O High Prophet of Regret, nascido como Lod Mron, era o mais jovem dos três San’Shyuum High Prophets que lideraram o Covenant High Council durante a Guerra Human-Covenant. Imprudente, Ambicioso, imaturo e ingênuo em relação aos outros Hierarchs, Regret originalmente serviu como Vice Minister of Tranquility, onde trabalhou frequentemente com os Sangheili e adotou algumas de suas características pessoais, tais como uma preocupação com honra e armas pessoais. De muitas maneiras, ele pode ser caracterizado como um Prophet que pensava como um Elite; uma mentalidade rara para sua espécie, a partir do ponto de vista do Prophet of Truth, um ser perigoso. Regret era inteligente e voraz contra a humanidade durante o curso da guerra. Ele esperava que seus soldados o obedecessem, sem dúvida.
Durante a 23rd Age of Doubt, ano 2524 pela UNSC Military Calendar, Regret ocupou o cargo de Vice Minister of Tranquility. Ele era único entre os Prophets por seu comportamento de confronto, uma característica que ele ganhou por trabalhar com os Sangheili. Ele informou ao Minister of Fortitude, Ord Casto, sobre a existência de Harvest e o que eles acreditavam ser um vasto repositório de artefatos Forerunner. Tranquility enviou uma equipe Sangheili para procurar sobreviventes da nave que descobriu Harvest e, por recomendação de Fortitude, o Sangheili deveria executar os sobreviventes se eles foram encontradas com artefatos roubados. Depois de conspirar fortemente para ganhar esses artefatos para uso próprio, ele ajudou-o, fingindo simpatizar com aqueles que estavam na Blacklisted from Reproducing, devido à endogamia, que incluiu o Prophet of Restraint. Depois de fingir ilegalmente ser o pai de dois filhos Restraint, Tranquility chantageou Restraint para descer da sua posição como High Prophet.
Antes de seu golpe, os Prophets visitaram o filólogo Hod Rumnt (mais tarde Prophet of Mercy), líder dos sacerdotes ascéticos a bordo do Forerunner Dreadnought e detentor da Oracle, que estava a muito tempo adormecida, Mendicant Bias, uma antiga IA que não havia falado com ninguém há milhares de anos. Quando Luminaries de Harvest foram inseridos em sua matriz, o Oracle reativou e disse que os símbolos haviam sido mal interpretados: o símbolo não significa “Reclamation“, mas sim “Reclaimer“, que ele chamou de seus criadores. Fortitude concluiu que estes Reclaimers, alienígenas do planeta, foram precursores vivos que haviam sido deixados para trás quando os outros haviam transcendido. Tranquility Recusou-se a acreditar nisso e acusou o filólogo de adulteração com o Oracle. Como ele tentou lançar o Dreadnought de High Charity, os vermes Lekgolo no interior do Dreadnought causaram curto-circuito que parou Mendicant Bias. Fortitude, Tranquility, e o Filólogo tomaram a decisão de desligar o Oracle da nave e decidiram exterminar a humanidade antes de qualquer um do Covenant aprendesse que a premissa mais básica da sua fé era falsa, e que “deuses vivos” provavelmente substituiriam os Prophets. Como tais, sua ascensão foi feita, tendo os nomes de Truth, Regret e Mercy.
Mediante o início da Guerra Human-Covenant, Regret formalizou a Fleet of Glorious Interdiction; uma força militar Sangheili sob sua supervisão pessoal, e nomeou Arbiter Ripa ‘Moramee como seu líder, escolhendo-o por sua crueldade e lealdade eterna. Obcecado com os Forerunners e a perspectiva de ativar a matriz de Halo, Regret mandou ‘Moramee em numerosas missões em toda o Covenant e espaço humano para encontrar os meios para fazer isso.
