cena de combate de gameplay contra um grupo de Brutes e Grunts, vemos nitidamente um Unggoy Ultra, que apareceu em Halo 2 e Halo: Reach como o mais alto posto que um Grunt poderia ter no Covenant.

 

Abaixo, um Unggoy Ultra ao lado de um Grunt comum (Halo: Reach).

Como sabemos — e também vamos ver mais a fundo mais a frente na matéria — Halo Infinite terá upgrades de equipamentos na campanha. Um dos upgrades possíveis para o Gancho, aparentemente, é o atordoamento de inimigos por meio de um choque elétrico ao serem atingidos pelo equipamento.

Assim como já era de conhecimento público, os jogadores poderão usar Banshees e outros veículos aéreos para explorar o Zeta Halo livremente. Na imagem abaixo, vemos o Master Chief navegando por uma área repleta do que aparentam ser naves da UNSC caídas e destruídas. Na realidade, existe uma grande chance deste cenário ser o mesmo visto na gameplay de 2020. Inclusive, vemos o elevador usado pelo Master Chief para alcançar a arma anti-aérea dos Banidos ao fundo.

Como sabemos, a UNSC Infinity foi derrotada pelos Banidos em algum momento antes de Halo Infinite. A nave, a maior da UNSC, não carrega apenas veículos e armas, mas também uma frota inteira de naves menores. Pela cutscene inicial de Spartan Ops, estima-se que a frota da Infinity compreende mais de 11 naves, além de diversas Broadswords e Pelicans. Entretanto, em cutscene mostrada na E3 2020 e também no recente trailer, fica evidente que este número pode ser maior. Por isso, veremos várias delas espalhadas pelo anel.

Em Fevereiro de 2558, já haviam mais de 17 mil tripulantes na nave. Para saber mais sobre a Infinity, leia nossa matéria sobre.

Convido os leitores a imaginarem o poder de fogo necessário para derrotar este gigantesco titã de 907 milhões de toneladas e que possui diversas armas nucleares e mísseis em seu arsenal, além de incontáveis Spartans, Marines, Scorpions e fragatas. Pois é, os Banidos não devem ser subestimados.

Também é de se imaginar que poderemos adentrar essas naves em busca de colecionáveis, mais informações — como os nomes delas — e recursos, como munição. 

Em seguida, são demonstradas a liberdade, a largura e a iluminação de Halo Infinite em uma cena na qual o Master Chief dirige um Warthog por um cenário aberto e atropela inimigos.

Na cena abaixo, temos a oportunidade de experimentar a mudança em tempo real do ciclo de dia e noite de Halo Infinite, além de ver uma das naves dos Banidos orbitando o anel.

Novos Aliados e Velhos Conhecidos: Quem é a The Weapon e o Que Aconteceu Com Cortana?

“Mas o Master Chief não estará sozinho nesta jornada. Sua primeira missão é resgatar uma nova IA, cujo codenome é The Weapon”

The Weapon para Master Chief: “Onde você esteve? Se passaram 6 meses!”

Aqui, a IA provavelmente se refere ao período em que o Master Chief ficou desmaiado no espaço enquanto ela estava presa em uma das estruturas Forerunners do anel.

Pelo o que nos foi apresentado até então, o objetivo da criação da The Weapon era achar uma maneira de aprisionar Cortana, que se tornou a grande vilã do universo Halo após Halo 5. Provavelmente, ela foi criada a partir das amostras deixadas por Halsey em seu laboratório em Reach — mais especificamente na Castle Base — e achadas por Chief meses antes de Halo Infinite, assim como vimos no livro Halo: Shadows Of Reach.

“Eu fui criada para aprisionar Cortana, mas não sei porque. O que ela fez de tão errado?”, diz a IA. 

Algo que chamou bastante atenção é a inocência exacerbada de The Weapon, que aparenta não ter ideia de conceitos básicos da guerra que a Humanidade está lutando. Uma possibilidade plausível é que a IA não sabe das motivações da UNSC ou dos planos de Cortana por medidas de precaução dos Humanos, uma vez que a revolução das IAs expôs o risco de inteligências artificiais saberem de mais e acabarem se rebelando contra seus criadores. Afinal, The Weapon foi criada justamente para deter a IA que iniciou a revolução das inteligências artificiais. Não custa lembrar que Cortana não está sozinho nesta rebelião. Como vemos na última missão de Halo 5, diversas IAs aceitaram se juntar ao exército da antiga parceira do Master Chief. Para ser exato, 22 ou mais inteligências artificiais responderam positivamente ao convite de Cortana.

