7 vezes em que o Master Chief teve sorte

Leonardo Resende Costa, 3 de maio de 2025

John (Spartan 117) é o super-soldado que protagoniza a franquia de sucesso Halo. Ao longo de sua carreira militar, realizou atos excepcionais de bravura e diversas façanhas. No entanto, apesar de ser um herói de toda a humanidade, Master Chief não tem nada a mais de especial que outros spartans não tenham, senão o próprio poder da narrativa: chamado por Cortana de sorte. A seguir, estão 7 vezes em que o Master Chief teve sucesso por um triz.

Quando quase foi infectado pelo Flood

No livro, “Halo: The Flood“, o qual conta com mais detalhes a trama do jogo “Halo: Combat Evolved”, o spartan quase foi infectado pelo Flood. Ao voltar para a nave Pilar de Outono, John se deparou com uma intensa batalha entre tropas do Covenant, sentinelas Forerruner e o Flood. Em determinado momento, uma forma de infecção foi capaz de passar através de sua armadura e dirigia-se em direção à sua medula espinhal. A partir deste ponto, a forma de infecção tem acesso ao sistema nervoso do hospedeiro e pode lançar um ataque em seu cérebro para desestabiliza-lo e consumar a infecção. Quando um dos tentáculos já penetrava a medula, Cortana lançou uma onda elétrica com a energia dos escudos da Mijolnir e impediu o parasita. A descarga, no entanto, também poderia ter matado o já debilitado Master Chief.

Quando quase foi morto por um Brute

No livro “Halo: First Strike“, enquanto se infiltrava uma nave Covenant com o Blue Team, Chief teve seu primeiro contato com um Brute. Ao encontrá-lo, o spartan começou a atirar, mas nada parecia perfurá-lo. Rapidamente, o alienígena colocou suas mãos (ou seriam patas?) sobre a garganta de John e começou a sufocá-lo. Sua visão começou a escurecer e o spartan estava prestes a desmaiar, até que ele conseguiu reativar os escudos da armadura, criando um espaço entre seu pescoço e as mãos do brute. Assim, ele coloca seus pés na barriga do brute e o impulsionou para longe, soltando-se das mãos do mesmo. Em seguida, joga uma granada, matando-o.

Quando escapou da Instalação-08

Em “Halo 3, Master Chief toma uma das mais impensáveis atitudes para deter o Flood: ativar um Halo. Fora do alcance da Terra, a Instalação-08, a qual não estava pronta, foi ativada pelo spartan e desmoronou no processo. Junto com Thel ‘Vadam, Cortana e ele escapam por um triz ao passarem por um portal. No entanto, o portal era um tanto instável e separou a nave Foward Unto Dawn em duas partes: uma continha o Arbitro e voltou para a Terra. A outra, continha Chief e Cortana, que viajou para um local desconhecido do espaço. Dado como desaparecido em ação nos arquivos UNSC, John retornaria anos mais tarde.

Quando é encontrado à deriva no espaço

Jhon (117) também foi capaz de sobreviver em condições extremas. Em “Halo 4″ e “Halo Infinite”, ele ficou desacordado à deriva no espaço. A sua armadura Mijolnir, todavia, é capaz de mantê-lo vivo em tais condições. Hoje, no século XXI, os trajes espaciais usados por astronautas pesam cerca de 130 quilogramas e possuem funções para fornecer oxigênio, retirar o dióxido de carbono, manter uma pressão similar àquela da Terra e proteger o usuário contra a radiação e micrometeoritos. Porém, seja no futuro, no passado ou na ficção, recursos são limitados. Então, o fato de Chief ser resgatado enquanto ainda resta oxigênio e energia na armadura só pode ser possível se houver um anjo da guarda, ou bastante sorte.

Quando tem sempre a arma certa para a situação

Muitas vezes, quando Master Chief precisava de alguma arma específica, ele foi atendido, mesmo que as circunstâncias não o favorecessem. Em “Halo: CE“, o jogador sempre inicia a missão “Duas Traições” com uma espingarda e uma pistola de plasma, independentemente da arma que estivesse usando antes, para enfrentar da melhor forma possível as sentinelas. Em Halo 2, na missão “Gravemind”, Chief assusta um grunt e rouba seu Needler, evitando de entrar na luta desarmado. Em “Halo 3“, quando o Flood mostra sua verdadeira face, Chief encontra logo em seguida a única arma que poderia resolver a situação: a Instalação-08, cópia daquela que ele destruiu. Em, “Halo 4″, na missão “Forerruner”, quando o terreno começa a desabar, ele encontra um ghost, veículo que conseguiu retirá-lo dali por um triz.

Quando foi submetido ao projeto Spartan-II

No livro “Halo: The Fall Of Reach”, o pequeno John, com apenas seis anos, foi selecionado pela ONI para se tornar um spartan. Junto a outras 74 crianças, passou por intensos treinamentos e, aos 14 anos, foi submetido a procedimentos de aumento biológico de suas capacidades físicas. Dos 75 adolescentes, 30 morreram, 12 tiveram sequelas que lhes incapacitaram e apenas 33 não tiveram problemas, incluindo John. Isso significa, portanto, que ele tinha 56% de chance de morrer e 44% de chance de sobreviver. Além disso, as 75 crianças são apenas metade: outras 75 foram descartadas pela ONI por falta de recursos. Assim, John tinha apenas 22% de chance de se tornar um spartan. Porém, mesmo contra as estatísticas, John obteve êxito.

Quando liderou a vitória da humanidade contra o Covenant

Apenas alguns meses separaram a queda de Reach (30 de agosto de 2552) e a destruição da Instalação-08 (11 dezembro). Master Chief esteve presente na mudança da guerra Humano-Covenant para o lado da humanidade e foi crucial para essa virada. Durante 27 anos, a humanidade sofreu ardentemente nas garras do Covenant, todavia, a descoberta do primeiro Halo mudou completamente o curso da guerra. Em uma inesperada sequência de eventos, a destruição da Instalação-04 pelo Master Chief resulta no rebaixamento do elite Thel Vadam ao título de árbitro e na reestruturação das há muito estabelecidas hierarquias do Covenant. O acúmulo de poder nas mãos do Profeta da Verdade e as tensões entre elites e brutes, a qual culminou na expulsão dos primeiros, acabaram por implodir o Covenant. Assim, essa efeito dominó que encerrou a guerra foi causado pelo Master Chief, ainda que não intencionalmente.

E essas foram as 7 vezes em que o Master Chief teve sorte em Halo. Você lembra de alguma outra ocasião? Nos conte nos comentários. Fique ligado na Halo Project Brasil para mais matérias de Halo!



Comentários