O High Prophet of Restraint foi um High Prophet Covenant durante a 23rd Age of Doubt. Ele, juntamente com o High Prophet of Tolerance e da High Prophetess of Obligation, liderou o High Council até 2524.
Antes de sua ascensão ao posto de Hierarch, o Prophet of Restraint tinha servido como o Prelate of High Charity. A partir de 2524, o mandato do Prophet envelhecido tinha sido marcado com escândalo envolvendo suas várias façanhas sexuais, principalmente a impregnação de uma San’Shyuum fêmea nova. Enquanto tal coisa não era proibido, Restraint estava no Roll of Celibates, aqueles San’Shyuum que possuíam genes recessivos e foram proibidos de gerar crianças. Tendo mentido sobre seu status para seu amante, a nova mãe exigiu que ela fosse autorizada a ter seus filhos, o que o Prophet finalmente concordou. Sabendo disto, o Minister of Fortitude tinha o Vice Minister of Tranquility dar a invocação para o próximo Birthing Period (Período de parto), onde ele defende o fim da Roll of Celibates. Acreditando-o simpatizante, Restraint aproximou-se do Vice Minister e ofereceu-lhe um cargo ministerial completo de seu desejo se ele reivindicasse os filhos como seus.
O Minister chantageou o Prophet oferecendo para manter o escândalo quieto apenas se Restraint deixasse o cargo como um dos líderes do High Council. O Vice-Minister o sucedeu e se tornou o High Prophet of Regret.
Em algum momento de 2524, a tripulação da nave Kig-Yar, Piriless, trouxe o cadáver de um “ser impuro”, presumivelmente um humano. O High Prophet of Regret, em seguida, emitiu um decreto que ordenou que todos as naves Kig-Yar fossem procuradas por esquadrões de Sangheili e Unggoy de pesquisa para “mais uma evidência dos impuros”.
Como todos os outros Hierarchs conhecidos, seu nome pode ser considerado irônico quanto ao seu comportamento; ele desceu, como resultado de suas façanhas sexuais, portanto, mostrando uma falta de contenção.