Como já havíamos mostrado antes, Cortana tem um visual novo em Halo Infinite, apesar de ainda ter elementos presentes em jogos anteriores. Enquanto sua coloração e cabelo lembram sua versão de Halo 2, seu olhar estrategista e de malícia, o colar em volta do pescoço, sua armadura e o símbolo do Manto da Responsabilidade em seu tórax vieram diretamente de Halo 5.

Na imagem abaixo, Cortana está analisando o holograma de uma estrutura até então desconhecida por nós. É de se imaginar que possa ser Forerunner ou alguma estação espacial da UNSC.

Compare com os visuais de Cortana de Halo 2 e 5:

“Master Chief está procurando a resposta para a pergunta mais persistente. O que aconteceu com Cortana?”

A partir dessa frase, é possível deduzir que Cortana já não se faz presente como uma ameaça da mesma forma que vimos em Shadows Of Reach, livro em que até mesmo os Banidos temiam acionar estruturas Forerunners para não chamar a atenção dos Guardians da IA.

E nas palavras da própria The Weapon no trailer da E3 2021, Cortana “foi deletada.”

Seria esse o fim para uma das mais icônicas personagens da franquia Halo e da indústria de games no geral? Tendo em vista a importância de Cortana, tanto na história, como fora — marketing, parcerias e cultura — e toda a trama construída em volta da revolução das IAs desde Halo 2, é difícil imaginar que IA seria derrotada tão facilmente.

Seguindo a nossa teoria de que Cortana continua dividida em diversos fragmentos da própria personalidade, é possível que Chief ache essas partes dela e as reúnam, assim conseguindo uma forma de curá-la da rampancy e da Logic Plague — a corrupção feita pelo Gravemind entre Halo 2 e Halo 3 — e faça a Cortana ser boa novamente. 

“Isso é parte de mim. Eu não sei como, eu não sei porque, mas sou eu.”, diz Cortana — ou a The Weapon — ao se deparar com o que aparenta ser outra forma de Cortana em uma estrutura Forerunner em áudio secreto encontrado no trailer da E3 2019. Em seguida, Chief ejeta o chip de seu capacete, dando a entender que a Cortana em forma de energia iria se fundir com a já IA presente no circuito.

Para mais detalhes dessa teoria, confira nossa matéria sobre o assunto O que Aconteceu Com Cortana em Halo Infinite?”

Um Mundo Para Explorar Livremente: Armas, Veículos, Biomas, Wasp e Jackal Sniper

Voltando para a gameplay, a 343 apresentou o novo sistema de coleta de armas e veículos de Halo Infinite. Você poderá, por exemplo, requisitar um Wasp e o Piloto levará o veículo até você por meio da Pelican. Um sistema que lembra bastante o que está presente em Crackdown 3, que desbloqueia áreas como essa no mapa a medida que você invade bases inimigas na região. Não custa lembrar que Joseph Staten, diretor de Halo Infinite, também foi diretor criativo de Crackdown 3. Portanto, esta e outras semelhanças não são surpresas.

Ao fundo, vemos duas naves dos Banidos, o que confirma a presença de mais de uma embarcação da facção no anel. Uma pergunta curiosa de se fazer é: O que aconteceria se usássemos uma Banshee ou um Wasp para chegar a uma das naves? Isso é possível ou a altitude é inalcançável? Seriamos atacados pelo sistema de defesa da nave ou seriamos interceptados por Banshees antes mesmo de alcançá-la?

A entrega chega em poucos segundos.

Abaixo, vemos o que possivelmente é um dos sub-biomas de Halo Infinite. A 343 já confirmou que, apesar de não haver outros biomas de larga escala — como desertos —, teremos sub-biomas menores, como pântanos.

“Zeta Halo: um mundo danificado cheio de mistérios, maravilhas e perigos”

O fato de você poder navegar pelo mundo com veículos aéreos não significa que você irá se safar dos perigos da superfície — a 343 planeja exatamente o oposto. Assim como a desenvolvedora afirmou meses atrás, sempre haverão Banshees prontos para te derrubar e tornar o ambiente aéreo um perigo constante.

Nesta base dos Banidos, vemos como um Wasp pode ser facilmente derrotado com armas eficazes contra veículos aéreos. A base também tem uma poderosa arma anti-aérea, além da produção de veículos e alguns ambientes internos, como uma entrada feita na montanha.

