Houve uma IA Covenant usada pelo Covenant que estava na Flagship Covenant Ascendant Justice, no entanto, nunca se identificou com um nome. Quando Cortana se infiltrou na Ascendant Justice, a IA Covenant tentou impedi-la, porém sem êxito. A IA Covenant odiava que Cortana tinha sido capaz de superar a tecnologia do Covenant, acreditando tal fato ser heresia e conseguiu enviar uma mensagem na Battlenet Covenant antes que fosse pega, tanto o aviso de captura da nave e o envio dos cálculos para um salto Slipspace sub-atmosférico.
A IA demonstrou-se “fraturada”, como se estivesse sofrendo os erros de quem estava sendo copiada extensivamente. Cortana também afirmou que seus algoritmos pareciam muito familiares, levando Cortana a especular que era feita pela UNSC, onde talvez tivesse sido capturada e remodulada pelo Covenant. Quando a IA enfrentou sua morte por Cortana, ela gritou um comunicado fraturado:. “Faça o que quiser -vai-vai-vai. Eu vou, finalmente, para o meu céu paraíso recompensador final,-final-final-infinity-infinity-infini-AT NONCOPYSTATE. ” Isso talvez indique que ela viu a morte como a salvação de uma vida fraturada causada por repetidas cópias.
Este código sem nome da IA permitiu que Cortana copiasse a parte quebrada do código de sua lógica, enviando para a Blue Team. Eles efetivamente utilizando esse código fraturado para invadir e eventualmente destruir a Unyielding Hierophant (uma Plataforma de comando Covenant) e sua frota residente.