Harbinger

Willian Santos, 25 de novembro de 2022

A Harbinger (Arauto em português), também chamada de Harbinger da Verdade, é uma vilã introduzida em Halo Infinite e uma das líderes dos Xalanyn/Endless, nova raça apresentada no jogo. Assim como os outros membros de sua espécie, ela foi descoberta pelos Forerunners após o disparo dos Halos e acabou aprisionada no Zeta Halo por milênios, até ser acordada por Escharum a mando de Atriox.

A Harbinger despertou com o objetivo de libertar os outros membros de sua espécie, que estavam aprisionados em um local desconhecido do próprio Zeta Halo. Para esse fim, formou uma aliança com os Banidos para iniciar a restauração da área destruída do Zeta Halo, o que incluiria o Auditório Silencioso.

Bem sucedida em sua missão, a Endless conseguiu acesso ao local e conseguiu estabelecer uma conexão com algum outro local ou entidade no anel que libertaria o resto de sua espécie.

História

Vida antes do aprisionamento no Zeta Halo

A Harbinger foi uma dos principais Endless. Em 97.368 B.C, os últimos Forerunners restantes levaram a Instalação 07 ao planeta natal dos Xalanyn e se reuniram com a misteriosa raça recém-descoberta após a surpreendente constatação de que ela havia sobrevivido ao disparo dos Halos. Porém, o encontro diplomático acabou se transformando em uma derrota para os Endless, que foram julgados no Auditório Silencioso uma ameaça pelos Forerunners e condenados ao exílio no Zeta Halo. Durante o aprisionamento, foram submetidos a estudos pelos Forerunners e pela monitora do anel.

Um dos principais argumentos dos Forerunners era a possibilidade, deixada implícita, de que os Endless poderiam, de alguma forma, manipular o tempo. Além disso, a existência dos Endless significaria um grande perigo para o plano dos Forerunners de passar o Manto da Responsabilidade para a humanidade, pois eles representariam um grande desequilíbrio na Via-Láctea após o fim do repovoamento.

A Harbinger classificou o ato como uma injustiça, afirmando que sua espécie foi impedida de se defender, passando a odiar os Forerunners desde então.

Descoberta pelos Banidos e Cortana

Pouco se sabe como os Banidos e Cortana descobriram a presença dos Endless no Zeta Halo milênios após seu aprisionamento. Algo que nem o Covenant, a humanidade ou qualquer outra civilização ou facção havia conseguido. O que se sabe é que Atriox fez uma grande descoberta durante seu período na Ark, que o levou a abandonar a instalação e retornar para Via-Láctea com um “propósito maior”.

A ideia de que os Forerunners escondiam uma grande mentira e de que a Harbinger poderia ser encontrada na Instalação 07 foi passada para Escharum, que aparentemente se mostrou cético no início, mas continuou a seguir os planos do líder mesmo após acreditar que Atriox estava morto.

A busca da localização da Harbinger pelo anel levou cerca de 4 meses. Em abril de 2560, os Banidos tomaram conhecimento de que uma instalação Forerunner existia abaixo de uma nave humana caída, a UNSC Mortal Reverie. A região, que havia sido transformada em base por alguns Spartans, cientistas e outros sobreviventes humanos, foi atacada em uma ofensiva liderada pelo Brute Tremonius, resultando na morte ou captura da maioria dos humanos que ali residiam.

Entre os capturados, estava Lucas Browning, que foi levado à prisão chamada de Redoubt Of Sundering — presente na campanha de Halo Infinite — e que depois foi usado para libertar a Endless.

Libertação no Zeta Halo

Em 18 de abril de 2560, a Harbinger foi liberta de seu cylix pelo toque do humano Lucas Browning, que foi forçado pelos Banidos a interagir com um terminal Forerunner — apenas humanos, os reclaimers, podem fazer isso. Entre outros Banidos presentes na ocasião estava Escharum, War Chief da facção e que viria a se tornaria o principal contato da Xalanyn com as forças dos Banidos. Suas primeiras palavras após a libertação foram “Eu sou a Harbinger da verdade, e tudo o que você sabe deverá ser desfeito”.

