Déjà era uma Inteligência Artificial (I.A.) “Dumb” que ajudava a Dra. Catherine Halsey com o programa SPARTAN-II. Ela assumiu a forma de uma antiga deusa grega, vestindo roupão (ou Toga). A inteligência de Déjà em seus campos de especialização era equivalente a um QI humano de 240.
Déjà serviu como I.A. educacional; uma “professora” para o programa de treinamento SPARTAN-II. Ela instruiu os SPARTAN-II em suas primeiras etapas de treinamento na Academia Naval de Reach e outras instalações em Reach. Sua contraparte, Chief Petty Officer Franklin Mendez, deu aos Spartans treinamento físico rigoroso. Isto, juntamente com os aumentos físicos da Dra Catherine Halsey e, eventualmente, a armadura MJOLNIR, tornaram os Spartans mais inteligentes, mais fortes e mais rápidos do que os seus companheiros da marinha não aumentados.
As lições de Déjà eram parte do programa de treinamento dos Spartans destinado a ensinar-lhes a empregar o pensamento estratégico. Ela também os educou na história, na matemática e presumivelmente em outros campos. Em uma de suas primeiras lições, ela ensinou os Spartans-II sobre a famosa Batalha de Thermopylae, onde 300 espartanos fizeram uma defesa contra um quarto de milhão de persas. Outra lição foi sobre sete lobos derrubando um alce, trabalhando em equipe. Isso serviu como uma das primeiras lições dos Spartans sobre a importância do trabalho em equipe; que um lobo sozinho seria um caçador muito menos eficaz do que se fosse acompanhado por sua alcateia. Durante uma das missões de treinamento de Mendez, ela ajudou os trainees Spartans quando John-117 a chamou em vez de Mendez. Usando um link de mail, ele a ligou a um dropship Albatross para pedir que ela lhe mostre como voar para levar os Spartans a base. Entretanto ela não podia fazer isso, ao invés disso, fez ativar o piloto automático, permitindo que assumisse o controle da embarcação e voasse à base dos Spartans remotamente.
Déjà também atuou como uma caixa de som para a Dra. Halsey, discutindo como o programa Spartan-II deveria ser executado. Por exemplo, na noite em que o programa começou oficialmente, aconselhou Halsey sobre como abordar as crianças. Elas também discutiram o tratamento dos Spartans individualmente, bem como a ética de sua situação. Como uma I.A. “Dumb”, Déjà tende a ter o lado menos emocional e mais clínico dessas discussões: um exemplo é quando ela perguntou a Dra Halsey se ela estava dando a Soren-066 a escolha para prosseguir no programa para aliviá-la própria consciência.
Seu destino atual é desconhecido. Como um “Dumb”, a vida é, em teoria, indefinida. Déjà foi vista em Reach em 2552, residindo dentro de CASTLE Base. Ela provavelmente foi destruída quando CASTLE Base entrou em colapso.