Os Estados de Sanghelios

Felipe Benini, 6 de outubro de 2018

Os Sangheili colonizaram múltiplos mundos, além de Sanghelios, à medida que expandiram o alcance de sua própria civilização e mais tarde o império do Covenant, no entanto, Sangheilios permanece como capital dos Sangheili.

Sanghelios, é o planeta natal das espécies de Sangheili. Sanghelios também é o quarto planeta do sistema Urs, e é um planeta com ambiente muito hostil.

Os Estados de Sanghelios

Acroli

Acroli é um pequeno estado de Sangheilis em Sanghelios, localizado a mais ou menos 80 quilômetros do estado de Ontom. Durante os Anos Sangrentos, as fortalezas do estado eram principalmente em apoio ao Arbiter Thel ‘Vadam, com Nes’alun Keep sendo uma exceção.

Chaura

Chaura é um estado de Sangheili em Sanghelios. O estado era conhecido por seu apoio ao Arbiter durante a guerra civil instigada pelos Servants of the Abiding Truth, no início de 2553.

Hilot

Hilot é uma cidade-estado de Sangheili em Sanghelios. Pelo menos doze fortalezas existem no estado, abrigando milhares de famílias. No final da Guerra Humano-Covenant em 2553, o Kaidon do estado era Gerdon ‘Hilot, enquanto sua companheira, Kasha, era encarregada de administrar o estado. Quando o Arbiter Thel ‘Vadam anunciou sua intenção de se aliar à humanidade e ao Unified Earth Government, alguns estados e Sangheili em Sanghelios se revoltaram contra ele, levando aos Anos Sangrentos que envolveram o planeta em uma guerra civil.

Sob o domínio de Gerdon, Hilot, juntamente com Chaura, foi um dos primeiros estados a se aliar com Arbiter e seu próprio estado, como parte das Swords of Sanghelios. Durante a guerra civil, Gerdon foi morto em combate e Kasha assumiu o comando sobre seu estado no caos. Quando o conflito começou a diminuir, Kasha desceu de sua posição e permitiu que o melhor amigo de Gerdon assumisse o cargo de Kaidon com sua própria companheira, assumindo seus antigos deveres.

Lodam

Lodam é um estado industrial de Sangheili, e é o lar do Arsenal de Lodam. Thel’ Lodamee, um major da Third Fleet of Glorious Consequence, nasceu em Lodam.

Mdama

Mdama é um estado de Sangheili em Sanghelios. Como todos os outros estados, Mdama é o lar de muitas fortalezas que pertencem ao clã ‘Mdama. Estes incluem Mdama Keep, Bekan Keep, Curo Keep e Relon’s Keep. Um monumento Forerunner, uma torre de três lados que havia sido quebrada a cinco metros do chão, poderia ser encontrada na fazenda do clã Relon.

Em comparação com as outras cidades-estados urbanas de Sanghelios, Mdama era considerada um estado de remanso rural. No entanto, após o Grande Cisma, a sociedade Sangheili viu-se lutando com a produção de alimentos básicos e o poder rapidamente mudou para a agricultura no planeta. Como muitos Estados de Sanghelios dependiam de alimentos importados, o sertão de Mdama subitamente ganhou novo poder devido a suas terras férteis.

Pouco depois da Guerra Humano-Covenant, o Arbiter Thel ‘Vadam visitou o estado. O Kaidon do estado, Levu ‘Mdama e o resto dos anciãos de Mdama se reuniram e ouviram a proposta de Vadam de um tratado de paz com a humanidade. Embora Kaidon Levu não quisesse uma trégua com os humanos, ele ainda assim apoiou ‘Vadam sabendo que eles não estavam em condições de atacá-los. Os elderes Jul ‘Mdama e Forze’ Mdama se opuseram ao Arbiter e depois buscaram a ajuda do Neru Pe ‘Odosima para conspirar contra ele. Em 2558, o estado de Mdama aparentemente apoiou a causa do novo Covenant durante os Anos Sangrentos que se seguiram, com Mdama continuando a fornecer à facção, espadas de energia que queimavam menos intensamente e não cauterizavam.

Ontom

Ontom é uma cidade-estado de Sangheili em Sanghelios. ‘Ontomee, que serviu durante a Batalha de Instalação 04, nasceu nesse estado.