Tortura de Lucas Browning

Um dos primeiros desejos da Harbinger foi ter Lucas Browning para si. Entre abril e maio de 2560, o humano, que havia sido capturado ao se sacrificar para salvar seus amigos que estavam fugindo de Tremonius durante o ataque à base humana nos destroços da Mortal Reverie, foi ativamente torturado psicologicamente pela Endless. A seu mando, o Elite Chak’Lok, que já havia torturado Lucas por vários meses em sua Torre, o levou para a Harbinger na Casa de Reconciliação.

Ao chegar lá, a Harbinger questionou Lucas sobre o seu tratamento injusto na torre de Chak e disse: “Não somos tão diferentes nisso. Eu também conheço intimamente a injustiça. Ser condenado por crimes que não são seus.”. Quando o humano soltou algumas palavras, a Endless disse “Quieto. Eu devo falar e você deve ouvir”. Em seguida, lhe ofereceu um volume considerável de comida, uma quantidade que ele não havia consumido desde que havia chegado no anel com a Infinity. Afinal, havia passado meses sendo torturado e, antes disso, vivendo nas matas do Zeta Halo com outros humanos se escondendo dos Banidos.

Após a refeição, a Harbinger iniciou a sua conversa com Lucas. O conteúdo destas várias conversas ainda não foi revelado, mas elas levaram o humano a ficar insano. As palavras da Harbinger se infiltraram de forma tão poderosa na mente de Lucas que ele mal conseguia andar, sendo descrito como um “fantasma” por todos que o viam. Em algum momento, Lucas passou a apenas repetir palavras que não aparentavam ter conexão umas com as outras “Espaço fechado… fora dos limites… ainda estavam lá… eles ainda estavam lá… os únicos…Preço pago… sentença dada… nunca soubemos… tão velho… até agora…”. Nas palavras de Chak’Lok, a fraca mente humana não seria capaz de suportar as poderosas palavras da Endless.

Na última conversa registrada entre os dois, em 15 de maio de 2560, tudo o que ele repetia eram alguns números em sequência “Quatro, dois… quatro… um… zero. Zero… dois, dois… um… quatro…”

A Harbinger terminou perguntado a Lucas se ele entendia o porquê “daquilo” ter que ser feito, chamando os Banidos de animais primitivos e relembrando como a humanidade antiga era inimiga dos Forerunners, mas que foram poupados.

“Você foi poupado. Perdoado. Um luxo que não nos foi concedido. Para aqueles que eles não podiam controlar. A humanidade foi a culminação de seu plano final. Mas os planos mudam. Estamos voltando.

Aliança com os Banidos

A Harbinger e os Banidos então formaram uma aliança para reconstruir o Zeta Halo, que havia sido parcialmente destruído por Cortana meses antes. A reconstrução permitiria aos Banidos terem ao seu dispor um anel pronto para ser disparado e à Harbinger o acesso ao Auditório Silencioso, local onde sua espécie foi julgada e onde ela poderia encontrar uma forma de libertá-los.

Quando ela foi liberta, os Banidos já haviam iniciado uma operação de escavação acima da instalação Forerunner “Conservatório”. Lá, eles poderiam encontrar e capturar a monitora do Zeta Halo, Despondent Pyre, e ter acesso aos códigos de controle do anel.

Indestrutível para os meios tecnológicos disponíveis e conhecidos pela humanidade, o metal Forerunner que envolvia o Conservatório deveria ser suficiente para impedir o progresso da escavação, porém a Harbinger usou a sua tecnologia para aprimorar o laser dos Banidos, que conseguiram acesso à instalação por meio de um enorme buraco feito na fundação do Zeta Halo.

Início da Reforma (Reformation)

Após tomar para si o núcleo da monitora do Zeta Halo e, consequentemente, matá-la, a Harbinger foi seguida pelo Master Chief, que havia chegado ao local graças a uma informação dada por um Spartan capturado pelos Banidos meses antes, Soren.

