A Arma

Pedro Costa, 12 de dezembro de 2022

A Arma, também chamada de The Weapon, é uma nova personagem apresentada na franquia Halo com a sua primeira aparição em Halo Infinite, sendo uma das personagens principais acompanhando o Master Chief na história do jogo.

Para deter a ameaça de Cortana, a Doutora Catherine Elizabeth Halsey decidiu criar uma cópia exata da IA vilã como uma forma de detê-la. Por isso, lhe foi dada o nome de “Arma”.

Apesar do plano visar que A Arma deveria se manter em atividade apenas até sua missão ser concluída, Master Chief decidiu não deletá-la e a manteve como assistente e amiga, assim como era Cortana antes dela se voltar contra a humanidade.

História

Criação

Em outubro de 2559, a Dra. Halsey despachou o Blue Team para recuperar três caixas criogênicas sob as ruínas da Base CASTLE. Halsey insistiu que o que eles estavam recuperando era a chave para parar a Cortana, e o conteúdo da lixeira com os restantes do cérebro clonado de Halsey foi usado ​​por ela para criar A Arma. Ela teria a missão de entrar em uma instalação para imitar Cortana e trancá-la para recuperação, sendo uma cópia exata da própria IA.

Zeta Halo

A Arma foi apresentada ao Master Chief em 2559 a bordo da UNSC Infinity, quando a nave estava prestes a ir ao Zeta Halo para por o plano de derrotar Cortana em prática.

John-117: Ela se parece com ela.
Halsey: Se você diz. Eu vejo outra coisa. Algo mais inocente… de um tempo mais simples.
John-117: Ela me conhece?
Halsey: Não. Ela é uma lousa em branco. Sem memórias, sem história. Seu núcleo está quase completo. Quando estiver pronto, caberá a vocês dois. A arma irá prendê-la. Você vai recuperar Cortana e trazê-la de volta aqui.
John-117: Para execução.

Halsey: Para exclusão. Estamos em guerra, Master Chief. Se você acha que não pode fazer isso… Agora é a hora de renunciar. Tenho certeza de que Spartan Locke está disponível.
John-117: Isso não será necessário.
Halsey: Ótimo. Amanhã vai testar todos nós.

A nave chegou à órbita do anel em dezembro de 2559 e manteve o seu contingente a postos para iniciar a missão. Porém, a inicialização da Arma demorou mais que o esperado, fazendo com que a Infinity tivesse que esperar. “Eu não gosto dessa espera. Estamos sentados como patos aqui.”, disse o capitão Lasky.

A Arma foi colocada em atividade pela primeira vez no Zeta Halo.

Durante a espera, Os Banidos aproveitaram para transportar sua frota para as proximidades do anel e atacar as naves da Infinity de forma brutal. Diante da situação, o capitão não viu outra saída a não ser inicializar A Arma mesmo antes dela estar totalmente pronta.

Enquanto o Master Chief defendia a Infinity dos Banidos e Lasky era escoltado para um dropship, Arma estava no anel e conseguiu aprisionar a Cortana no Auditório Silencioso — uma instalação do Zeta Halo — de forma remota. Num último ato de redenção, Cortana se auto-destruiu e danificou o anel para evitar que Atriox o usasse contra a humanidade. A então vilã também desativou a rotina de exclusão da Arma para que ela pudesse acompanhar John-117 no futuro.

Se Juntando ao Master Chief

Depois destes acontecimentos, Arma foi deixada ativa dentro da fundação do anel. Depois de 6 meses após a derrota de Cortana, Master Chief voltou para a Arma, que por sua vez ficou surpresa que sua exclusão foi evitada misteriosamente. A própria IA sugeriu a Chief que ele a excluísse, já que sua missão de havia sido concluída e o plano era que ela deveria ser deletada, mas o Spartan negou, afirmando que eles agora tinham uma nova missão: derrotar os Banidos e descobrir a razão de sua deleção ter sido interrompida.

Após 6 meses sozinha na fundação do anel, A Arma foi encontrada pelo Master Chief.

