Ghibalb é o planeta natal dos Forerunners. O planeta está localizado nas bordas exteriores do complexo de Orion.
Apesar do grande desenvolvimento urbano e industrial do planeta, este ainda era visivelmente arborizado. Não havia, em todo o planeta, problemas que envolvessem poluição ou o aumento desenfreado de zonas urbanas. Por seus aspectos próximos de uma utopia, o planeta tornou-se referência em sustentabilidade. Além de ser o planeta mais importante para a sociedade política Forerunner, era também o melhor planejado, em termos estruturais e estéticos.
O planeta foi, em sua grande parte, construído e desenvolvido estruturalmente pela casta Forerunner dos Construtores. Ao contrário de muitos outros planetas com domínio de outras castas Forerunners, este planeta foi desenvolvido com o mais alto nível de tecnologia de produção de edificações e estruturas físicas, além de terem sido produzidas pelas grandes mentes especialistas da arquitetura e engenharia Forerunner. As edificações são extremamente altas e retilíneas, além de não existirem muitas construções baixas ou com poucos andares. Além de muito altos, os prédios não apresentam múltiplas colorações; são predominantemente claros e brilhantes. Em algumas regiões do planeta, o céu cria naturalmente uma neblina, que envolve os edifícios através de suas extensões.
Durante um experimento de engenharia estelar, o Sol do sistema solar de Ghibalb foi destruído. Uma falha de modelagem na estrela causou em seu núcleo uma explosão de Supernova acidental, que arrasou o sistema solar. O planeta Ghibalb foi um dos poucos do sistema que não se desintegrou com os efeitos da explosão. Apesar disto, a superfície do planeta se tornou extremamente radioativa, fato que impediu qualquer tentativa posterior de reconstrução do planeta.
A explosão do Sol do sistema solar de Ghibalb foi considerada um ato de extrema irresponsabilidade pelos Precursores. Este evento inoportuno ocorreu diretamente no período em que os Precursores buscavam uma nova espécie para sua sucessão. A confiança do Manto da Responsabilidade seria passada para a espécie mais desenvolvida da galáxia (abaixo dos Precursores).
O dissenso entre os membros da espécie primordial existia entre a escolha de Humanos ou Forerunner, para a herança do controle do Manto. Após o acidente no Sol de Ghibalb, foi constatado que os Humanos herdariam o Manto e sua responsabilidade, por terem sido avaliados e explícitos como mais bem preparados para receber tal tarefa.
Ao serem informados sobre a decisão dos Precursores, os Forerunners sentiram-se traídos por perderem a certeza que carregavam sobre sua herança no controle do Manto. Tomados por um repentino sentimento de raiva e patriotismo destorcido, os Forerunners assassinaram seus próprios criadores por toda a galáxia. Estes foram caçados por forças do exército Forerunner sobre segredo de estado; apenas alguns Forerunners da alta casta dos construtores e membros do alto escalão do exército tinham o conhecimento de tais ações. Apesar de caçados e exterminados, os Precursores não revidaram aos ataque, com receio de afligir suas próprias criações. Desta forma, os Forerunners, indiretamente, criaram a mutação que viria a se transformar no Flood. Após as campanhas secretas de extermínio, os Forerunners tomaram o controle do Manto da Responsabilidade à força e passaram assim a manipulá-lo.