Olabisi Varo’dai é a Alta Kaidon Sangheili da colônia de Om’a’Varo. Ela nasceu no Estado de Varo, no planeta Saepon’kal, sendo filha da matriarca de uma das muitas fortalezas subordinadas ao clã Moul. Após a abdicação do Kaidon do clã Moul, durante a Guerra Humano-Covenant, esperava-se que o filho mais velho da matriarca do clã Moul, Azl ‘Lamoul, fosse eleito para assumir o trono.
Arte de “Halo: Outcasts”. Fonte da imagem: Halo Waypoint.
‘Lamoul visitou as diversas fortalezas que um dia esperava governar, antes de se apaixonar por Olabisi e pretender fazê-la a Matriarca do clã Moul, unindo assim os clãs Varo e Moul. Ao retornar à sua própria fortaleza, ‘Lamoul descobriu que os anciãos de seu clã haviam escolhido Unavaro — sobrinha do então Marechal de Varo — para ocupar o lugar de Olabisi. Azl ‘Lamoul rejeitou a referida união, resultando na extinção de toda a linhagem sanguínea do clã Moul e na eleição de um dos herdeiros do clã Varo para assumir o controle do clã Moul, com Olabisi como sua matriarca (títere).
Olabisi decidiu treinar secretamente um grupo de companheiras leais Sangheili. As Rangers mataram os usurpadores que haviam traído Azl ‘Lamoul e Olabisi se tornou a primeira Marechal feminina de Varo, após a morte do Marechal, na Batalha de Actium.
Em outubro de 2552, uma bomba transportada a bordo do porta-aviões Sublime Transcendence, do Almirante Imperial Xytan ‘Jar Wattinree, foi detonada sobre Saepon’kal. A destruição tornou o planeta inabitável. Varo’dai reuniu os sobreviventes e conseguiu ajuda de um mestre de frota de navios nos esforços de resgate dos sobreviventes.
Posteriormente, ela conseguiu auxílio do Árbitro Thel ‘Vadam, que lhe cedeu uma carta de colonização para um mundo inabitado no sistema Emousz, agora povoado pelos sobreviventes de Saepon’kal. Esse novo mundo veio a ser conhecido como Om’a’Varo, ou “Filha de Varo”, em um antigo dialeto Saepon’kal da língua Sangheili.
‘Vadam acreditava que o planeta foi nomeado como uma referência geral ao continente de Varo e também para homenagear a heroína Olabisi. Como agradecimento pela assistência do Árbitro, Olabisi Varo’dai contribuiu com um grupo de suas Rangers para as forças dos Espadas de Sanghelios, durante os Anos de Sangramento.
Fonte: Halopedia e “Halo: Outcasts”.