Ao retornar a superfície, Arma também desempenhou a função de remover do sistema inimigo bases banidas e bases humanas que haviam sido capturadas, começando com o Posto Avançado Tremonius. No local, os dois receberam a Pelican de Fernando Esparza, que estava auxiliando Chief. Inicialmente, o humano se demonstrou assustado e temeroso com a IA, já que ela tinha uma aparência semelhante à Cortana. Porém, logo eles se tornaram grandes amigos.

Em seu primeiro encontro, Fernando Esparza se mostrou amedrontado com A Arma.

Outras funções da IA que foi importante para John foi a de controlar terminais Forerunners e Banidos, coletar dados dos misteriosos artefatos do Zeta Halo e dar informações acerca do ambiente em que eles estavam.

“As missões mudam, elas sempre mudam”

A primeira missão pós-recuperação da Arma foi receber um sinal de socorro vindo do Spartan Griffin, que foi capturado na Torre de Chak’Lok. Ela e Chief chegaram ao topo da base inimiga graças a IA ter ativado um elevador por meio de um terminal da base. Antes de Griffin morrer, o Spartan deu a informação de que a facção inimiga estava buscando algo em um local de escavação próximo.

Ao chegar na área de escavação, os dois foram surpreendidos por um laser de mineração dos Banidos que quase os acertou. Após Master Chief se livrar de soldados inimigos do local, Arma conseguiu desativar o laser, assim deixando caminho livre para que os dois chegassem ao Conservatório — uma instalação Forerunner subterrânea.

A Arma se mostrou bastante efetiva em hackear terminais Forerunners e Banidos.

Encontro com a Harbinger

No Conservatório, Arma e Chief foram surpreendidos ao descobrir que a monitora do Zeta Halo, Despondent Pyre, estava aprisionada lá enquanto sofria ataques de inimigos até então desconhecidos, os Skimmers. Embora tenham se esforçado para passar pelas linhas inimigas e chegar ao centro do Conservatório o mais rápido possível, eles não chegaram a tempo de salvá-la. Após ouvirem gritos e a voz de uma misteriosa inimiga, a monitora foi encontrada morta com seu encéfalo removido.

Seguindo o rastro do assassinato, eles chegaram a Harbinger no topo do local, uma das líderes de uma misteriosa nova espécie — os Xalanyn, também chamado de Endless. A Endless estava com o encéfalo da monitora do anel em suas mãos e o usou para iniciar o processo de reconstrução do Zeta Halo com o objetivo de reconstruir o Auditório Silencioso e encontrar o resto de sua espécie. Ela então paralisou a armadura do Master Chief, impedindo-o de se mover até que Arma conseguiu desativar o efeito e libertá-lo. O momento foi seguido de um curto embate entre os dois até que a Harbinger misteriosamente sumiu.

Após sair do Conservatório, diversas torres foram ativadas por todo o anel. Elas serviriam para iniciar a reconstrução das áreas destruídas da Instalação 07 e, portanto, deveriam ser desativadas por Chief e Arma. Além do perigo da Harbinger, a reconstrução total do anel significaria que ele se tornaria operacional novamente — isto é, pronto para ser disparado e matar toda vida em um certo raio de extensão, o que era a motivação de Escharum para se aliar com a Endless.

A Reformation se dá por meio de Spires, tendo uma delas se erguido diante do próprio Master Chief após sair do Conservatório. Ao tentar desativar a primeira torre, os dois foram recebidos com uma reação hostil do submonitor Adjutant Resolution, que seguiu sua programação e os atacou, mas foi derrotado. A desativação fez com que a estrutura do local cedesse, obrigando Master Chief a pular do seu topo e ser resgatado pela Pelican de Fernando Esparza no meio do ar.

Durante a fuga, o veículo foi atingido por 3 armas anti-aéreas dos Banidos e foi forçado a ter um pouso de emergência. Após uma longa missão que envolveu enfrentar várias tropas inimigas — incluindo os habilidosos Spartan Killers Hyperius e —, as 3 AA foram desativadas pela Arma.

