San ‘Shyuum

Rodrigo Steegmuller, 3 de agosto de 2015

halo-2-anniversary-prophet-slider-bigSan ‘Shyuum (Perfidia Vermis, traduzindo livremente como “Vermes da Traição”), conhecido como Prophets pelos humanos, são a raça líder do Covenant comandando a política, ciência, militarismo e religião da aliança. Impuseram a crença equivocada de que ao disparar a matriz Halo, passariam por uma experiência transcendente que os elevaria ao status de um deus.

História

Aliança Humano-San ‘Shyuum

Por volta de 110.000 a.C. os San ‘Shyuum faziam parte de uma aliança com o Império Humano, sendo uma importante potência do Braço de Órion. Durante este período, eles encontraram o Flood pela primeira vez, porém este foi impedido por seus aliados Humanos enquanto o surto era ainda pequeno levando em consideração as proporções do próximo surto que viria a seguir. O império entrou em colapso após a árdua batalha contra o Flood e contra os Forerunners. Os San ‘Shyuum renderam-se aos Forerunners antes da guerra acabar.

Quarentena

Após a guerra, os San ‘Shyuum foram mantidos sob constante supervisão dos Forerunners. Presos em seu sistema natal, foram autorizados a colonizar mais um planeta. Porém esta supervisão era negligente e os San ‘Shyuum conseguiam desenvolver e estocar armas.

Durante a guerra Forerunner-Flood, a Librarian visitou seu planeta natal, Janjur Qom afim de garantir espécimes para serem preservados após os disparos dos Halos. Seus anciões líderes rapidamente deduziram que algo ia errado e que uma catástrofe era iminente, lançando assim uma curta revolta contra seus supervisores Forerunners. O levante terminou quando um Halo foi disparado nas proximidades, matando quase todos os San ‘Shyuum do sistema.

Arca e Repovoamento

Indexados na Arca como grande parte das raças da galáxia, os San ‘Shyuum foram replantados em sua terra natal logo após o disparo dos Halos. Com pouca lembrança dos Forerunners, descobriram tecnologias da raça em seu planeta e passaram a reverenciá-los como deuses.

Guerra Civil San ‘Shyuum

Os San ‘Shyuum deixaram sua terra natal com cerca de mil membros de sua população. Tal fato ocorreu graças a uma guerra civil instaurada em seu planeta. Os motivos foram semelhantes ao da guerra contra os Sangheili. Um grupo denominado Stoics acreditava que artefatos Forerunners não deveriam ser profanados e sim adorados. Em contra partida, um outro grupo denominado Reformists acreditavam que os artefatos eram presentes divinos e que deveriam ser utilizados como forma de aprendizagem e ferramenta. O embate central foi em torno de uma Keyship Dreadnought Forerunner.

Durante a guerra (cerca de 2100 a. C.), os Reformists conseguiram ativar a nave Forerunner, deixando os Stoics em uma “sinuca” pois não podiam atacar o artefato por considerarem o mesmo uma obra divina. No entanto, quando os Reformists conseguiram levantar voo, acabaram por arrancar uma considerável massa planetária de Janjur Qom. Este fato acabou por deixar os Stoics irados e derrotados. Os sobreviventes enviaram diversas mensagens de repulsa e ameaça aos Reformists, dizendo que os mesmos seriam condenados pelos seus feitos profanos.

Sendo Karma ou não, os San ‘Shyuum possuiam apenas mil membros e tiveram de tomar diversos cuidados para a evitar uma consanguinidade de genes. Tempo depois desenvolveram uma frota naval para dar suporte ao Deadnought e encontraram um planeta com diversas construções Forerunner que era habitado pelos Sangheili.

Guerra Sangheili-San ‘Shyuum

tv12A guerra entre os San ‘Shyuum e os Sangheili começou logo após o primeiro encontro das duas raças, em 938 a.C. Os Sangheili acreditavam que a tecnologia Forerunner não deveria ser tocada ou usada para ganho pessoal, enquanto a maioria dos San ‘Shyuum acreditam que os artefatos são presentes divinos e devem ser desmontados e replicados/adaptados para sua tecnologia.  Os Sangheili eram mais numerosos e mais habilidosos fisicamente sendo necessários cerca de 10 San ‘Shyuum para parar ‘ Sangheili. Em contrapartida, os San ‘Shyuum eram mais desenvolvidos tecnologicamente.  Em 852 a.C. afim de garantir a sobrevivência de ambas as raças os Sangheili desistiram de suas próprias convicções e firmaram uma aliança com os San ‘Shyuum, criando-se assim o Covenant onde os San ‘Shyuum seriam os líderes políticos e científicos enquanto que os Sangheili seriam os guerreiros da aliança.