Ontom é um estado muito antigo e rico em Sanghelios. O estado é a casa da sede dos Servants of Abiding Truth, uma estrutura Forerunner conhecida como Temple of Abiding Truth, que os Servants foram autorizados a manter após a aliança com o San’Shyuum e a formação do Covenant. A arquitetura do estado é uma mistura de edifícios pré-Covenant e da era moderna. Jul e Forze ‘Mdama visitaram este estado quando decidiram se juntar aos Servants em sua campanha contra o Arbiter Thel’ Vadam.

Em março de 2553, Ontom foi atacado por uma força de insurgentes Jiralhanae. Uma bomba foi detonada perto da sede do Servants of Abiding Truth, matando vários Sangheili e separando Evan Phillips, um xenoantropologista humano em uma missão para Sanghelios, do resto de sua equipe. Pouco tempo depois do primeiro bombardeio, um grupo de Jiralhanae atacou novamente, mas foi rapidamente abatido pela milícia da cidade. Um Jiralhanae deste ataque foi capturado e morto por uma turba, mas logo depois um terceiro ataque começou.

Bothaes

Bothaes é um estado no deserto do continente de Qivro. O estado é a localização do Sumai Keep, lar de Usze ‘Taham e Toha’ Sumai. Este último trouxe honra ao estado, como ele foi considerado como um dos melhores swordfighters em Sanghelios.

Sunaion

Sunaion, também conhecida como o Temple of the Sea, é uma cidade de Sangheili no continente de Qivro. Ele está situado acima do Mar Csurdon e possui grandes dispositivos de dessalinização usados para remover minerais da água salgada.

Quando um Guardian Forerunner foi descoberto no Mar de Csurdon por caçadores de mergulho e esquifes de pesca, anciãos Sangheili antigos estabeleceram fortalezas de pedra ao longo das costas de Nuusra para observar e proteger a imensa construção que eles consideravam sagrada. Séculos depois, Sunaion foi construída como uma cidade-templo sobre a água perto do Guardian, pois os Sangheili reconheceram que a construção pertencia a seus deuses, os Forerunners.

 

Quando o Covenant se estabeleceu na cidade, o império inicialmente usou Sunaion como uma base operacional enquanto eles exploravam e adoravam o Guardian. Apesar dos esforços do Covenant, pouco poderia ser feito para explorar o Guardian, nem poderiam determinar seu verdadeiro propósito. Durante a maior parte do governo do Covenant em Sanghelios, Sunaion permaneceu praticamente vazio, mesmo durante a Guerra Humano-Covenant. Após a Guerra Covenant e a queda do império, Sunaion permaneceu em grande parte neutra na guerra civil resultante que engoliu grande parte dos Sanghelios.

Em 2558, Sunaion passou a ser visto como um excelente ponto de partida pelos Kaidons que procuravam derrubar o Arbiter Thel ‘Vadam e a Sword of Sanghelios; a cidade permitiu acesso rápido às praias de Yermo que levaram ao estado de Vadam. Após a morte de Jul ‘Mdama, seu Covenant atacou Sanghelios, assumiu o controle de Sunaion e começou a formular planos para invadir Vadam. Arbiter ficou sabendo das intenções do Covenant e rapidamente estabeleceu uma base operacional nas ruínas de Nuusra, onde as Sword of Sanghelios se prepararam para atacar Sunaion. Em breve, um compromisso entre as forças conjuntas da Sword of Sanghelios e da UNSC, atacaram o Covenant de Jul Mdama. Fireteam Osiris, liderado por Jameson Locke, participou da operação e ajudou as forças da Swords contra o Covenant. Sunaion foi considerada a última fortaleza da facção Covenant de Jul ‘Mdama em Sanghelios.

Nuusra

Nuusura é um estado localizado no continente de Qivro em Sanghelios, que é composto de ambientes áridos e desérticos. O território é, em sua maioria, composto por vales rochosos e canyons.

Existem estruturas em Nuusra que foram construídas milhares de anos antes que os Sangheili se juntassem ao Covenant. Em 2558, Olympia Vale supôs que algumas dessas estruturas eram “história antiga” antes que as pirâmides do Egito tivessem sido construídas na Terra.

Em algum momento antes de 27 de outubro de 2558, os remanescentes do Covenant de Jul Mdama chegaram no estado, preparando-se para um ataque iminente contra a Sword of Sanghelios que controlavam o território, assim como a maior parte do planeta. Durante a batalha, forças humanas invadiram algumas das ruínas locais em seu caminho para o Arbiter, lutando contra várias ondas de forças do Covenant. Algumas das antigas ruínas de Sangheili foram danificadas para sempre, já que ambos os lados em guerra as usaram como bases provisórias para cobertura contra fogo inimigo.

