Okro ‘Vagaduun

Rodrigo R. da Silva, 1 de abril de 2023

Okro ‘Vagaduun é um dos chefões da campanha de Halo Infinite. O Elite nascido em 2493 foi considerado um dos mais letais guerreiros do Covenant nos últimos anos da guerra. Durante o início de sua carreira, foi treinado pelo respeitado guerreiro Toha’ Sumai.

Após se juntar aos Banidos, acabou assassinando o próprio mestre para mostrar lealdade à Atriox. Okro ‘Vagaduun também esteve presentes em missões da facção na Ark (Instalação 00) e no Zeta Halo (Instalação 07).

História

Nascimento e treinamento

Okro ‘Vagaduun nasceu no dia 2 de março de 2493 no planeta Feldokora, localizado no sistema Zethro’Kal. Entretanto, outras fontes oficiais afirmam que ele nasceu na lua de Sanghelios chamada de Suban.

Vagaduun foi treinado por Toha ‘Sumai, um mestre de lâminas do clã ‘Sumai.

Período no Covenant

Assim como a maior parte dos Sangheilis, Okro ‘Vagaduun eventualmente se juntou ao Covenant. Nos últimos 10 anos da guerra contra a humanidade, foi considerado um dos mais letais da aliança. Ele recebeu o título de Mestre de Lâminas do Ministro da Resolução.

Luta contra o Covenant

Eventualmente, Okro ‘Vagaduun se juntou ao clã Bloodbrave Guardians of Suban. Este grupo de mercenários havia rejeitado se juntar ao Covenant para manter a pureza do povo Sangheilli.

Nos anos finais de guerra, o Covenant enviou tropas para eliminar todos os membros do clã, e ‘Vagaduun foi o único sobrevivente.

Se juntando aos Banidos

Durante sua fuga, Okro ‘Vagaduun encontrou Decimus, War Chief dos Banidos. Um lugar na facção de Atriox foi oferecida ao Sangheilli, que aceitou a oferta após relutar por um ano.

Para declarar lealdade a Atriox, Okro foi ao encontro de seu antigo mestre, Toha ‘Sumai, para assassiná-lo. Ele não tinha um desejo pessoal de fazê-lo, mas aprendeu com Atriox que deveria deixar para trás suas amarras com o passado. E assim Toha ‘Sumai foi morto.

Missão na Ark

Em 2558, parte dos Banidos foram à Instalação 00 em uma nova missão. Após meses de batalha contra os humanos da Spirit Of Fire e o Flood na Ark, a missão de Atriox lá estava completa. Assim, ele decidiu retornar à Via Láctea para uma missão mais importante.

Para isso, Okro ‘Vagaduun teria que encontrar um cristal Slipspace que seria usado para abrir um portal entre a Ark e Reach. Do outro lado do portal, Escharum e outros Banidos também usariam outro pedaço do cristal para que o portal pudesse ser ativado.

Em 2559, Okro ‘Vagaduun e outros soldados se dirigiram à nave Forerunner Anodyne Spirit, que foi usada pelo Covenant para abrir um portal da Terra para a Ark em 2552. Dentro da nave, os Banidos encontraram antigos soldados do Covenant que estavam sobrevivendo desde aquele época. Os soldados se mostraram hostis e atacaram Os Banidos, que tiveram que se sacrificar para a operação ser um sucesso. Apenas Okro’Vagaduun e e um Jiralhanae chamado Minas conseguiram sair vivos da nave portando o cristal.

Momentos depois, parte dos Banidos saíram da Ark graças ao portal ativado pelo cristal encontrado por Okro’Vagaduun e Minas e aos soldados que se sacrificaram.

Batalha do Zeta Halo e morte

Em dezembro de 2559, uma grande frota dos Banidos chegou a Instalação 07 para encontrar os Endless, combater Cortana e derrotar a frota da UNSC Infinity. Além de Escharum, Atriox e tantos outros, Okro ‘Vagaduun também estava presente e fazia parte dos Bloodstars.

Em maio de 2560, Okro ‘Vagaduun mantinha posição em uma área da superfície do Zeta Halo com outros soldados. O Sangheilli foi localizado pelo Master Chief e acabou morto em combate.

Aparições

  • Halo: Shadows Of Reach (Sacrifice)
  • Halo Infinite

Fonte

  • Halo Encyclopedia oficial de 2023
  • Halopedia



Comentários