No Shield World 0459, em uma instalação Forerunner conhecida como Apex Site, Regret discutiu com Ripa o estado da instalação, e que o mundo humano recentemente envidraçado Harvest tinha uma relíquia Forerunner enterrado no norte da região polar do planeta. Regret enviou Ripa para ir e recuperar os segredos do local, esperando obter sua chave para o Site Apex. No entanto, a relíquia em Harvest provou ser algum tipo de dispositivo de mapeamento Forerunner. Com as forças UNSC pressionando, Regret ordenou que a relíquia fosse destruída para evitar que a informação recuperada caísse em mãos humanas. Contra seus instintos, o Arbiter obedeceu. No entanto, apesar dos esforços do Covenant, o local não foi destruído, permitindo que os seres humanos obtivessem as informações que Regret planejava usar.
Mais tarde, no Apex Site, Regret discutiu com o Arbiter seus planos para ativar os Forerunner dreadnoughts ali localizados. Quando ele percebeu que não poderia ativar o próprio artefato, ele ordenou o Arbiter para capturar a fêmea humana, Ellen Anders, que eles encontraram no “Relic Ice” e trazê-la para o Apex. Mais tarde, quando o Arbiter voltou com ela, Regret estava em descrença, dizendo “you would hardly think them a threat” (você dificilmente acha-os uma ameaça). Quando souberam que os humanos foram se aproximando sobre eles, Regret evacuou para High Charity. No entanto, os planos de Regret de usar as naves dormentes foram atrapalhados quando a tripulação do UNSC Spirit of Fire induziu o colapso do sol interno do Shield World, destruindo todas as naves e o planeta.
Três anos mais tarde, Regret esteve presente na Battle of Charybdis IX, com o seu Cruzador pessoal, Infinite Sacrifice, onde supervisionou Thel ‘Vadamee e sua tripulação destruir três UNSC Destroyers. Por ordem de Regret, ‘Vadamee foi a bordo do cruizer para informar o High Prophet. A bordo do Infinite Sacrifice, Regret mostrou ‘Vadamee uma modificação humana em uma arma Covenant. Regret revelou que ele tinha encontrado as armas modificadas em mercado negros Kig-Yar encontrados em High Charity. Regret disse a ‘Vadamee para encontrar a fonte das armas modificadas na 23 Librae system, com uma nave Kig-Yar de escolta, e executar os Kig-Yar “pirates”. ‘Vadamee fez o seu caminho para retornar ao seu destroyer, Regret ordenou que ele envidraçasse Charybdis IX com o Infinite Sacrifice. Mal sabia Regret que ele, na verdade, interferiu com os planos do Prophet of Truth para encontrar a localização de todas as colônias humanas e da Terra.
Vários dias depois, Regret ainda estava no Charybdis system quando Truth visitou seu cruiser. Truth revelou seu plano para Regret e informou-o de que o líder Kig-Yar, Reth, estava tentando encontrar as coordenadas para a Terra, criando um grande exército Unggoy. Truth informou Regret que a tripulação Jiralhanae a bordo de A Psalm Every Day tinha traído ‘Vadamee e sugeriu a Regret executá-los para evitar que o resto do High Charity descobrisse. Em seguida, o Infinite Sacrifice deixou o sistema para seguir as coordenadas para o mundo onde Reth eria criar o exército Unggoy.
Após o cruiser chegar no 23 Librae system, os hierarch descobriram que na base Insurgent humana, o Rubble havia sido destruído em uma batalha, e, infelizmente, Reth e seu exército foram mortos. Depois da batalha, ‘Vadamee e Zhar foram levados perante Truth e Regret a bordo do Infinite Sacrifice. Ao ser informado de que ele estava a ser executado por seus fracassos, Zhar sacou a Type-1 energy sword com a intenção de assassinar o Prophet of Truth. No entanto, Thel antecipou o ataque de Zhar, decapitando seu ex-amigo com sua espada de energia. Regret ficou fortemente abalado. Em troca, ‘Vadamee foi concedido o comando de uma nave em uma nova frota Covenant e foi encomendado nunca falar dos eventos que tinha acontecido. Após o incidente, os dois hierarch voltaram a High Charity e decidiram que eles precisavam ser mais cuidadosos com o Sangheili “para o bem do Covenant”.
