“Construct, quem é seu criador?”
“Tristeza e abandono, Oráculo. Sou indigno.”
– Início de breve conversa de 343 Guilty Spark com a IA Covenant.
Não se sabe muito sobre ela, embora claramente tudo indica que seja uma criação do Imperio Covenant, principalmente por se referir a 343 Guilty Spark como oráculo. É possível que ela seja a IA principal a bordo da nave Truth and Reconciliation.
Inteligências artificiais Covenants são bastante limitadas em seu intelecto, portanto utilizadas principalmente na operação de navegação e controle de armamento de naves estelares. Sendo assim explicando a incapacidade da IA para compreender a informação que lhe é dada por 343 Guilty Spark em continuação a discussão com o Monitor que contém referências a religião do Covenant.
343 Guilty Spark o encontrou pela primeira vez na instalação 04, com 343 pedindo que deixasse o Halo e cessasse os esforços contra os Reclaimers, pois era perigoso desencadear uma força muito perigosa e não completamente compreendida. A IA afirma então:
“Nós seguimos o caminho, eu sou parte da -pedra, -jornada, o enxame que serve…. Eu, nós, servos. Eles irão encontrar, então eu serei livre.“
– Constructor desconhecido
A IA foi certamente destruída/terminada em 22 de setembro, quando a Truth and Reconciliation foi destruída pela primeiro-tenente Melissa Mckay.