O High Prophet of Unity foi um dos primeiros Hierarchs do Covenant, servindo durante o primeiro Age of Reconciliation com o High Prophet of Glorious Journey e o High Prophet of Excellent Redolence. Ele parecia ser o líder dos três Hierarchs, tomando o ponto central em reuniões e sendo o mais inteligente.
Após Mken ‘Scre’ah’ben, o Prophet of Inner Conviction, retornar de sua missão para Janjur Qom, os três Hierarchs revisaram o seu relatório, incluindo a sua perda da Luminary que teria dado o Covenant as coordenadas para a matriz de Halo e reivindicações que o capitão Vervum L’kosur tinha tentado assassiná-lo. Quando Excellent Redolence questionou por que eles deveriam confiar na palavra do Sangheili, Inner Conviction argumentou que duvidar era uma violação dos princípios do Covenant. Unity concordou que as palavras de Vil ‘Kathamee não seriam rejeitadas de imediato, mas fez notar que, com Inner Conviction admitindo que ele tinha perdido a Luminary, era difícil não suspeitar que ele possa ter confundido a verdade sobre o relatório. Apesar disso, o Prophet of Unity admitiu que era provável que Vervum era um agente do Ministry of Anticipatory Security, e provavelmente tinha tentado assassinar Inner Conviction sob as ordens do Minister R’Noh Custo.
Os Hierarchs continuaram a questionar Inner Conviction até que o ex-Hierarca Qurlom chegou e invocou o seu direito de lançar a sua opinião. Qurlom perguntou se os hierarchs tinham visto o Purifying Vision of the Holy Path, e depois de Unity confirmar que eles tinham, Qurlom afirmou que a perda da Luminary foi um sinal dos Forerunners que o Covenant não estava pronto para descobrir a localização da matriz de Halo, mas a descoberta da Purifying Vision validou crenças do Covenant. Os Hierarchs aceitaram a interpretação de Qurlom e decretaram Inner Conviction inocente por perder a Luminary. O Prophet of Unity sugeriu, então, que eles vissem o Purifying Vision novamente, mas Qurlom informou também os hierarchs que a localização do Ussa ‘Xellus tinha sido descoberto.
Halopedia