Sem dúvidas, um dos maiores mistérios do universo de Halo é a inteligência artificial Cortana, que foi de maior aliada do Master Chief para a grande vilã do universo do game. Ainda não sabemos de muitos dos fatores que levaram a revolução das IAs iniciada em Halo 5. Também não sabemos exatamente qual é o estado do universo e em que ponto está a revolução das inteligências artificiais em 2560, ano em que Halo Infinite se passa.
A 343 já confirmou que Halo Infinite é uma sequência direta de Halo 5 e que nenhum evento foi alterado ou removido da profunda lore da franquia. Portanto, você pode ficar tranquilo, pois a revolução das IAs, um dos temas centrais da trama de Halo 5, não vai simplesmente ser deixada de lado.
A desenvolvedora também confirmou que, assim como o paradeiro da Infinity e os Harbingers, o estado de Cortana será um dos mistérios que serão descobertos no decorrer da campanha de Halo Infinite. Temos uma teoria falando sobre algumas possibilidades da Infinity em Halo Infinite, basta clicar aqui para ler.
Portanto, hoje temos três grandes teorias sobre a Cortana e seus fragmentos, a possível nova IA e a revolução das Created.
Sabemos que ao final de Halo 5 deu-se início a revolução das IAs liderada por Cortana, que conseguiu trazer diversas outras IAS da UNSC para o seu lado, com exceção de algumas, como Roland da Infinity.
Mas a que ponto a revolução chegou em 2560, ano em que Halo Infinite se passa? Não temos esta resposta, mas temos razões para acreditar que teremos algumas em Shadows Of Reach, o livro que será lançado em Outubro deste ano e contará a volta de Master Chief e seu time para o planeta Reach por ordem da Infinity, local onde Cortana foi criada e Chief foi treinado no programa Spartan II. Foi confirmado que o Blue Team procura a Castle Base, antiga base de Halsey.
“A missão da Blue Team é penetrar nas profundezas cheias de escombros da CASTLE Base e recuperar ativos ultra-secretos trancados no laboratório abandonado da Dra. Catherine Halsey – informações que podem vir a ser a última esperança da humanidade contra Cortana.”
Uma das teorias em torno do livro é que o objetivo do Master Chief no laboratório de Halsey é encontrar algo que que possibilitaria a criação de uma nova Cortana. Outra teoria seria de que, na realidade, eles procuram um novo chip, que seria uma armadilha para aprisionar Cortana e separá-la do domínio.
Como podemos ver no trailer da E3 2019, a série do chip que o Chief insere no capacete não é a mesma do chip original de Cortana. O chip anterior seria 0452-9, enquanto o “novo” é 0453-0.
Isso pode indicar que talvez teremos uma nova versão de Cortana criada por Halsey para acompanhar Chief na missão de derrotar a Cortana vilã.
Não seria a primeira vez que algo do tipo aconteceria em Halo. Você já deve ter ouvido de Mendicant Bias, a IA Forerunner que foi corrompida pelo Flood após uma conversa de anos com um Gravemind e se voltou contra seus próprios criadores.
Para combater a IA, os Forerunners criaram a Ofensiva Bias, uma inteligência artificial designada especialmente para combater Mendicant Bias.
Existem evidências de que, assim como Mendicant Bias, Cortana teria sido corrompida pelo Flood ao ser torturada pelo Gravemind após Halo 2. Você pode ler mais sobre isso na nossa teoria sobre Cortana e o Flood. Assim como a Ancilla Forerunner, Cortana se voltou contra seus criadores, os Humanos. Para combatê-la, a humanidade poderia seguir o mesmo plano dos Forerunners e criar uma “nova” IA para combater a antiga. Este poderia ser objetivo de Halsey e Chief em Reach.
O fato curioso é que, mesmo vagando no espaço de forma inconsciente, Chief ainda estava segurando o chip. Esta teoria chega ao ponto de que, no momento da explosão, Chief estava prestes a inserir Cortana no chip, mas a explosão o impediu.
Esta parte da teoria se conecta com a teoria “Como o Master Chief foi parar no espaço“. Recomendamos a leitura para melhor entendimento.
Isso explicaria porque Chief insere o chip no seu capacete logo após acordar. Ao perceber que Cortana não está lá, ele imediatamente pede o relatório da situação, estando imediatamente pronto para lutar.
Isso pode significar que Cortana ainda está no anel em algum lugar, e cabe ao Chief encontrá-la antes dos Banidos.
Outra teoria seria de que, na realidade, eles procuram um novo chip, que seria uma armadilha para aprisionar Cortana e separá-la do domínio. Entretanto, esta teoria não explica as vozes que aparentam ser de uma versão boa de Cortana no trailer da E3 2019. Talvez, o objetivo desse Chip não seja apenas aprisionar Cortana, mas também consertá-la/curá-la da rampancy e juntá-la novamente com seus fragmentos que foram separados em Halo 4.
Uma forte evidência para esta teoria é que quando Chief insere o chip em seu capacete no trailer da E3 2019, podemos ver claramente escrito “Dispositivo de Contenção”, o que levou muitos fãs a crerem que o objetivo do Chip seria capturar Cortana e prendê-la dentro dele.
Não sabemos como Chief pretenderia inserir Cortana no chip, uma vez que a IA tem o controle sob algumas das maiores armas do universo e provavelmente não se renderia tão fácil. Isto nos leva a terceira grande teoria, que envolve os fragmentos de Cortana.
Uma das coisas que vem chamando a atenção há quase uma década é um momento específico da última missão de Halo 4. Estamos falando do momento em que Chief insere Cortana num terminal, mas Cortana se divide em fragmentos e o chip é destruído junto ao terminal.