Guerra Humano-Covenant

arbiterandregretsmallApós anos anexando outras raças e expandindo seus domínios com o Covenant, o San ‘Shyuum encontrou a colônia Humana de Harvest. A guerra foi iniciada em 11 de fevereiro de 2525 quando os San ‘Shyuum descobriram que os Humanos eram diretamente ligados aos Forerunners. Muitas destas ligações colocavam em risco tudo o que o Covenant acreditava então, afim de manter seu império e seu poder intactos, o Covenant atacou, sem saber os reais motivos, movido pela desculpa de que os Humanos eram seres impuros que deveriam ser expurgados da galáxia.

Ao longo das próximas décadas o Covenant, superior em número e tecnologia, dominava diversos mundos Humanos com facilidade, incluindo fortalezas fortemente defendidas como Reach. Poucas eram as vitórias Humanas e quando estas vinham, eram caras e geralmente eram influenciadas diretamente pelos supersoldados Spartans.

O conflito foi cessado em 03 de março de 2553 com a derrota do Covenant ligada diretamente ao surto Flood e ao Grande Cisma, a guerra civil Covenant onde os Sangheili separaram-se da aliança e uniram-se aos Humanos. A guerra trouxe várias perdas para ambos os lados. Os Humanos saíram com cerca de 23 bilhões de mortos e inúmeros planetas destruídos. Já os Covenant perdeu inúmeros guerreiros e armamentos, além de ter se dissolvido quase que por completo e ter perdido sua capital High Charity.

Pós Guerra

Pouco se sabe o que aconteceu com os San ‘Shyuum após a guerra, porém de acordo com Sav Fel (um Kig-Yar mercenário), a maioria sobrevivente fugiu com a maior parte dos Huragoks restantes.

Cultura

06prophetPouco sabe-se sobre a cultura San ‘Shyuum. Muito foi deixado para trás em seu planeta natal com os Stoics anti-tecnologia. Sabe-se que os mil Reformists que foram embora de Janjur Qom tiveram cuidados com a propagação de genes. Seres com problemas genéticos eram colocados em uma vida celibatária afim de evitar a propagação dos genes defeituosos. Caso os celibatos tiverem impulsos sexuais, devem usar concubinas para a conjunção carnal. Se houver uma gravidez, o feto deve ser abortado e o pai esterelizado. O Prophet of Truth é um exemplo de celibatário.

Os ciclos de fertilidade San ‘Shyuum são curtos e um pouco distantes entre si, o que torna um pouco difícil os San ‘Shyuum terem filhos. Como resultado de uma gravidez, eles fazem uma celebração chamada “Período do Parto”.

Em relação a nomeação, cada San ‘Shyuum tem um determinado nome e um nome de família. Porém, uma vez que sobem de hierarquia no Covenant, preferem ser chamados pelos títulos e nomes de San ‘Shyuum antigos e importantes, semelhante ao sistema utilizado pelos Papas no Vaticano.

Anatomia

Embora pouco se sabe sobre seu planeta natal, é de conhecimento popular de que sua gravidade é menor que a da Terra. Isso acaba os transformando em seres com pouca resistência física, exercendo papel político e burocrático dentro do Covenant. A maioria prefere se movimentar utilizando tecnologias antigravidade, piorando ainda mais a situação sedentária de sua saúde. Mesmo assim, ainda são capazes de se movimentar tranquilamente. Na pré-histórica aliança com os Humanos e antes de saírem de seu planeta natal, os San ‘Shyuum eram descritos como seres fisicamente atraentes para os padrões Forerunners além de guerreiros capazes.

Cada San ‘Shyuum tem lobos distintos cobertos por pele e com uma pelagem que é semelhante a uma barba que ficam em seu queixo. Eles possuem dois lobos laterais a sua cabeça que se assemelham a orelhas, porém realmente recebem o som  na parte de trás de suas cabeças. Parecem perder o pigmentos de suas peles enquanto vão ficando mais velhos, passando de uma coloração beje para cinza até branco. Possuem 3 dedos em cada mão e utilizam diversos ornamentos que além de enfeitar, tem a função de suporte a vida, prolongando sua vida. Estes ornamentos geralmente são grandes, dourados, cheio de adornos e representações holográficas de diversos símbolos e artefatos Forerunners. A maioria possui uma representação de um Halo, demonstrando que o Covenant já sabia de sua existência muito antes que os Humanos.

Sua vida útil é extensa. Graças a tecnologias desenvolvidas por volta de 1552 d. C., os San ‘Shyuum possuem cerca de um quarto de sua população com mais de 200 anos.

Hierarquia

Os ranques hierárquicos conhecidos são:

  • High Prophet -Alto Conselho (Hierarcs)
  • Lesser Prophet – Alto Conselho
  • Minister – Líder do Ministério
  • Vice-Minister
  • Junior Minister
  • Cleric

Fontes:

Jogos de Halo

Livros de Halo

HQ’s de Halo

Halo Wiki

Halo Pédia



Comentários