Os dois se encontraram no topo da instalação, ocasião em que a Harbinger chamou o Spartan por Reclaimer. Afirmando conhecer a humanidade, a Harbinger proclamou que a espécie não seria o futuro. Utilizando o núcleo de Despondent Pyre para iniciar a reforma do Halo, a Endless entrou em um curto embate com o Spartan enquanto as torres de reforma do anel começavam a se erguer por todas as regiões destruídas (uma função aparentemente única da Instalação 07). Após o confronto, a Harbinger se retirou para a Torre de Comando, onde tentou iniciar a sequência de ativação da reforma.

O Master Chief, a Arma e o Piloto Fernando Esparza passaram a concentrar seus esforços em impedir a reforma do anel, tendo conseguido invadir a torre de comando e desativar a operação horas depois. Escharum acusou a Harbinger de falha mas, àquela altura, algumas partes do anel já haviam sido reconstruídas.

Volta ao Auditório Silencioso e morte

Apesar da reforma ter sido interrompida pelo Master Chief e pela Arma após terem acesso à torre Nexus, o Auditório Silencioso foi reconstruído parcialmente a tempo. A Harbinger se dirigiu à instalação ainda na incerteza se a reforma parcial seria suficiente para libertar sua espécie.

O Master Chief, que teve que desviar seu foco para resgatar o sequestrado Fernando Esparza e então matar Jega’Rdomnai e Escharum, chegou ao auditório momentos depois.

Antes do confronto final entre os dois, a Harbinger iniciou uma misteriosa operação no centro de uma sala do Auditório que se conectava a três estátuas que a cercavam. Durante a operação, a Endless deixava o campo de energia para enfrentar o Master Chief pessoalmente, auxiliada por forças dos Banidos.

Após estabelecer conexão com a terceira estátua, é deixado implícito que uma varredura no Zeta Halo foi concluída e que os Endless restantes haviam sido finalmente localizados. O Master Chief, porém, consegue derrotá-la em combate.

Em seus momentos finais, a Harbinger se comunica com um aliado misterioso não presente fisicamente no local, afirmando que os Endless iriam retornar: “Você tem o que precisa. Diga a eles… Lamento que tenha demorado tanto…”.

Em seguida, com suas últimas palavras, ela se dirige ao Chief e diz que apesar de o tempo dela ter chegado ao fim, os Endless se certificariam que o do Spartan também chegaria, morrendo logo em seguida.

Personalidade e motivações

A Harbinger se mostrou uma figura um tanto quanto misteriosa, ao menos para os que não são de sua espécie. Nem mesmo Escharum, com quem havia se aliado por alguns meses, possuía informações completas sobre ela, pois a Endless usava frases dúbias e “charadas” para se comunicar. Pouquíssimo se sabe sobre sua origem, seu planeta natal ou suas outras filiações pessoais.

Seu real conhecimento ainda também é um mistério e ele pode ser considerado até mesmo perigoso para humanos, tendo em vista que Lucas Browning ficou insano apenas ouvindo suas palavras.

A Harbinger mostra ter como sua principal motivação a libertação de seu povo e alcançar os objetivos ainda não revelados dos Endless, bem como a busca por justiça contra os Forerunners.

Ela também não demonstrou nenhuma motivação contrária ou positiva a nenhuma espécie ou civilização específica além dos próprios Forerunners. Em seu primeiro encontro com o Master Chief, ressaltou que os dois não são inimigos, mas acabou tendo que enfrentar o Spartan e seus aliados após perceber que eles seriam (e foram) uma ameaça a seu plano. A aliança com os Banidos também não foi fruto de simpatias, mas apenas da busca por objetivos comuns dos dois lados. Por trás de Escharum, ela até mesmo se referiu à facção como “animais primitivos”.

Aparições

  • Halo Infinte
  • Halo: The Rubicon Protocol
  • Halo Encyclopedia (2022)

Artes conceituais

Fontes:

Halo Infinite

Halo: The Rubicon Protocol

Halopedia



Comentários