Quando um Guardian emergiu durante a vitória do Arbiter na Batalha de Sunaion nas proximidades, ele e suas Swords sobreviventes se retiraram de volta para Nuusra e estabeleceram um acampamento improvisado em seus penhascos para se esconder da emergente facção “The Created” e de seus Guardians. Foi aqui que eles se reagruparam com outros membros sobreviventes do UNSC que estavam procurando abrigo.

Zolam

Zolam é um estado Sangheili em Sanghelios, situado na região sul do continente Qivro.

Dentro da cidade-estado, existe o Temple of the Sundered Sky, uma das muitas estruturas Forerunners que existem em Zolam. D’ero ‘S’bud veio da periferia deste estado onde caçava doarmir e maegophet em sua juventude.

Na conclusão da guerra Humano-Covenant em 2553, os Sangheili começaram a retornar a Sanghelios. Neste mesmo tempo, a colônia perdida de Ussa ‘Xellus foi redescoberta e alguns Ussans procuraram retornar ao mundo natal de seu povo. Xelq ‘Tylk e C’tenz, dois Ussan Sangheili, acompanharam D’ero’ S’bud e G’torik ‘Klemmee às montanhas do norte de Zolam, onde viram a paisagem do estado de uma cúpula ao lado do penhasco. D’ero disse a Xelq que eles iriam visitar Zolam em um momento mais seguro, já que as tensões de guerra ainda estavam presentes no estado.

Thasan

Thasan é uma cidade-estado em Sanghelios. A linhagem Talam, que ocupou esta pequena cidade-estado Sangheili, foi extinta em 2552, após a morte dos irmãos Thon e Reff ‘Talamee.

Xellus

Xellus era uma cidade-estado de Sangheili em Sanghelios, lar do clã Xellus. Sua principal fortaleza foi Xellus Keep. Em 852 aC, Ussa ‘Xellus advertiu os residentes do estado a não confiarem no recém-formado Covenant ou no San’Shyuum. O Covenant soube das palavras heréticas de Ussa e os combatentes de ataque foram enviados para destruir a fortaleza de Xellus. Depois que a fortaleza foi destruída, o resto do estado foi atacado pelos militares do Covenant. O Covenant esperava que o ataque acabasse com a rebelião, mas muitos dos residentes do estado sobreviveram e fugiram para a região de Nwari, no pólo sul de Sanghelios.

Vadam

Vadam é um estado Sangheili que abrange parcialmente partes de Qivro e Yermo, continentes em Sanghelios. Foi nomeado após o seu fundador Ther ‘Vadam, o ancestral da Câmara de Vadam. As linhagens que controlam o estado compartilham o sobrenome Vadam, que é o costume de nomeação dos Sangheili.

O estado de Vadam foi nomeado após Ther ‘Vadam, que foi dito ter sido preso por seus inimigos. Ele estava faminto na prisão e ainda se recusou a se matar. Ele acabou se tornando tão magro de fome que foi capaz de deslizar seu corpo através das barras de sua janela. Mesmo em seu estado fraco, ele conseguiu escalar os penhascos de Vadam e nadar pelo rio que cercava a fortaleza. Ele teve que andar muitos dias e teve que comer vermes e restos para se manter vivo.

Ele logo se deparou com o vasto deserto que estava no interior da terra Sangheili. Ele começou a reconstruir sua força e resistência nos anos vindouros, e conseguiu fazer alianças com outros errantes. Seus aliados recém-descobertos tinham status mais baixos que os de Vadam, mas estavam dispostos a lutar sob a liderança de Vadam. Agora que ele tinha guerreiros sob seu comando, ele retornou para Vadam Keep. Ele derrotou com sucesso aqueles que haviam aprisionado e humilhado ele.

Durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili, o estado de Vadam foi uma das muitas cidades-estado Sangheili atacadas pelo Reformist San’Shyuum. No entanto, sua fortaleza foi muito bem defendida e resistiu ao ataque.

Em março de 2553, os insurgentes Sangheili, liderados pelos Servants of Abiding Truth, lançaram um ataque contra o estado de Vadam. Juntamente com nove naves e forças de Nuan Keep e Rtova Keep, a Avu Med ‘Telcam comandou o ataque da fragata Unflinching Resolve. Eventualmente, o Unflinching Resolve sofreu um impacto direto e caiu. Apesar de ser pego de surpresa, parecia que Arbiter seria vitorioso, no entanto, espalhou-se a notícia de que ele permitia que os humanos pousassem em Sanghelios; isso fez com que muitos se aliassem aos Servants of Abiding Truth e a maré virou a favor deles. O Arbiter foi pego de surpresa quando seus reforços não conseguiram chegar a tempo, e ele relutantemente aceitou a oferta do almirante Terrence Hood por ajuda na defesa dos atacantes. A Infinity da UNSC destruiu as forças rebeldes com uma ronda de MAC, deixando uma grande cratera perto da costa de Vadam e efetivamente acabou com o ataque.