Durante o reencontro com Fernado Esparza, ele demonstrou-se cansado de viver em meio àquela guerra, dizendo que os dois deveriam abandoná-lo “com o lixo, já que ele não servia para nada”. Arma e Chief então o consolam e dizem que ele seria importante para enfrentar Os Banidos. O Piloto é convencido e então eles continuam a jornada em direção a Torre central de onde a Reformation foi iniciada.

A Arma é de grande valor emocional na campanha de Halo Infinite.

Afim de ajudar Master Chief a acessar o Command Spire, Arma teve que interagir com quatro Emissores de Feixe Forerunner com o objetivo de substituir um bloqueio na Torre de Comando. Durante o hackeamento, a IA foi observada por outra presença e foi apenas no quarto farol que ela percebeu que, na verdade, era a Harbinger a espionando.

Nexus e tentativa de deleção

Master Chief sugeriu parar e criar um impasse, e Arma o avisou que a Harbinger estava perto e que ela acabaria encontrando um caminho. Porém, sem muitas opções para impedir a Reforma, o Spartan permitiu que a IA continuasse.

Após ganhar acesso ao Nexus, Arma acabou presa no sistema pela Harbinger. Ela implorou ao Master Chief por ajuda, porém, preocupado que a IA tivesse sido comprometida, ele passou pela autenticação para excluir manualmente a Arma. Inesperadamente, ela conseguiu se livrar da armadilha da Endless e anulou o protocolo de exclusão. Após isso, ficou desapontada com o fato de Master Chief ter tentado excluí-la.

Master Chief tentou deletar A Arma, mas a IA conseguiu fugir do processo.

A IA continuou a acompanhar o Master Chief, mas seu tom mudou para desânimo e sarcasmo em relação ao Spartan. Os dois chegaram ao topo do Pináculo de Comando e derrotaram o Adjutant Resolution, que retornou em sua armadura para enfrentá-los novamente. Após o confronto, Arma, sem o seu entusiasmo, desligou a rede Spire e interrompeu a reforma do anel.

A Arma ajudou Chief a derrotar Adjuntant Resolution.

Momentos depois, Fernando Esparza chegou em sua Pelican com a notícia que todos os Spires foram desativados, mas a discussão foi interrompida por Jega ‘Rdomnai, que revelou que estava camuflado no veículo. O letal Elite dos Banidos então tomou controle da Pelican e sequestrou Esparza para A Casa da Reconciliação, onde seria torturado por Escharum e usado como isca para atrair o Master Chief.

Arma avisou a Master Chief que o piloto não teria chance contra um Spartan Killer, e Chief pediu que ela o rastreasse e abrisse um portal para algum lugar próximo.

Encarando a Verdade

Durante a missão de resgate de Esparza, Arma chegou à descoberta de que ela era uma cópia exata de Cortana. “Você é ela. Sem nunca ter me conhecido”, disse Chief. Abalada com a notícia, tendo em vista que Cortana havia propagado destruição pela galáxia, Arma restaurou seus processos de deleção e pediu para ser excluída para que não se tornasse um perigo. Porém, John disse que eles deveriam continuar juntos.

Arma: “Como consegue confiar em mim?”

Master Chief: “Eu não confio. Mas quero…”

A Arma descobre que é uma cópia exata de Cortana.

Arma ajudou a guiar o Master Chief através da instalação Forerunner em direção a base em que Esparza estava aprisionado. Ao chegar lá, foram recebidos por tropas dos Banidos e também derrotaram o próprio Jega. Em seguida, foram recebidos por Escharum, líder dos Banidos que desejava uma luta final contra Chief. No fim, o Brute acabou derrotado pelo Spartan com o auxílio e informações da Arma, e Fernando foi libertado.

Porém Chief avisou que haveria consequências enquanto a Arma afirmava que os meandros de qualquer ação eram complexos, confundindo o piloto. Com a Harbinger no Auditório Silencioso, eles precisavam se mover porque o que quer que ela estivesse planejando era pior do que Escharum e os Banidos.

