“Quando nós colocarmos as mãos sobre seres humanos, nós seremos honrados. Os Prophets irão olhar gentilmente para nós na jornada final.”
-Reth De Thel “Vadamee
Reth foi um dos Kig-Yar “rebeldes” que se instalaram nos escombros de refugiados humanos. Ele era o líder das forças Kig-Yar em Rubble, criando um exército de Unggoys na superfície do planeta no mesmo sistema, Metisette.
Quando a nave em que tinha servido atracou em Rubble, Reth recebeu uma comunicação de Peter Bonifacio, para fazer uma troca comercial. Tendo isso em segredo de sua Shipmistress, Reth levou a gravação para High Charity, onde apresentou-a para o High Prophet of Truth. Percebendo eles que poderiam usar isso para mapear a população humana, Truth autoriza Reth a começar a negociar armas Covenant com os Humanos, prometendo que o Kig-Yar poderia manter Rubble, o que seria ideal para ninhos Kig-Yar. Reth, depois retornou e se ofereceu para trocar armas modificadas para os humanos em troca de unidades Slipspace Drives. Reth destinava-as a instalar as unidades Slipspace para Kig-Yar raiders construídas em Rubble, algo que Truth tinha-lhe negado. Bonifacio, em seguida, começou a vender as armas para insurgentes de volta nas colônias Interiores, o que permitiu ao Covenant rastreá-las. Como parte de seu plano para ganhar o controle de Rubble, Reth começou a trazer Unggoys para Metisette, que tinha metano na atmosfera, e assim criando um exército em um lugar chamado Redoubt. Redoubt era um paraíso Unggoy construído ao redor de uma cachoeira de metano líquido. A instituição do Protocolo Cole a fez tomar essas armas de volta às colônias em uma ofensiva a capital, o que afetou a sua utilização, mas Reth logo começou a conspirar com Bonifacio para obter as coordenadas estelares para a Terra.
No entanto, algumas das armas modificadas fizeram o seu caminho de volta para mercados negros Kig-Yar em High Charity, atraindo a atenção do High Prophet of Regret. Sem saber do papel de Truth em sua criação, Regret despacha Thel Vadamee para caçar os responsáveis. A nave de ‘Vadamee, the Retribution’s Thunder, foi atacada pela nave Kig-Yar A Psalm Every Day. Quando os Jiralhanae abordo derrubaram a Shipmistress Kig-Yar, eles irracionalmente atacaram com um bote de abordagem, e a nave se foi através de um vórtice slipspace. Thel destruiu a nave quando as forças Kig-Yar estavam a bordo; ele e mais quatro de sua tripulação na ponte sobreviveram à explosão. Eles foram capturados por Kig-Yars, mas conseguiram escapar. Quando Reth foi informado ser um rebelde, ‘Vadamee, Zhar, Saal e Veer sequestraram-o em Redoubt para obter informações. Saal, em seguida, o tortura, recusando-se a acreditar que ele estava seguindo a ordens dos hierarcas, uma vez que estavam sob ordens conflitantes.
Reth escapou de prisão enganando seus guardas Unggoys para libertá-lo. Sabendo que o Jiralhanae voltaria a High Charity em breve, Reth decidiu iniciar a invasão para mostrar que ele era um seguidor fiel. Infelizmente, Spartans-II, do Gray Team estavam em Rubble, e roubaram os dados de Bonifacio, e o tenente Jacob Keyes usou os asteróides de Rubble para destruir Redoubt. Reth foi morto enquanto tentava escapar de Rubble, colidindo com a Redoubt em Metisette.
O tesouro de Reth consistia em dezenas de peças de arte de todo o Covenant, o bem mais precioso de um Sangheili practice helmet.