Os Jackals Snipers, o terror de qualquer jogador de Halo 2 no lendário, irão retornar em Halo Infinite com o Stalker Rifle.

Os Temidos Banidos: Escharum, a Volta de Atriox, Hunters e Priosioneiros 

Em mais um discurso de Escharum, o segundo mais poderoso líder dos Banidos, Master Chief é desafiado “Nos encontraremos no campo de batalha.” A teoria? O Brute é o boss final do game.

Em uma das cenas subsequentes, um outro Brute feroz se apresenta em uma cutscene e, quando a cena muda para gameplay, ele ataca o Master Chief e é derrotado com facilidade. Obviamente, Halo Infinite não terá cutscenes toda vez que Chief invadir uma base. Somando isso a rápida e fácil morte do inimigo, é de se imaginar que esta cena acontece no início do jogo, na primeira invasão do Spartan a uma fortaleza inimiga. 

Os Brutes também recebem melhorias visuais.

Ao fundo, vemos um holograma bastante exaltado de ninguém mais ninguém menos que Atriox, o Warmaster dos Banidos. É possível que vários desses estejam espalhados através do universo — em naves, bases, etc — como uma forma do líder continuar a manter sua presença entre seus guerreiros, mesmo a distância.

Em Shadows Of Reach, livro que se passa meses antes de Halo Infinite, é revelado que os Banidos invadiram a antiga colônia humana com o objetivo de achar uma estrutura Forerunner que abriria um portal para a Ark, assim possibilitando a volta de Atriox para a Via Láctea. Ou seja, o líder dos Banidos já está de volta e também esteve em Reach ao mesmo tempo que Master Chief, mas os dois ainda não se encontraram pessoalmente.

Pelo nível da importância da batalha e pela presença do Master Chief, o maior guerreiro que a humanidade já teve, é difícil imaginar uma razão que faria Atriox não querer estar no Zeta Halo para combate o Spartan com as próprias mãos. Na nossa teoria, o líder dos Banidos poderia fazer uma aparição na reta final do jogo, apesar de não ser um protagonista com a mesma exposição de Escharum.

No novo trailer, vemos pela primeira vez dois elementos que estavam presentes em jogos anteriores: os Hunters e o dash/thruster, que agora volta como equipamento.

Atirar em um Hunter que está em posição de defesa com seu escudo, mesmo com uma Bulldog a curta distância, ainda parece ser virtualmente ineficaz. Conseguir uma oportunidade de golpeá-lo por trás ainda é a melhor forma de derrotar um.

Ao ser atingido por um tiro de Sniper, o capacete do Brute abaixo não é simplesmente destruído e some. Na realidade, ele é lançado para longe, assim como vemos na imagem.

Em seguida, é mostrado como serão capturados os Marines pelos Banidos, de forma bastante diferente do que vimos anteriormente em Halo. Os humanos serão envoltos e amarrados por uma espécie de energia amarela, que é sustentada por um núcleo central que pode ser destruído com tiros.

Em um momento bastante descontraído, Master Chief resgata um grupo de Marines, que logo embarcam no Warthog do Spartan. Após garantir que os Humanos estavam “a salvo”, Chief dirige com o Warthog em direção a um precipício.

Boss Battles, Mapa do Mundo Semi-Aberto e Semelhança Com Far Cry

Voltando ao resgate da The Weapon, a IA mais uma vez demonstra sua inocência e, ao ver que um Brute se aproximava por meio de um elevador, ela pergunta ao Chief “E se for um amigo?”

O Brute se chama Tremonius, e deverá ser o primeiro boss de Halo Infinite. Por meio dessa batalha, notamos que os chefões tem a quantidade de escudo, nível de vida e seus nomes acima da cabeça.

Tremonius também tem duas características peculiares. Ele usa uma arma humana, a Bulldog, e também tem uma habilidade semelhante à Armor Lock, de Halo: Reach.

No novo trailer, a 343 também apresentou a nova versão do mapa de Halo Infinite, que agora foge da aparência de holograma da gameplay da E3 2020.

No menu, também é mostrado os colecionáveis disponíveis em cada região. Alguns dos símbolos aparentam ser Crânios, bases da UNSC, Anéis e Spartan Cores, sendo o último usado para realizar upgrades em equipamentos. d

Falamos anteriormente de uma semelhança entre Halo Infinite e Crackdown 3, mas também há similaridades com Far Cry 4. O game da 343 contém áreas chamadas de FOB — Bases de Operação Dianteira —, que têm quase a mesma finalidade das torres de rádio de Far Cry: liberar informações do mapa em uma região específica e a viagem rápida após ser capturada.