Perseguição a Harbinger

Ao chegar no local, Arma percebeu que aquela foi a Instalação onde a Cortana foi bloqueada e morreu. Navegando pela estrutura, os dois testemunharam as memórias de Cortana enfrentando Atriox com palavras após ser trancada pela própria Arma. Estando cercada pelo líder dos Banidos, Cortana escolheu se sacrificar para destruir a parte do anel que continha o Auditório Silencioso, aparentemente matando o líder dos Banidos e, em seguida, teleportou o anel para uma localização desconhecida.

A Arma foi vigiada pela Harbinger.

Depois de alcançar a Harbinger, Arma monitorou as transmissões que estavam indo para outro local e tentou deduzir seu conteúdo enquanto ajudava Master Chief a parar a Endless. Com o passar do tempo, Arma foi inesperadamente auxiliada em seu trabalho por uma entidade desconhecida dentro dos sistemas do Auditório Silencioso. 

Quando o Harbinger morreu, ela enviou uma transmissão final para um local desconhecido que Arma não foi capaz de decifrar. Após o confronto, um último eco de Cortana surgiu diante dos dois. A IA havia preparado esta mensagem e todo o seu plano para ajudar Chief e Arma em apenas alguns milésimos, sendo capaz de até mesmo prever o que a nova IA diria. Ela finalmente se despediu de John e disse para os dois aprenderem com os erros dela.

Com o Auditório Silencioso desmoronando, Master Chief e Arma fugiram por um portal que apareceu repentinamente e voltou à superfície. para sua surpresa, Arma descobriu que eles haviam sumido por três dias, mesmo tendo experienciado alguns segundos. Em seguida, foram extraídos por Fernando Esparza em sua Pelican.

Preparando-se para continuar a luta com os Banidos, Arma perguntou a Fernando seu verdadeiro nome — já que, até este ponto, eles apenas o chamavam de Echo-216 — ele finalmente se apresentou como Fernando Esparza. Por sua vez, ele questionou a IA de qual seria seu verdadeiro nome, já que “Arma” era apenas uma formalidade para sua missão original. 

Em vez de escolher si mesmo, o Master Chief reafirmou que Arma tinha liberdade escolher seu próprio nome, assim como Halsey havia feito para Cortana. A Arma informou a seus companheiros que ela tinha o nome perfeito para si mesma e eles voaram juntos na Pelican.

A Arma, Chief e Esparza formaram um grande trio.

Personalidade e características

Ao contrário da Cortana, Arma tem uma personalidade ensolarada e ingênua devido à sua pouca idade e falta de experiência, sendo em muitos momentos otimista mesmo em situações sombrias. Ela também tem algumas características compartilhadas da antiga IA, como em muitas vezes estalar os dedos ao executar uma ação e, por possuir os mesmos sistemas de Cortana ela possuí a habilidade de invadir sistemas alienígenas ou sabotar coisas. Depois que Master Chief tenta exclui-la, Arma fica profundamente chateada porque ele deveria protegê-la e eles deveriam ser uma equipe.

A Arma é uma personagem carismática de Halo Infinite.

Curiosidades

  • O código de exclusão de Master Chief para A Arma é “RED FLAG 034 SAMUEL” Red flag é a missão para o “Mundo Natal do Covenant” High Charity enquanto Samuel-034 era seu melhor amigo antes de Sam morrer na Batalha de Chi Ceti em 2525.
  • Em Halo Infinite, Arma primeiro transfere para o chip de cristal de dados tocando-o da mesma forma que Cortana fez em Halo 3.
  • Em Halo 4 , Cortana prevê brevemente a futura parceria do Master Chief e da Arma no final da Fase Composer disendo a Master Chief que eles o combinaram com outra IA

Ficha Técnica

  • Serviço Iniciado: 11 de dezembro de 2559
  • Gênero: Feminino
  • Cores: Azul
  • Afiliação: Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC)
  • Função: Imite Cortana e bloqueie-a para recuperação, fornecer suporte para John 117
  • Número de Serviço: CTN 0453-0

Aparições

Halo Infinite

Fontes



Comentários