Em 2551, uma pequena equipe Covenant encontrou um Luminary em Meridian. Depois de uma batalha na lua, a Luminary foi entregue a Regret. No final de 2552, dois Stewards designados para descriptografar a Luminary finalmente revelaram seu conteúdo a Regret: as localizações dos anéis de Halo e o lugar onde os anéis foram criados: The Ark, juntamente com a localização de um dispositivo que geraria um portal Slipspace para tal, onde o Covenant acreditavam que poderiam começar a sua “Great Journey” ativando a matriz do Halo. Quando Regret perguntou onde o Portal foi localizado, os Stewards revelaram que estava em um planeta chamado Erde-Tyrene. Imediatamente após essa revelação a Regret, sem informar os outros hierarchs, ordenou todas as naves à sua disposição (dois Assault Carriers e treze Battlecruisers) para ir para Erde-Tyrene. Sem o conhecimento de Regret, Erde-Tyrene era planeta natal da humanidade, a Terra. Enquanto o Prophet of Truth sabia da presença humana na Terra, ele tinha mantido, juntamente com seus planos pessoais para o planeta e do Covenant, um segredo bem guardado.
Em seu caminho para a Terra, Regret estava holograficamente presente julgamento do Sangheili Supreme Commander Thel ‘Vadamee (mais tarde o novo Arbiter), que foi responsável pela perda da Instalação 04. Regret ajudou a condenar ‘Vadamee e sugeriu Truth fazer dele um exemplo.
Quando Regret chegou perto da Terra em 20 de outubro de 2552, ele rapidamente se viu em desvantagem contra as defesas do UNSC. Em vez de recuar ele acelerou em direção ao planeta em fervor religioso, enviando forças para destruir as plataformas de defesa orbital Malta, Atenas e Cairo, para que ele pudesse passar para o coração da África a bordo de seu carro-chefe pessoal, Solemn Penance. Apesar das ações de Master Chief, a nave chegou ao chão e implantou a primeira força de invasão Covenant em larga escala da Terra.
Após o desembarque em New Mombasa, as forças de Regret procuraram na cidade pelo artefato Forerunner, apoiado por Scarabs e muitos Phantoms. Os seres humanos, no entanto, conseguiram derrotar as forças de Regret na cidade, e também destruíram o restante de sua frota, mas não antes de suas forças encontrarem pelo menos algumas das informações que eles estavam procurando. As forças UNSC se aproximaram de sua nave e Regret foi forçado a iniciar um salto Slipspace no meio de New Mombasa para a Instalação 05; do ponto de vista de Regret, suas tropas conseguiram seu objetivo. A força gerada pelo salto danificou fortemente a cidade. O movimento foi tão surpreendente que só a nave UNSC In Amber Clad e algumas outras foram capazes de seguir o portador através da ruptura Slipspace. Pouco tempo depois, Regret tinha deixado uma frota adicional enviada pelo Prophet of Truth que chegaram à Terra e implantaram forças em Mombasa novamente para recomeçar de onde Regret havia parado.
Usando dados da Luminary que ele já obteve em Meridian, o salto de Regret levou Solemn Penance e In Amber Clad para Instalação 05.
O Cruzador de Regret e suas forças de infantaria aterrissaram na superfície da Instalação 05, e estabeleceram uma presença em torno de um templo no meio de um lago, a partir do qual Regret começou seus sermões religiosos. Ele transmitiu um pedido de desculpas ao Prophet of Truth, indicando que ele não sabia que os seres humanos seriam/estariam na Terra ou teriam tal força. Truth respondeu que graças ao Prophet of Mercy, e ele foi poupado de condenação pública. No entanto, High Charity e Second Fleet of Homogeneous Clarity foram levados às pressas para o novo Halo e um vôo de Phantoms foi implantado para recuperar o Hierarch.
In Amber Clad chegou no sistema logo depois e implantou forças ODST’s na Instalação 05, juntamente com o SPARTAN-117, Master Chief, para localizar e matar Regret. A operação foi um sucesso e as defesas do Covenant foram quebradas pelo Spartan, que matou Regret e seus guarda-costas. Logo depois, Truth ordenou os Phantoms para retornarem a High Charity e um Assault Carrier para usar seu feixe glassing para destruir o templo. O Spartan quase foi morto e Regret foi deixado para morrer.