“Quando controladas, as Bases Operacionais Avançadas revelam atividades dos Banidos e da UNSC na região circundante, servindo centros de viagens rápidas e pontos de reunião para apoio de fogo marinho UNSC, e fornecer acesso a lançamentos de veículos, armas e variantes de armas. Ganhar Valor desbloqueia os recursos disponíveis em todos os FOBS capturados. Derrote os Banidos e acesse o terminal de controle para reivindicar este FOB.”

Exemplo de torre de rádio em Far Cry 4:

Como mostrado no canto inferior direito, a viagem rápida é representada pelo símbolo de uma Pelican, indicando que o Piloto poderia transportar o Chief por longas distâncias.

No mapa, também será possível visualizar bases dos Banidos e suas informações, como especificações e número e tipos de colecionáveis presentes.

” Operacionalizado principalmente por Sangheilis dos Banidos, esta base aparenta ter a função relacionada a apropriação de recursos da UNSC.”

 

Porém, nada impede o jogador de encontrar bases e outras localizações por conta própria. Isto é, sem auxilio do mapa ou sem desbloquear um FOB. 

Ao se aproximar de uma dessas localizações, o jogo lhe indica “localização descoberta” e informa o nome do local e os colecionáveis presentes.

Nesta base, o objetivo é destruir 4 silos de energia, mas é de se imaginar que o mesmo modelo seja replicado em algumas outras missões.

Após os silos serem destruídos, o chefe de operações da base pula de uma Phantom para lutar contra o Master Chief. Este Brute, diferente do que muitos acharam, não é um boss, mas apenas um inimigo de um rank acima de guerreiros Jiralhanae. Nada impede a 343 nomeá-lo na lore de Halo.

Semelhantemente a Trimonius, o Brute abaixo também usa uma arma humana. Desta vez, uma Rocket.

Upgrades de Equipamentos e Combate Com Veículos

Após se encontrar em um cenário complicado, o jogador que controla o Chief decide realizar um upgrade no meio da batalha. Na tela, vemos que apenas os equipamentos poderão sofrer mudanças, que custarão “Spartan Cores”. Os Cores poderão ser encontrados em localizações do mundo do game.

O jogador do trailer seleciona o upgrade “Escape Velocity” para o Thruster/Dash, que dá ao Chief uma camuflagem que dura 4 segundos após o uso do equipamento.

Esta base em especifica, servia para manter equipamentos e veículos da UNSC que haviam sido roubados pelos Banidos. Nela, é possível achar um Scorpion, que acaba sendo bastante útil na batalha.

“Halo Infinite nos permite tornar Master Chief, fazendo o que Spartans fazem de melhor: desafiar as chances para derrotar os Banidos. Parte por parte. Não será uma luta fácil.”

Ao fundo da imagem abaixo, vemos algo que lembra uma ponte próxima da gigantesca estrutura Forerunner mostrada anteriormente. Pelo o tamanho da torre, é de se imaginar que guarda algo de importante. O que seria? Seria o Palácio da Dor, local onde humanos antigos sofreram cruéis experimentos sob a justificativa de tentar encontrar uma cura para o Flood? A Harbinger?

De forma ainda mais sutil, existe algo que se assemelha a uma torre ou algum tipo de estrutura que emite um pequeno feixe de luz.

Em outro momento, é possível ver a torre por outro ângulo.

No último Cannon Fodder, é mostrada a mesma torre. Por meio dele, sabemos que se trata de uma estação de coleta de armas da UNSC.

Na cena subsequente, o jogador pilota uma Banshee com o objetivo de atrair outras três Banshees inimigas. Ao se ver em uma posição favorável, ele destrói uma delas com a Skewer e então sequestra a outra com o auxílio do Gancho.

Em seguida, nos reencontramos com um conhecido cenário da gameplay da E3 2020.

Uma rápida olhada é o suficiente para notar a evolução gráfica em pouco mais de um ano.

Ao olhar para o céu, é possível ver uma nave dos Banidos, de onde são lançadas as cápsulas com Brutes — e o Craig.

Compare com a cena de 2020:

Conheça Despondent Pyre, Monitor do Zeta Halo. Harbinger: San’Shyuun ou Nova Raça Na Franquia? 

A partir daqui, começaremos a ver personagens inéditos e surpresas de Halo Infinite.

