Bonita Stone

Pedro Costa, 19 de agosto de 2023

Bonita Stone é uma Spartan-IV que fez parte da tripulação da nave UNSC Infinity. Presente em Halo Infinite, The Rubicon Protocol e Vertical Umbrage, a Spartan teve uma grande importância na Batalha do Zeta Halo com seu sacrifício final.

Bonita Stone é parte do Fireteam Shadow e também esteve presente na campanha de Requiem, retratada em Spartan Ops, onde lutou contra o Covenant Remanescente.

História

Nascimento e início de carreira

Nascida no planeta Komoia no dia 25 de dezembro de 2535, Stone se alistou na UNSC para servir na nave furtiva Relentless Watch. Lá, ela coordenou esforços de missões de times de reconhecimento após a guerra Humano-Covenant. Eventualmente, ela ingressou no programa Spartan-IV. A experiência anterior dela contribuiu para sua chegada à esquadra Shadow.

Missão em Requiem

Em 14 de fevereiro de 2558, Bonita Stone e sua esquadra, o Fireteam Shadow — de Horatio Fry, Jason Kidman e Nina Kovan — participaram da Operação Vertical Umbrage. A missão foi retratada na história Halo 4 | Vertical Umbrage.

O Fireteam Shadow estava prestes a engajar em uma missão de ataque a um local do Covenant, mas foi realocado de última hora para esta operação. Ela se resumia em invadir e destruir o reator de força da nave do Covenant chamada de Panom’s Canticle, comandada por Ryn ‘Alun, da Silent Blade.

A esquadra sequestrou uma Phantom do Covenant e invadiu a nave com sucesso. Apesar da resistência dos Sangheili que a embarcavam, os quatro Spartans conseguiram eliminar a maioria deles, com exceção do próprio capitão e outros soldados, que acabaram evacuando.

No fim, o reator foi destruído pelo Fireteam Shadow e a nave veio abaixo.

Sobrevivendo no Zeta Halo

Em 2559, Bonita Stone e sua esquadra faziam parte da tripulação da Infinity. Em dezembro daquele ano, a nave foi para a Instalação 07 para enfrentar Cortana e as forças da Created. Entretanto, ela acabou atacada por uma frota dos Banidos e foi severamente danificada em poucos minutos. Diante da situação caótica, Thomas Lasky ordenou que as forças da Infinity evacuassem para o anel, e assim Stone e seu time fizeram.

Dias depois, Stone e outros sobreviventes da Infinity se instalaram nos destroços na nave Mortal Reverie. No local, haviam diversos Spartans, fuzileiros e outros civis da tripulação. Em janeiro de 2560, a Spartan Kovan sugeriu ao Spartan Griffin, líder do grupo sobrevivente, assassinar Escharum — líder dos Banidos. Mesmo com a relutância de outros Spartans, Griffin procedeu com a missão ao lado de 3 outros Spartans.

Entretanto, Escharum já estava a espera da esquadra em sua base, e o grupo de Spartans foi facilmente derrotado pelo War Chief dos Banidos. Antes de ser aprisionado, Griffin conseguiu enviar uma mensagem na qual alertava que os Banidos iriam enviar um ataque contra a base humana e que o Protocolo Rubicon deveria ser ativado.

O ataque brutal dos Banidos, liderado por Tremonius, fez com que a maioria dos humanos sobreviventes no local fossem mortos, capturados ou se espalhassem pelas florestas do anel, onde muitos continuaram a se esconder dos Banidos em cavernas.

Sacrifício final

Meses depois, em 26 de abril, Stone voltou aos destroços da Mortal Reverie. Agora tomada pelos Banidos, a base havia sido renomeada para Posto Avançado Tremonius, em homenagem ao líder do ataque. Além disso, os Banidos descobriram uma instalação Forerunner no subterrâneo do local e passaram a explorar o local.

A Spartan Stone viu a operação e decidiu se infiltrar no local para investigar. Nos corredores da instalação Forerunner, ela encontrou Jega ‘Rdomnai e o Brute Gorian acompanhandos de uma prisioneira humana. Os dois Banidos haviam descoberto a fonte das informações de defesa do Zeta Halo, o que incluiria as coordenadas atuais do anel. Como Cortana havia teleportado a Instalação meses antes para uma localização desconhecida, nem os humanos e nem os Banidos poderiam chamar por reforços.

A prisioneira humana foi usada para interagir com o terminal que continha as informações, já que todos os humanos são Reclaimers. Sabendo que, se os Banidos tivessem aquela informação, a humanidade poderia ser derrotada, Stone decidiu agir.

Ela atacou os soldados Banidos presentes no local e conseguiu roubar o data pod que continha as informações de defesa do anel. Jega e Gorian a perseguiram pelos corredores da Instalação, mas a Spartan conseguiu tirar Gorian de combate, restando apenas o Elite. Os dois entraram em um curto embate até que reforços dos Banidos chegaram ao local, forçando a Spartan a fugir. Porém, ela acabou cercada e foi morta com um golpe da lâmina de Jega ‘Rdomnai.

Antes de morrer, ela havia destruído o data pod e transferido suas informações para o chip em seu capacete. No dia seguinte, um grupo de humanos que buscavam por Stone a encontraram morta e recuperaram as valiosas informações.

Em 28 de maio de 2560, o Master Chief encontrou o corpo da Spartan Bonita Stone e coletou seu módulo de escudo de energia.

Fontes

  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol
  • Enciclopédia oficial de Halo
  • Halo Waypoint
  • Halopedia
  • HaloFandom

Aparições

  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol
  • Vertical Umbrage


Comentários