A UNSC possui vários caças de combate a sua disposição, mas o Longsword GA-TL 1 é o maior e mais utilizado. É usado como nave de escolta, combate e bombardeiro.
Sua tripulação é formada por 4 pessoas, apesar de poder ser pilotado muito bem apenas por uma.
Usado pela primeira vez em 2517, o Longsword é o principal caça de combate da UNSC. Possui lugar para 4 pessoas: um piloto, um copiloto, um navegador e um engenheiro. Ele também pode carregar uma Inteligência Artificial ( I.A ).
Seu casco é feito de titânio e ele utiliza dois motores de fusão para dar propulsão. Possui três papéis principais: nave de combate, nave de bombardeio e interceptador. Mas também pode ser usado como nave de escolta para cruzadores e nave de reconhecimento.
Apesar de seu tamanho variar para cada versão, o Longsword é o maior caça da UNSC, medindo entre 30 e 64 metros de comprimento e até 75 metros de largura.
Ele pode liberar cápsulas com armas e munição para tropas em solo.
Seu armamento varia muito. Pode carregar um canhão 110 mm Rotary, uma arma ventral 120mm (esta que é semelhante a um canhão), 4 misseis ASGM-10 e um míssil nuclear Classe Shiva. Ele também pode lançar 36 minas Moray Space, estas que são usadas para destruir naves maiores ou bombardear inimigos em solo.
Matéria feita por: Alberto Marques