Começando com a imagem de 4 animais com quatro patas e uma calda cada, além de armaduras e outros equipamentos — como o propulsor que os permitem voar. Pelo design da armadura, é evidente que têm alguma relação — provavelmente de submissão — com a Harbinger, que veremos mais a frente. Os Skimmers, como são chamados, também carregam Shock Rifles, que são produzidos pelos Banidos.

Mas não são os novos inimigos de Halo Infinite que chamam mais atenção, mas sim o monitor que está sendo atacado por eles. Apesar de parecer o contrário, o personagem abaixo dificilmente é o monitor do Zeta Halo.

Falaremos brevemente da situação do Monitor do Zeta Halo. No livro Halo: Point Of Light, Rion Forge, Spark — o antigo monitor do Halo 04 — e outros tripulantes da nave Ace Of Spades vão para o Zeta Halo meses antes de Halo Infinite em busca de um segredo deixado pela Librarian, que havia dado uma missão a Spark.

Na jornada, Spark diz que tentou contatar o monitor do Zeta Halo, 117649 Despondent Pyre, há muitos anos, mas ele nunca respondeu. Alguns anos antes, em 2555, quando a UNSC colonizou o anel com bases de pesquisa, o Doutor Luther Mann e os outros humanos também não encontraram o monitor. O Doutor teorizou que Despondent tomou conhecimento das destruições do Halo 04 e do 08/04-B causadas pelo Master Chief e também do glassing parcial do Halo 05 por causa da infecção do Flood, e decidiu se manter escondido dos Humanos. Mas como o próprio Spark pontuou, tentativas de contato foram feitas muitos anos antes de tudo isso acontecer. O que aconteceu com Despondent Pyre e se ele tem algum futuro na franquia provavelmente só descobriremos em Halo Infinite.

Abaixo, um diálogo entre dois humanos no livro Hunters In The Dark, que se passa em 2556 e possui momentos no Halo 07.

“Todo Halo tem um monitor, certo? Como 343 Guilty Spark no Alpha Halo, por exemplo. Então, por que não podemos encontrar um aqui? Por mais que tenhamos pesquisado neste lugar, sempre encontramo um vazio. E não nos encontrou, o que é ainda mais surpreendente, dado o tempo que passamos aqui. Isso me deixa pensando se simplesmente não há um aqui, ou se ele está se escondendo por algum motivo.”

Também descobrimos em Point Of Light que o Zeta Halo tem diversos sub-monitores além do monitor principal. O Monitor que vemos no trailer deve se tratar de um deles. 

No livro, um dos sub-monitores, Adjuntant Veridity, diz que Despondent Pyre “está em todo lugar e em lugar nenhum”, podendo deixar subentendido que o Monitor possivelmente se tornou um com o Zeta Halo.

Algo que chamou bastante atenção no trailer de Halo Infinite na E3 2020 foi a aparição de 3 luzes vermelhas que lembram o design de Mendicant Bias. Apesar de ser provável que Bias ainda esteja vivo e influenciando os eventos da franquia Halo diretamente da Ark, a nossa teoria é que aquelas luzes possivelmente são monitor do Zeta Halo, agora em nova forma e conectado diretamente com o anel.

Na cena do monitor sendo atacado pelos Skimmers, o cenário em volta aparenta ser ou de um pântano ou das partes internas do Zeta Halo. Como é dito em Point Of Light, o subterrâneo do Zeta Halo é tão grande e tão profundo que pode ser considerada um outro mundo completamente diferente. Tendo isso em vista, fica a dúvida se Halo Infinite se concentrará exclusivamente na superfície do anel ou se aproveitará também a parte interna.

Agora vamos para Jega ‘Rdomnai, uma face conhecida do Halo Waypoint. Finalmente temos a oportunidade de ver seu design in-game. Jega é um dos Elites do grupo dos Banidos “Hand Of Atriox”, e é conhecido como assassino de Spartans. É de se imaginar que o Elite, pelo destaque que está recebendo da 343, será um dos principais vilões do jogo e um dos bosses mais difíceis de se enfrentar.

“Em sussurros abafados entre as fileiras dos Banidos, o nome de Jega ‘Rdomnai é falado com cuidado. A história do mestre das espadas está envolta em boatos e meias verdades. Alguns dizem que ele foi um experimento, uma afronta à sua própria espécie. Outros mencionam uma emboscada clandestina que deu errado. Muito poucos sabem a verdade, menos ainda falam dela. Uma coisa é certa: ele já caçou demônios antes, e como o primeiro recruta recebido na Hand Of Atriox, ele o fará novamente.”

