Tovarus é um Brute dos Banidos, sendo introduzido pela primeira vez como um inimigo na campanha de Halo Infinite.
Quando estava no Covenant, se mostrava bastante insatisfeito com o tratamento da aliança em relação a sua espécie. Isso, além de ver o Profetas como fracos, foi um dos motivos que o fez se juntar aos Banidos após o fim da aliança.
Na facção, Tovarus se juntou a Mão de Atriox, onde se consagrou como um dos Spartan Killers. Até agora, se sabe que ele enfrentou, ao menos, dois Spartans: Theodore Sorel e Master Chief. Ele obteve êxito em derrotar o primeiro, mas saiu derrotado ao enfrentar John.
Tovarus nasceu em 21 de novembro de 2515 em Doisac, planeta natal de sua espécie. Ele possui um irmão, Hyperius, com quem formou uma letal dupla nos Banidos. Sua família vem de uma longa linhagem do alto escalão do clã de senhores da guerra ‘Warial’s Wrath’.
Crescendo no Covenant, ele se sentia cansado da posição de sua espécie na aliança. Mesmo após o Grande Cisma, ele interpretou a situação como um ato de desespero feito por líderes que ele considerava fracos. Para Tovarus, os Profetas iram incapazes de liderar e de controlar o destino dos membros do Covenant.
Diferente do que via nos Profetas, Tovarus viu em Atriox e Escharum qualidades importantes. Isso fez os Banidos atrativo para ele, e o Brute entrou na facção. Eventualmente, ele se juntou à Mão de Atriox, um grupo criado dentro da facção por Escharum para homenagear Atriox — que acreditavam estar morto após uma explosão no Zeta Halo. Lá, ele viu uma oportunidade de realmente subir.
No Zeta Halo, ele viu satisfação em caçar Spartans. Em 15 de maio de 2560, os Spartans Theodore Sorel e Vedrana Makovich adentraram no Conservatório na tentativa de impedir os Banidos de capturarem a monitora da Instalação 07. Os dois foram surpreendidos por outro Spartan Killer, Jega ‘Rdomnai. Makovich se concentrou em enfrentar o Elite, enquanto Sorel fugiu para encontrar Despondent Pyre. Porém, ele foi encontrado por Tovarus e Hyperius, e acabou morto — assim como Makovich.
Spartan Theodore Sorel: “Mako, responda. Responda, Mako. Não. Você não está morta. Você está bem atrás de mim. Eu vou continuar andando. Aquela Elite me pegou muito bem-“
Unggoy: Aggh!
Sorel: “-mas ainda estou vivo. E eu não vou desistir, assim como você. Certo Mako? Protocolo Rubicon. Seguimos lutando. Por todos que perdemos. Para todos na Terra. Nós nunca paramos. Não até-“
[Som: a porta se abre.]
Tovarus: “Olha aí, irmão! Jega deixou-nos restos de comida.“
Hyperius: “O último Spartan. Vamos aproveitar este momento, Tovarus.”
Sorel: “-não até nosso último suspiro.”
[Som: Arma armando.]
Sorel: “Você está no meu caminho. Qual de vocês quer morrer primeiro?”
Em 28 de maio de 2560, Tovarus e Hyperius foram enviados por Escharum para caçar o Master Chief. Os dois irmãos lutaram contra o Spartan, depois dele destruir três armas anti-aéreas. Porém, acabaram não tendo sucesso e foram derrotados e mortos por John-117.
Tovarus, junto com seu irmão Hyperius, é um dos dois chefes finais da fase Pelican Down, de Halo Infinite. Ele veste uma armadura preta e vermelha com um escudo de energia e carrega um Canhão Destruidor.
Tovarus era um Brute arrogante e orgulhoso, e não mostrou muita consideração ao chamá-lo de covarde após sua morte em Halo Infinite — caso Tovarus não morra primeiro. Ao contrário dele, Hyperius promete vingar Tovarus e matar o Master Chief lentamente caso ele morra primeiro.