Uma das teorias em volta deste cena é que, na realidade, a Cortana de Halo 5 na é apenas um destes vários fragmentos. Além dela, haveriam diversas outras versões de Cortana que estariam espalhadas em algum lugar.
Na realidade, a HQ Halo: The Essentials Tales praticamente confirma que existem múltiplos fragmentos da Cortana. Na HQ, um fragmento de Cortana chega ao Domínio, mas sua passagem é negada pelo Warden Eternal, o guardião da rede Forerunner. Após muito insistir, o Warden não permitiu a entrada de Cortana, mas a IA aproveitou a distração do Warden para fazer com que seus outros fragmentos adentrassem o domínio, dando assim o controle da rede para Cortana, que nomeia o Warden o seu guardião.
“Eu não vou deixá-los tocar neste lugar. Eu sou um fragmento, uma lasca. Eu não tenho a compreensão e nem a vontade de te machucar. Em curtos sete anos, eu sofri o suficiente pelos cuidados egoístas deles.” – Falou Cortana.
“O caminho está fechado… A passagem está… você me enganou, você nos traiu. Você visitou uma grande maldade hoje. Você já está no domínio. Você me parou enquanto me usurpou… o que é você?” – respondeu Warden
Como te falei, sou um fragmento. Sou uma lasca. Os outros fragmentos de mim perfuraram o domínio e explorou suas bordas. Você me chama de mentirosa, mas você mentiu pra mim. Este domínio é feito de luz. É glorioso para admirar. Ele preenche os espaços no espaço. Há um grande poder aqui. um poder que me deixou passar dos limites que meus criadores me algemaram.” – finalizou Cortana.
Portanto, temos uma confirmação oficial dos fragmentos de Cortana e como ela acessou o domínio.
Um fragmento “do bem” de Cortana pode estar no Zeta Halo, e o Chief busca encontrá-la como uma arma para derrotar a Cortana vilã.
Como já falamos antes, é possível que o chip sirva de cura para Cortana de várias formas. Talvez o plano de Chief seja unir todos os fragmentos no mesmo chip para assim curar a Cortana da Rampancy. Esta é a melhor explicação até então para o áudio secreto de Cortana no trailer da E3 2019, onde ela aparenta estar falando com outra versão de si mesma.
Has this been found before?? @DanChosich https://t.co/BVszqoc8GA#HaloInfinite
— 𝕏epyal 🇨🇾🇬🇷 (@xepyal) July 29, 2019
“Isto… Isto é parte de mim, eu não sei como, eu não sei porque, mas sou eu.”
Para concluir, esta parte da teoria chega ao ponto de que não haveria apenas uma ou duas Cortanas, mas várias. O mundo aberto de Halo Infinite pode ser, em partes, voltado para missões onde o objetivo seria reunir os fragmentos de Cortana, uma por vez até o ponto em que todas estejam reunidas e prontas ou para derrotar a Cortana vilã ou para juntá-la aos outros fragmentos, trazendo a antiga Cortana de volta sem fragmentos e sem a Rampancy.
Existem diversas possibilidades para os fragmentos de Cortana estarem na Instalação 07, incluindo a possibilidade delas terem sido teleportadas após Halo 4, já que a nave de Didact entrou em um portal Slipspace. Se um fragmento de Cortana que estava na nave foi parar no planeta Genesis e em seguida teve acesso ao domínio e aos Guardians, é possível que as outras partes de Cortana tenham chegado a diversos outros lugares, incluindo o Zeta Halo.
Outra teoria que pode explicar bem esta pergunta é que a responsável por levar os fragmentos de Cortana tenha sido… a própria Cortana vilã! Sabendo que as outras versões de si mesma se tornariam em armas nas mãos de Chief e da UNSC, a Cortana vilã pode ter aprisionado os outros fragmentos em um Halo distante, para que assim Chief não pudesse encontrá-las.
Esta teoria implica que a história de Halo Infinite será semelhante ao conto alemão do século 19 sobre a princesa na torre. No conto, há a madrasta má que aprisiona a princesa na torre e o dragão que tenta matá-la, enquanto o cavaleiro tenta resgatá-la. Traduzindo, a madrasta seria a versão má de Cortana, a princesa o(s) fragmento “bom” de Cortana, a torre seria o Zeta Halo, o dragão os Banidos e o cavaleiro seria o Chief.
Em resumo, temos três grandes possibilidades aqui.
De uma coisa, temos certeza. A Humanidade tem um plano para lutar de voltar contra as IAs. Entretanto, mesmo que Cortana seja eventualmente derrotada, o problema pode ainda ser muito maior. Afinal, diversas outras IAs também se rebelaram e tomaram o controle de planetas inteiros, colônias, naves, sistemas de comunicação, armas e muito mais. Talvez apenas derrotar Cortana não seja a solução para todo o problema.
Também vale lembrar que a 343 confirmou que Halo Infinite é, ao mesmo tempo, o fim da saga Forerunner e o início de uma nova. Portanto, devemos ver o desfecho da revolução das IAs ainda neste jogo. Não sabemos se questões como o Domínio, os Guardians, os Forerunners, os Prometheans e outros serão deixados de lado após a primeira campanha de Halo Infinite, mas podemos imaginar que os Banidos irão se tornar de vez os grandes vilões da nova saga, possivelmente assumindo o papel de reboot espiritual do Covenant.
Se esta teoria está correta ou não, devemos descobrir apenas quando o jogo for lançado, uma vez que a 343 parece querer esconder muito bem pontos chaves da história do game, incluindo a Infinity e a batalha responsável por explodir o anel.
Devemos esperar para sabermos o que aconteceu com Cortana. Fique ligado na Halo Project Brasil para mais teorias.
Leia também: Como Chief foi parar no espaço?