O braço esquerdo de Jega, o que segura uma lâmina cortante de energia, é mecânico. Já o direito, está em bom estado e é responsável por segurar uma espada de energia.

“Diga adeus”

Agora, teremos a análise do maior mistério do trailer até então e talvez de Halo Infinite como um todo. O que raios é a Harbinger?

Já havíamos ouvido falar dela no trailer da E3 2020, mas não havia nenhuma indicação de qual era sua espécie e quais são seus objetivos. No novo trailer, podemos ver a que a Harbinger tem características corporais muito difíceis de serem atribuídas a qualquer raça já vista na franquia Halo.

Inclusive, em teoria postada há alguns meses, havíamos especulado que a Harbinger poderia ser uma Forerunner. Afinal, as duas palavras são sinônimos uma da outra e também da palavra precursor. Em Halo 5, a palavra Harbinger aparece ao matar um boss Promethean específico no Warzone “Você matou um Harbinger”. Diante dessas evidências, as teorias apresentadas foram: Harbinger pode se referir aos Prometheans ou ao Didact, que não está morto e voltará a franquia Halo eventualmente, segundo a 343. Você pode conferir a teoria, que agora está desatualizada: “Didact Está de Volta? O que é um Harbinger em Halo Infinite?”

Porém, agora sabemos que a nova personagem apresentada hoje com toda certeza não é uma Promethean e tampouco o Didact.

Muitos teorizaram que a Harbinger poderia ser uma San’Shyuum, a espécie dos Prophets. Nos jogos, os vemos como frágeis e lentos. Mas na realidade, há guerreiros San’Shyuum que usam armaduras poderosas e participam de missões focadas em combate.

Como é pode ser visto abaixo, o feitio esbelto dos San’Shyuum lembra bastante o tipo corporal da Harbinger (personagem da esquerda).

Apesar de certa semelhança física entre as duas partes, também existem diferenças anatômicas que enterram esta teoria. Como exemplo, a quantidade de dedos — a Harbinger tem 4, enquanto os San’Shyuum tem 3.

Na realidade, a 343 confirmou no último Cannon Fodder que a Harbinger não é da mesma espécie dos Prophets.

Mesmo comparando com Sangheilis, a diferença é evidente. Portanto, a única teoria possível no momento é que a Harbinger é parte de uma nova raça na franquia Halo, uma vez que ela não se encaixa em absolutamente nada visto antes.

De onde ela veio, se existem outros da raça dela e o porquê da aliança dela com os Banidos são perguntas cuja respostas provavelmente só saberemos em Halo Infinite. Vamos relembrar a fala de Escharum:

“Os Banidos e a Harbinger compartilham do mesmo objetivo. Nós lutamos juntos para honrar a vontade de Atriox.”

A Harbinger ainda diz ao Master Chief:

“As mentiras dos Forerunners estão para acabar. Você não é o futuro”. De onde viria essa rejeição aos Forerunners e aos Humanos? 

A Harbinger também demonstra ser bastante poderosa em termos de combate ao golpear o Chief com um soco carregado de energia e ao se teleportar diversas vezes. Ao que parece, Chief saiu facilmente derrotado neste primeiro embate com a misteriosa vilã.

Bem-Vindos à Nova Era de Halo

Em seguida, vemos o Spartan 117 pulando de uma estrutura Forerunner — aparentemente a mesma torre que citamos anteriormente — em direção à Pelican do Piloto para fugir de uma explosão azul que tomou conta da torre.

Durante a queda, é possível ver uma estrutura que tem bastante semelhança com a Biblioteca, local onde a chave de ativação do Halo é mantida. Olhando de perto, existem metais Forerunners perto do local, lembrando a Biblioteca da Instalação 05, de Halo 2. 

Compare com a Biblioteca de Halo 2, que também contém metais semelhantes nas proximidades:

 

Em seguida, o pulso de energia da torre é disparado, mas é difícil teorizar o que ocasionou ele devido a escassez de informações.

Piloto: “Todo mundo está tentando te matar?”

The Weapon: “Parece que sim.”

E é assim que o trailer de 6 minutos da campanha de Halo Infinite é encerrado. De fato, a espera valeu a pena e a 343 entregou o que os fãs pediam há meses: nova gameplay da campanha do jogo. 

Nesta longa matéria, cobrimos praticamente tudo que foi achado — até mesmo os maiores segredos — e ainda construímos teorias sobre a história do próximo game da franquia Halo.

Para mais conteúdos como esse sobre Halo Infinite, fique ligado na Halo Project Brasil.

 



Comentários