Por que o desenvolvimento de Halo Infinite está tão lento? Confira as 5 possíveis causas

Willian Santos, 2 de setembro de 2022

Desde seu lançamento, o suporte de Halo Infinite vem sendo marcado pela lentidão no lançamento de atualizações e novas temporadas. Para ilustrar o estado do jogo, podemos citar a Season 1, que durou 6 meses com pouca variedade de modos e eventos. A segunda temporada irá durar 10 meses com um update de inverno, mas que parece ser pouco na visão da maioria dos jogadores. Na matéria de hoje, iremos analisar as evidências das possíveis causas da lentidão do desenvolvimento do jogo.

Motivo 1: A prioridade da 343 não é produzir novos mapas, modos, armas e afins, segundo Joseph Staten

Começamos a lista com o que pode ser um dos principais motivos para tal lentidão. O próprio diretor criativo de Halo Infinite, Joseph Staten, já afirmou que a prioridade do estúdio não é lançar novas temporadas, que são acompanhadas de novos mapas, modos, armas, eventos e afins.

Na realidade, o foco atual é consertar e melhorar as questões estruturais do jogo, o que o head da 343 chama de “problemas críticos”. Entre os itens que são prioridades nessa lista, temos o anti-cheating e a progressão de carreira — atualmente, a progressão de Infinite é baseada apenas no Battle Pass. Este último item, inclusive, foi citado no update de ontem junto ao XP por desempenho, que será lançado em beta em novembro.

É verdade que esta declaração de Staten ocorreu há alguns meses, mas é evidente que ela deve continuar atualizada tendo em vista que não há muitas atualizações voltadas a estes problemas estruturais que foram lançadas desde então. Na época, o desenvolvimento da Season 2 era apenas a segunda prioridade do estúdio e a Season 3 era a terceira.

Motivo 2: 343 também tem uma “prioridade 0”, segundo Staten

Porém, antes mesmo da primeira prioridade, também há uma “prioridade 0”. O próprio Joseph Staten se referiu assim à saúde dos funcionários e desenvolvedores da 343 Industries, afirmando que isso significaria que algumas vezes eles “teriam que se mover mais lentamente agora para se mover mais rápido no futuro”.

Também temos uma “Prioridade Zero”, que sustenta tudo o que fazemos, a saber: saúde da equipe, com ênfase em nos colocarmos em um ritmo de desenvolvimento sustentável para que possamos entregar ótimas experiências a todos vocês, mantendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Prioridade Zero significa que às vezes precisamos nos mover mais devagar para que possamos nos mover mais rápido depois. Francamente, estes últimos meses foram mais lentos do que esperávamos, e agradecemos sinceramente por sua paciência enquanto mantemos as prioridades acima.

Em resumo, o próprio diretor criativo de Halo Infinite cita o equilibrio entre a vida profissional e pessoal dos desenvolvedores como a principal prioridade do desenvolvimento do jogo. Isso significaria que o lançamento de novas Seasons, mapas, modos e afins seria apenas a terceira prioridade, em teoria.

Motivo 3: Guerra na Ucrânia

O que muitos não sabem é que os jogos Halo não são desenvolvidos por uma única desenvolvedora, mas por várias. Entre elas temos a Sperasoft, que se especializou em co-desenvolvimento e também já participou da produção de jogos como Assassin’s Creed: Valhalla, Rainbow Six Siege, Fallout 76, The Outer Worlds, Age Of Empires IV e outros.

A Sperasoft é uma empresa russa e, segundo vazamento da Windows Central, a guerra que ocorre atualmente na Ucrânia está tendo grande influência no desenvolvimento de Halo Infinite. A responsabilidade da desenvolvedora seria produzir esboços iniciais de mapas do jogo baseados em artes da 343i e então encaminhá-los para outros times. Com a invasão russa, esse processo importante no desenvolvimento de Halo Infinite ficou impossibilitado.

O efeito da guerra não é visto apenas em Halo, mas em toda indústria. Segundo uma pesquisa noticiada pela GameDeveloper, mais da metade dos desenvolvedores russos estão deixando o país por conta da guerra.

O update de nova geração de The Witcher 3: Wild Hunt foi adiado por problemas com times russos, assim como o multiplayer do jogo The Quarry.

Motivo 4: Saídas de desenvolvedores com contratos temporários que não podem ser renovados

Este tópico da lista já foi visto em vazamentos noticiados antes mesmo do lançamento de Halo Infinite, evidenciando que é algo que vem tendo forte impacto na 343 durante toda a produção do jogo. Segundo matéria de Jason Schreier, boa parte da força produtiva do estúdio depende de “contractors”, que podem receber contratos de apenas 18 meses, de acordo com as políticas da Microsoft.

Para demonstrar a gravidade da situação, mais da metade do staff da 343 seria formado por contractors — informação publicada em dezembro de 2022, o que significa que muitos destes já devem ter saído do estúdio. Há anos, a comunidade de Halo vem acompanhando despedidas recorrentes de funcionários do estúdio, algo que é prejudicial em qualquer jogo.

Motivo 5 (especulação): Problemas com a nova engine

Halo sempre teve uma cultura de ser desenvolvida em uma engine própria, a “Blam!”, que começou a ser desenvolvida pela Bungie em 1997 e continuou a ser usada — com atualizações aos longos dos anos — até Halo 5, de 2015. Após sair da franquia Halo, a Bungie construiu uma nova engine baseada na “Blam!”, chamada de Tiger Engine — a ferramenta na qual Destiny 1 e 2 foram desenvolvidos.

Mas a 343 Industries e Halo continuaram com a herança de uma engine e ferramentas desatualizadas, o que levou Bonnie Ross a considerar o desenvolvimento de uma nova engine uma prioridade antes do início da produção de Halo Infinite. Na realidade, existem indícios de que a Slipspace e Infinite chegaram a ser desenvolvidos simultaneamente por certo período.

É de se deduzir que a combinação entre uma rotação incessante de entradas e saídas de funcionários e uma nova engine pode estar levando a possíveis dificuldades no desenvolvimento. Afinal, se um novo desenvolvedor chegar à 343 hoje, ele vai se deparar com uma ferramenta que ele nunca usou na sua vida. E isso pode ser agravar considerando que os mesmos funcionários que passaram mais de um ano se adaptando à Slipspace vão sair do estúdio para serem substituídos por outros novatos sem experiência com ela.

É um ciclo danoso que pode fazer muitos se perguntarem se a melhor opção não teria sido escolher usar uma engine do mercado, como a Unreal Engine, que é usada por desenvolvedores do mundo todo.

Estes foram os possíveis motivos para a lentidão no lançamento de novas atualizações de Halo Infinite. Para mais novidades, fique ligado na Halo Project Brasil.



Comentários