As fragatas são os principais cruzadores de reconhecimento, escolta e combate que a UNSC utiliza.
Características
Apesar de possuir menos armamento e uma blindagem menos resistente que seu primo maior, o destroyer, o baixo custo de produção de uma fragata permite que uma grande quantidade destas naves sejam produzidas, e mesmo que uma delas seja perdida em combate, não representará uma grande perda para a UNSC.
As fragatas são capazes de pairar na atmosfera e até mesmo desembarcar veículos diretamente no chão. Elas também possuem 12 baias de SOEIV, a capsula de desembarque utilizada pelos ODST.
Sua blindagem é leve se comparada a outros cruzadores da UNSC, sendo composta por apenas 60 cm de titânio. Mas o que esta nave não têm em blindagem elas compensam em velocidade e agilidade, isso aliado a grande quantidade de fragatas, faz com que apenas um grupo destas naves consigam vencer quase qualquer cruzador do Covenant.
O tamanho da tripulação de uma fragata é bem pequena, provavelmente não passando de 100 pessoas. Mas, em 2553 na batalha da Instalação 00, o sargento Avery Johnson conseguiu pilotar uma destas naves sozinho.
Armamento
O armamento variam para cada classe de fragata, mas todos carregam armas em comum. A arma principal de toda fragata é um canhão MAC, elas também carregam 3 misseis nucleares Shiva, 12 torres de canhão M910, estas que são usadas contra naves pequenas, e 40 pods de misseis Archer. Cada pod Archer carrega 30 misseis, então uma fragata carrega no máximo 1.200 misseis Archer.
Classes
As fragatas possuem pequenas diferenças entre si, por isso são separadas em classes.
Classe Charon: Estas fragatas têm menos proteção e armamento, porém conseguem carregar mais veículos e tropas.
Classe Paris: Esta classe de fragata têm uma blindagem mais resistente e carregam mais armamento. Também carregam menos veículos e tropas.
Classe Stalwart: Esta classe carrega menos tropas que a classe Charon e possui menos armamento que a classe Paris, promovendo o melhor equilíbrio possível entre estes dois atributos. Também são a nave mais indicada para combates orbitais.
Classe Strident: Lançada após a guerra Humano-Covenant estas são naves de combate pesado.
Exemplares famosos
Classe Charon
UNSC Aegis Fate: Esta nave esteve presente durante a queda de Reach, e foi uma da únicas naves de batalha que conseguiu fugir do planeta. Também lutou na defesa do planeta Terra, e foi uma das naves que tentou impedir o Prophet of Truth antes que ele ativasse o portal para a Ark. Também participou da batalha da Instalação 00 e foi uma das poucas que conseguiu fugir da Ark com sobreviventes.
CMA Arabia: Fazia parte do grupo de batalha 4. Foi enviada junto com outras 2 naves para tentar descobrir por que haviam perdido o sinal com o planeta Harvest. Quando chegou ao planeta ela foi quase imediatamente destruída por um cruzador Covenant.
UNSC Forward Unto Dawn: Esta nave esteve presente na batalha da Terra sob o comando do Lord Terrence Hood. Foi uma das naves que tentou impedir o Prophet of Truth de ativar o portal para a Ark. Foi uma das principais naves da UNSC na batalha da Instalação 00.
Foi a nave que Master Chief, Cortana e o Árbitro usaram para tentar fugir da explosão da Ark. Porém a explosão fez com que o portal slipspace se fechasse, partindo a Dawn ao meio. O Árbitro conseguiu voltar ao planeta Terra, mas Master Chief e Cortana ficaram a deriva no espaço. Para sobreviver, Chief ficou em criogenia por mais de 4 anos, quando foram descobertos por um grupo de batalha Covenant e acabaram caindo no planeta Requiem.
CMA Vostok: Fazia parte do grupo de batalha 4 junto com a CMA Arabia. Infelizmente, acabou sendo destruída junto com a Arabia quando chegaram ao planeta Harvest para investigar a perda de comunicação.
FFG-127: Esta era uma das naves que lutou na defesa da Terra, porém acabou sendo destruída. Ela pode ser vista partida ao meio em Halo 3: ODST.