Em outubro de 2558, após a morte de Jul ‘Mdama, os remanescentes de seu Covenant lançaram um ataque desesperado contra as terras de Vadam, na esperança de matar o Arbiter diretamente. Com a ajuda do Fireteam Osiris, as Swords of Sanghelios conseguiram afastá-los e lançar um contra-ataque na última fortaleza mantida pelo Covenant em Sanghelios-Sunaion.

A fortaleza de Vadam é uma grande fortaleza construída em forma de castelo na base da Montanha Kolaar, Sanghelios e foi fundada durante a primeira era exploratória da Sangheili. A trinta quilômetros de distância, havia um porto que trazia lucros e riqueza para o estado de Vadam. A região de Vadam é um grande vale que leva ao porto e todas as terras, casas e propriedades que fazem parte dela estão espalhados. A terra é bem desenvolvida; prédios se estendiam por todo o estado, do vale sob a fortaleza até os campos onde os servos trabalhavam. Os servos de Vadam também parecem fortemente motivados e eficientes, pois suas grandes ambições são aumentar, ganhar distinção e receber uma posição dentro da fortaleza.

Continentes de Sanghelios

Kaepra

Kaepra é um continente em Sanghelios, a ilha de Alytcos fica ao lado da costa norte de Kaepra.

Estados de Kaepra

  • Lodam

Qivro

Qivro é um dos cinco continentes em Sanghelios, a terra natal dos Sangheili. Quando um Guardian foi descoberto na costa de Qivro, antigos anciãos Sangheili estabeleceram fortalezas de pedra na costa do continente para observar e adorar a imensa construção. Séculos depois, a cidade de Sunaion foi construída perto do Guardian. Antes de o Sangheili entrar em uma corrida espacial, Qivro caiu sob o controle do tirânico Arbiter Judge-King  Qivro. O Arbiter acabou sendo derrubado por uma coalizão de Kaidons conhecida como Swords of Sanghelios. Após a queda do Covenant, Qivro se tornou o ponto focal para a guerra civil resultante, quando as Swords of Sanghelios e o Covenant de Jul Mdama lutaram pelo controle do Guardian na costa do continente.

Qivro é a localização de Nuusra, uma região do planeta que abriga numerosos templos e ruínas históricas Sangheili. O Mar Csurdon está localizado ao largo das costas das ruínas de Nuusra. As regiões do sul do continente abrigam o estado de Zolam, uma cadeia montanhosa e o Temple of the Sundered Sky. O deserto de Qivro era o lar do estado de Bothaes.

Estados de Qivro

  • Bothaes
  • Sunaion
  • Nuusra
  • Zolam

Tolvuus

Tolvuus é um continente em Sanghelios. É o lar de armas de Achoem, desenvolvedores das torres Shade, o Type-56 Lich e o Type-44 Phantom. Cinco quilômetros de armas de Achoem era a região de Qish’tani, localizada na periferia nordeste do continente. Vários compromissos dos Anos Sangrentos ocorreram em Tolvuus.

Vaardma

Vaardma é um dos cinco continentes de Sanghelios.

Yermo

Yermo é um continente no planeta Sanghelios, o planeta natal dos Sangheili. A região de Iruiru estava localizada em Yermo, nos aglomerados de túmulos ocidentais do continente. O norte de Yermo apresenta cordilheiras e abriga o velithra. Yermo já abrigou a faculdade de guerra mais proeminente em Sanghelios e ainda abriga um arsenal em sua região de Iruiru. O renomado estado de Vadam está localizado no continente. O nome do continente também é o de uma planta.

Para os anos finais da Guerra de Inícios, partes do continente foram atacadas pelos San’Shyuum Reformists quando Sanghelios foi invadido. Vários estados de Yermo foram atacados, incluindo Vadam, embora a fortaleza do estado fosse capaz de sobreviver ao ataque. Vadam foi mais uma vez atacado, em 2553 pelos Servants of Abiding Truth, durante os Anos Sangrentos. Este conflito também viu a destruição do colégio de guerra do continente entre 2553 e 2555.

Estados de Yermo

  • Vadam

Fonte

HaloPedia



Comentários