Estoicos e Reformistas

Halo Project Brasil, 8 de abril de 2016

Os Estoicos e os Reformistas foram as duas facções antagônicas que se enfrentaram durante o chamado “Cisma dos San’Shyuum”, uma guerra civil por volta de mil anos antes do conflito que formaria a aliança Covenant.

Estoicos

Os Estoicos eram uma facção estabelecida durante o Cisma San’Shyuum. Eles seguiam as antigas tradições de sua raça.

Cultura

Eles acreditavam que os Forerunners eram deuses e que suas relíquias eram presentes feitos para serem louvados. Os Estoicos acreditavam que mexer ou estudar diretamente os artefatos Forerunner era uma blasfêmia de hereges. Por causa dessas crenças, eles se recusaram a entrar no Dreadnought Forerunner que haviam descoberto em seu planeta natal, vendo tais ações como uma profanação à memória dos deuses.

Waypoiny_Render_JanjurQomHavia a Caverna da Grande Transição, associada com imagens visuais de uma deusa lendária do renascimento (A Bibliotecária). O idioma dos Estoico era similar ao dos Reformistas, apesar de ser mais antiquado. Os Estoicos domesticaram Garfrens e deles tiravam leite, queijo e carne. Recursos de vilarejos menores eram muitas vezes tomados pelos Estoicos que viviam na capital. Jovens San’Shyuum eram recrutados à força para o exército.

Os Estoicos resistiram bastante à avanços tecnológicos, acreditando que o desenvolvimento de novas tecnologias poderia trazer a ira de seus deuses. Eles possuíam veículos de ataque capazes de voar, operados por compressão de ar e combustível gasoso. Além disso, eles tinham alguma espécie de scanner capaz de detectar naves entrando na atmosfera de Janjur Qom e satélites simples, compatíveis com uma sociedade Tier 5 na escala de desenvolvimento. Eles também tinham mísseis de longo alcance capaz de acertar uma nave em órbita.

Os Estoicos eram habilidosos em genética e biotecnologia. Guerreiros Estoicos usavam montarias Folasteed em batalha. Essas montarias eram basicamente a própria floresta criando montarias a partir de si mesma para os guerreiros, como se eles estivessem deslizando pela vegetação. Além disso, os cipós das florestas foram geneticamente modificados para manipular objetos ou até destroçar um ser vivo. As plantas eram controladas pelos guerreiros, mas poderiam atacar sozinhas se necessário.

Reformistas

Os Reformistas eram a facção adversária dos Estoicos durante o Cisma San’Shyuum. Eles desejavam utilizar o Dreadnought Forerunner para avançar a tecnologia San’Shyuum.

Os Reformistas tornaram-se obcecados por tecnologia e desejavam investigar a nave para descobrir seus segredos e aprender sobre o universo. Os Estoicos declararam que tais ações eram heréticas.

História do conflito

A diferença de opinião entre as duas facções eventualmente culminaram em uma guerra civil.

300px-H2A_-_High_CharityEm algum momento durante a guerra, os Reformistas formaram um reduto na fortaleza de Granduin, na região de Zelfiss. Entretando, ela foi atacada pelos Estoicos e afundou no mar ao lado, a “Grande Apothtea”.

Durante o clímax da guerra, por volta de 1000 reformistas começaram a ocupar o Dreadnought e prepará-lo para sair de Janjur Qom. Esses reformistas ocasionalmente invadiam território Estoico para coletar plantas, madeira, semente e outros itens para a nave.

Eventualmente, os Estoicos perderam a guerra quando os Reformistas conseguiram pilotar o Dreadnought e o usaram para escapar de Janjur Qom, destroçando uma grande parte do planeta no processo. Esta parte do planeta destroçada serveria de molde para construir High Charity. Não querendo destruir a nave que eles consideravam sagrada, os Estoicos permitiram que eles escapassem. Após os Reformistas escaparem em 2100 AC, os Estoicos enviaram mensagens condenando a ação e dizendo que eles seriam punidos pelos deuses. Os Reformistas continuaram a monitorar o planeta após a guerra, ocasionalmente enviando drones de vigilância “Olho” para se manter informado dos avanços tecnológicos dos Estoicos.

Os Reformistas acabaram com apenas mil indivíduos e foram forçados a reproduzir-se seletivamente para evitar endogamia (Reprodução entre parentes próximos). O Rolo dos Celibatos foi estabelecido em um esforço para manter a diversidade genética nos San’Shyuum e eliminar genes desfavoráveis. A baixa gravidade de High Charity e a falta de diversidade genética fez com que os Reformistas evoluíssem se tornando mais fracos e menos musculosos que os Estoicos, dando uma vantagem física para os mesmos. Com a ajuda da tecnologia Forerunner, os Reformistas foram capazes de sobreviver e viajar pela galáxia.

06prophetOs San’Shyuum mais tarde encontrariam os antigos Sangheili, no ano 938 AC. Aterrissando na colônia Sangheili de Ulgethon, os Reformistas enviaram uma grande delegação para explicar que eles louvavam os Forerunners. Entretando, os Sangheili, como os Estoicos, viam o uso da tecnologia Forerunner como uma heresia. Um Arbiter se encontrou com a delegação e decapitou todos os San’Shyuum. Enfurecidos, os Reformistas deixaram o planeta e a Guerra San’Shyuum-Sangheili começou. Os Sangheili eram muito mais numerosos que os San’Shyuum, mas tecnologicamente inferiores. Essa situação levou à um impasse entre as duas espécies. Eventualmente, percebendo que a extinção de ambas era possível, o Tratado da União foi assinado e o império religioso conhecido como o Covenant foi formado.

Pouco tempo após o Tratado de União e a formação do Covenant, o Profeta da Convicção Interior liderou uma equipe à Janjur Qom para ir buscar um grupo de fêmeas férteis para reprodução em High Charity e para roubar uma Luminária na Caverna da Grande Transição.

Quando o grupo pousou na superfície do planeta, eles foram até a caverna e acharam a Luminária e a Visão Purificadora do Caminho Sagrado. Entretando, os guerreiros Estoicos os localizaram e armaram uma emboscada na saída da caverna.

Vervum L’kosur e Loquen ‘Nvong traíram o Profeta e o resto da equipe, tentando executá-los para roubar as relíquias. No confronto, Vervum foi morto e Loquen capturado, enquando o resto da equipe se escondeu dos Estoicos.

Após os Estoicos saírem, a equipe foi até o vilarejo de Crellum para buscar as fêmeas. Na volta para seu transporte, eles foram interceptados por guerreiros Estoicos e suas montarias Folasteed. Um tiroteio ocorreu e todos os Estoicos foram mortos. A equipe eventualmente voltou para sua nave, Vengeful Vitality, orbitando o planeta. Os Estoicos dispararam mísseis contra ela, mas apenas um acertou e a nave e ela conseguiu fugir.

A maioria, se não todos os Estoicos, morreram quando a estrela na qual o planeta orbitava entrou em colapso em 648 AC. Entretanto, as únicas fontes da destruição de Janjur Qom eram os San’Shyuum do Covenant. Embora a maioria não acreditasse que seu mundo havia sido destruído, pouco foi feito para contestar essa informação, pois apenas os mais poderosos San’Shyuum sabiam a localização do planeta.

Fonte:

Halo Nation



Comentários