Classe Paris
UNSC Commonwealth: Esta nave lutou na batalha de Chi Ceti, no planeta Chi Ceti IV. Ela estava carregando a Dr. Catherine Halsey e vários Spartans-II. Ela conseguiu destruir um cruzador Covenant antes de ser obrigado a recuar. Apesar de ter recebido danos severos, a nave conseguiu chegar ao planeta Reach onde foi levada para o pátio desmonte de navios para ser desmontada e suas peças usadas em outros cruzadores. Porém, com a invasão do planeta Reach, o terreno onde a nave estava acabou se tornando um campo de batalha entre a UNSC e o Covenant. O local onde ela estava sendo desmontada também é o mapa multijogador Cemitério de Halo: Reach.
UNSC Grafton: Esta nave lutou durante a queda de Reach. Ela, junto com a UNSC Saratoga, deram suporte aéreo para a equipe Noble. A Grafton destruiu um dos pináculos Covenant com um tiro de MAC. Porém um super transportador CSO do Covenant destruiu a Grafton menos de um segundo depois.
UNSC Paris: Lutou na batalha da Terra e foi uma das naves rápidas o suficiente para passar pelo portal slipspace aberto pelo cruzador do Prophet of Regret na cidade de Nova Mombasa. Seu paradeiro é desconhecido, mas provavelmente foi destruída pelo Covenant na batalha da Instalação 05.
UNSC Saratoga: Estava junto com a UNSC Grafton dando suporte aéreo para a equipe Noble na batalha de Viery, durante a queda de Reach. Quando a Grafton foi destruída pelo super transportador CSO, a Saratoga escapou por pouco de ser destruída. Seu paradeiro é desconhecido.
UNSC Savannah: Esta nave participou da operação Uppercut, durante a queda de Reach. Ela deu reforço orbital para equipe Noble quando eles planejavam colocar um drive slipspace em uma corveta Covenant para destruir um super transportador CSO. A Savannah estava sob o comando do capitão Kristof Jen, mas infelizmente acabou sendo destruída pela corveta. Porém, seu drive slipspace foi colocado pela equipe Noble dentro da corveta, ação que destruiu o CSO, a corveta e levou à morte Jorge-052, o noble 5.
UNSC Virginia Capes: Participou da segunda batalha de Harvest em 1º de maço de 2526. Acabou sendo destruída por um cruzador Covenant.
Classe Stalwart
UNSC In Amber Clad: Comandada pela capitã Miranda Keyes esta nave foi uma das principais naves de combate da UNSC durante a invasão da Terra. Esta nave perseguiu a nave do Prophet of Regret pelo portal slipspace. Nesse momento estavam a bordo da nave: Master Chief, Cortana e o Sgt. Johnson. Ela estava presente durante a batalha da Instalação 05, até que foi sequestrada pelo Flood e caiu em High Charity, onde ele conseguiu se espalhar. Provavelmente o Gravemind estava dentro da nave quando ela atingiu High Charity.
UNSC Stalwart Dawn: Esta nave lutou durante a queda de Reach. Ele foi designado para destruir as corvetas Covenant acima da cidade de Nova Alexandria, para que os transportes civis pudessem decolar. Infelizmente ela não teve sucesso, resultando na destruição da nave 6 Echo 2 que carregava mais de 600 pessoas. Seu paradeiro é desconhecido.
Classe Strident
UNSC Eminent Domain: Esta nave lutou contra os remanescentes Covenant durante a batalha de Draetheus V. Apesar de ter sido atacado já no inicio do combate, a nave conseguiu sobreviver. Depois de deixar vários soldados ODSTs na superfície de Draetheus V e destruir centenas de spirits, a nave recebeu danos mortais e acabou caindo em X50, a lua artificial de Draetheus V construída pelos Forerunner, onde finalmente foi destruída.
UNSC Strident: Esta foi a primeira nave desta classe, e ficou conhecido como nave líder da classe strident.
Fontes: Halo Nation: http://halo.wikia.com/wiki/Main_Page Jogos e livros de Halo.