O corpo de Regret foi arremessado para as profundezas do grande lago em torno do templo e mais tarde descoberto pelo Gravemind aninhado debaixo da instalação. Seu corpo foi assimilado e reanimado pelo Gravemind, embora ao contrário de muitas outras vítimas do Flood, ele parece ter mantido sua consciência individual, mesmo depois que seu corpo ter sido completamente absorvido pelo Flood. Após o Arbiter e John-117 serem capturados pelo Gravemind, Regret expressou aborrecimento com outro cativo do Gravemind, 2401 Penitente Tangent, e reagiu à presença do Arbiter, advertindo-o para esquecer quaisquer sugestões heréticas feitas pelos monitores e dos seres humanos, e sobre a Great Journey. Foi graças a Regret que o Gravemind descobriu a localização da porta de entrada para The Ark. O que restava de Regret foi destruído junto com o Gravemind quando o substituto para Instalação 04 foi prematuramente disparado por Master Chief e Cortana na conclusão do Raid on Installation 04B.
Regret mostrou sua natureza temerária mais do que algumas vezes. Sendo o mais jovem dos hierarchs, ele tende a agir precipitadamente, sem pensar; ele adotou seu comportamento agressivo e impetuoso durante seu serviço extensivo ao lado dos Sangheili em missionários e expedicionários assuntos.
Sua imprudência e falta de comunicação com os outros Prophets causou problemas significativos para Thel ‘Vadamee e o Prophet of Truth, quando ele ordenou suas forças para lidar com os seres humanos em Rubble e a negociação Kig-Yar com eles. Ao saber a localização da Ark, Regret acelerou para a Terra com uma frota insuficiente, montada às pressas sem consultar seus companheiros Hierarchs em primeiro lugar. Mesmo enfrentando formidáveis defesas da Terra ele persistentemente se dirigia para o que ele pensava que era uma maneira fácil para destravar The Ark. Este erro tolo, eventualmente, lhe custou a vida no Delta Halo. Regret se desculpou com os Prophet of Truth e Mercy por sua imprudência e ataque fracassado na Terra, embora ele possa ter simplesmente tentado justificar suas ações, a qual Truth respondeu na mesma moeda alegando que era apenas graças a Mercy que Regret “foi poupado de uma exibição pública” de seu desprezo.
Mesmo depois de sua morte por Master Chief, e assimilação no Gravemind, Regret não demonstrou nenhum remorso por suas ações, e continuou a pregar o dogma Covenant, embora ele poderia não ter sido plenamente consciente de sua condição.
As únicas armas que Regret tinha eram seu trono de gravidade, visto na missão chamada de “Regret“, e sua pistola de plasma. Regret é fortemente vigiado por Grunts e Sangheili Honor Guardsmen. O trono é equipado com dois Assault Cannon que brilham laranja e são uma versão modificada de uma arma principal Hunter.
O trono de gravidade permite Regret teletransportar uma curta distância. A maneira mais eficaz de lidar com o Prophet é para saltar para o seu trono gravidade e espancá-lo até a morte com ataques corpo a corpo. Espadas de energia não matam o Prophet, embora possam reduzir o número de visitas de corpo a corpo necessários para matá-lo. Rockets e Canhões de Combustíveis são surpreendentemente ineficazes contra Regret. Embora ele grite e sangre quando atingido, o jogador ainda deve embarcar em seu trono e socá-lo para matá-lo.
No skirmish e multiplayer, o Prophet of Regret é um Hero Unit. Ele está armado com um Plasma Cannon que pode ser substituído por um Gravity Cannon, bem como a capacidade de “Cleansing”, que dispara para baixo um feixe de energia apartir de um projetor de energia de uma nave em órbita. O Trono de gravidade de Regret também pode ser atualizado com a habilidade de voar. Ele também pode ser escoltado por dois Sentinel Protector quando o upgrade Ancestral Perversion é pesquisada.
Regret’s Sentence – feixe de limpeza Médio que dá mais dano.
Regret’s Doom – grande feixe de limpeza para ainda mais danos.
Regret’s Condemnation – Aumenta o dano do feixe.
Quando ativado, há um feixe glassing miniatura enviado do céu. Quando totalmente melhorado e utilizadas por alguns segundos, o tamanho do feixe aumenta substancialmente.