ATENÇÃO: Essa Teoria e totalmente autoral, sem fontes e com total responsabilidade criativa e de opinião do autor.
Já sabemos que Halo Wars 2 vai dar o que falar, pois terá ligação direta com próximo jogo da franquia (Halo 6?). Porém, ainda não temos a mínima noção do que irá acontecer, já que nada sobre isso fora divulgado. Como somos persistentes, vamos tentar traçar algumas linhas na história com o que já foi revelado nos trailers, e com alguns detalhes esquecidos.
Ao analisar eventos de Halo 2 e Halo 3, vários detalhes passam despercebidos, como a Keyship Dreadnought – uma nave Forerunner que era usada na High Charity como fonte de energia – que ao final de Halo 2 se desconectou e foi em direção a Terra com o Master Chief a bordo. Em Halo 3, a mesma nave entra no portal que levava para a Arca Menor (Instalação 00), porém um detalhe importante é que a nave possuía um fragmento da Ancilla Mendicant Bias.
Vale destacar o Epilogo de Halo Silentium , onde o Medicant Bias é julgado pelo Bornstellar e suas partes são divididas e sentenciadas a ficarem aprisionadas com apenas um comando: absolvição. Uma dessas partes teria ficado no Dreadnought. Em Halo 2 e Halo 3, o Dreadnought é guiado em direção a Ark pelos Covenants; Na Ark, ao acessar o sistema, de alguma forma Medicant Bias consegue reunir o seu fragmento danificado com o que residia nos sistemas da Ark. Após fazer isso, Medicant Bias tenta se comunicar com o John-117 através dos terminais, alegando que buscava uma forma de redenção (ajudando o Spartan).
“E assim, aqui no final da minha vida, eu mais uma vez traio um antigo mestre. O caminho à frente está repleto de perigo. Mas vou fazer tudo que puder para mantê-lo estável – mantê-lo seguro. Não sou tão tolo para pensar que isso me absolverá dos meus pecados. Uma vida dificilmente equilibra bilhões. Mas eu queria que meus mestres soubessem que eu mudei, e você será meu exemplo. “- Mendicant Bias para John-117.
A forma exata na qual a assistência se encerrou é incerta. Também não se sabe se o mesmo sobreviveu a explosão do Halo. É bem provável que sim, pois ele é um I.A Foreruner de classe Metarch.
Ao analisar esse contato com o Master Chief e o julgamento do Medicant Bias, é possível perceber que o mesmo buscava redenção por ter traído os Foreruners; ele tentou se redimir ajudando um Reclaimer. E além de tudo sabemos que Halo Wars 2 se passará na mesma arca, onde os nossos heróis estarão com grandes problemas, afinal os The Banished não parecem amigáveis para com a nossa raça. Nessa situação, o Medicant Bias terá outra chance de se redimir, possivelmente ajudando os membros as Spirit of Fire, porém como? afinal ele não está 100% recuperado. A resposta pode estar em Halo 5, quando descobrimos que o domínio está reativo, sendo assim o Medicant Bias pode, ou poderá facilmente entrar no Domínio, onde além de se restaurar, poderia ajudar os membros da Spirit of Fire, abrindo um portal para a Terra ou dando a localização de algumas tecnologias Forerunner. Assim, além de ajudá-los contra os The Banished, ele seria útil contra a Cortana – logo conseguindo sua redenção. Os humanos certamente se encaixarão nesse contexto, provavelmente herdando o Mantle, pois se mostraram dignos do mesmo ao derrotar o Flood.
Já temos algumas informações sobre os vilões de Halo Wars 2, e que com certeza vão deixar um grande impacto na saga. Seriam eles uma possível ponte entre esses jogos? Afinal os The Banished são um grupo violento. Caso eles destruam a Spirit of Fire, eles poderão partir para Guerra contra a humanidade, o que seria um problema ainda maior para a nossa raça. Além do mais, a trama de uma guerra tripla iria se repetir, assim como no Halo 3, porém ao invés do Covenant e do Flood, seriam os The Created e os The Banished, tomando um rumo interessante para a saga; inclusive podendo dividir os esquadrões Osiris e Blue Team na gameplay dos futuros jogos, onde um poderia ir atrás de formas para deter a Cortana e outro em direção aos The Banished.
Falar sobre uma aliança entre os The Banished e a humanidade é complicado, A única possibilidade do mesmo seria se eles percebessem o terror que a Cortana poderá causar. Afinal, sabemos que ela pretende reconstruir a galaxia do zero, controlando todas as raças em uma paz forçada. Isso não seria de grande ajuda para os The Banished, na qual os mesmos poderiam entrar de cabeça na guerra a fim de impedir o controle da Galaxia. Mesmo sendo pouco próximo aos Humanos, seria uma aliança para deter uma mal maior, assim como os Sangheilis se uniram aos Humanos para deter o Covenant, ou Chief e Arbiter se uniram ao Flood em Halo 3, para deter a ativação dos Halos.
O rumo que a saga tomará nos responderá várias questões – Além de criar novas – Nos referimos à Halo Wars 2 e a um futuro “Halo 6”!!! Por enquanto, podemos apenas aguardar.
Halo Wars 2 será lançado em 21 de Fevereiro de 2017.
Matéria feita por Pedro Henrique Lima Coelho