Conservatório

Willian Santos, 2 de fevereiro de 2023

O Conservatório é uma instalação Forerunner localizada nos anéis Halo. A partir desta instalação, os monitores podem controlar diversos aspectos de seus respectivos Halos.

Apesar de estar presente em diversos anéis, só foi visto pela primeira vez em Halo Infinite, no Zeta Halo. Na Instalação 07, a monitora Despondent Pyre usou o Conservatório para se isolar após se afundar na culpa e vergonha pelo aprisionamento dos Endless no anel. Com isso, ela deixou de se comunicar com os monitores dos outros anéis e nunca apareceu para os cientistas humanos que chegarem ao anel em 2555.

Em 2560, um grupo de sobreviventes humanos, Os Banidos e a Harbinger conseguiram adentrar no Conservatório para achar a monitora.

Ponte de luz ativada na câmara central do Conservatório.

História e objetivo

O Conservatório é uma instalação de alta importância em todos os Halos. Ela foi criada para ser um hub central e uma casa para os monitores dos anéis. De lá, os monitores podem interagir diretamente com toda a rede infraestrutura de suas respectivas instalações, além de receber relatórios, enviar mensagens e iniciar protocolos de restauração.

Entretanto, a maioria dos monitores preferem operar seus anéis em locais designados específicos.

Câmara central do Conservatório.

O Conservatório no Zeta Halo

Após aprisionar e estudar os Endless no Zeta Halo, a mando dos Forerunners, a monitora Despondent Pyre sentiu uma grande culpa. Diante da vergonha causada pela injustiça praticada pelos Forerunners, ela se isolou no Conservatório e parou de se comunicar com os monitores dos outros Halos.

Lá, ela também ganhou a companhia de outros sub-monitores, que assumiram muitas de suas tarefas durante seu período de ausência. Durante todos estes anos, Despondent Pyre sempre esteve “contemplando as decisões dos Forerunners e suas consequências”. No Conservatório, os monitores ocasionalmente entram em um estado que aparenta ser de hibernação, sendo necessário certo esforço para “acordá-los”.

Imagem da câmara central do Conservatório.

Cortana toma o controle do Zeta Halo

Em dezembro de 2559, Cortana chegou ao Zeta Halo e tomou controle do anel. A IA conseguiu trazer a monitora para fora do Conservatório e exigiu que ela lhe desse acesso aos Xalanyn. Porém, Despondent Pyre negou o pedido e Cortana a aprisionou no Conservatório.

Despondent Pyre nega a Cortana o acesso aos Endless.

Visita do grupo de sobrevivente de humanos

É possível acessar o Conservatório através do imenso mundo de corredores que existe no subterrâneo do Zeta Halo. Foi assim que um grupo de humanos sobreviventes da tripulação da Infinity — composto por Spartans, cientistas e civis — chegou ao local em 2560. Após serem encontrados por Adjuntant Veridity e contarem que eles possuíam as informações de defesa do anel, eles foram levados até Despondent Pyre com a ajuda do sub-monitor.

No Conservatório, eles se depararam com a monitora e vários sub-monitores em um estado semelhante ao de hibernação. Após Veridity acordá-la, Despondent demonstrou indiferença com a presença dos reclaimers e com a guerra entre a humanidade e os Banidos. Porém, sua preocupação mudou quando ela foi informada que a Harbinger havia sido libertada pela facção.

Por isso, ela concedeu a eles a permissão da rede do anel para que os humanos inserissem os dados de defesa do Zeta Halo em um emissor de feixes. Assim, as informações (como a localização da Instalação) poderiam ser enviadas para algum outro lugar da galáxia e ser captada por outros humanos. Vale lembrar que Cortana havia transportado a Instalação 07 para uma localização desconhecida, então nem os humanos e nem os Banidos poderiam receber reforços naquele momento. A missão dos humanos foi um sucesso, apesar das perdas em uma letal batalha contra os Banidos na superfície.

Por sua vez, Os Banidos nunca encontraram uma passagem livre para O Conservatório. Por isso, montaram uma operação de escavação na superfície. Quando a Harbinger foi libertada, o laser usado na escavação foi aprimorado com tecnologia Xalanyn e o terreno foi finalmente perfurado. O objetivo dos dois lado seria encontrar Despondent Pyre para assim iniciar a reforma do anel, que havia sido parcialmente destruído meses antes.

Laser dos Banidos usado para escavar uma passagem até o Conservatório.

Durante a invasão, os Spartans Makovich e Theodore Sorel aproveitaram a oportunidade para também adentrarem no Conservatório — eles já estavam observando a operação dos Banidos há alguns dias. Porém, foram surpreendidos por Jega ‘Rdomnai, Hyperius e Tovarus, e acabaram mortos.

Corpo de Theodore Sorel no Conservatório.

Em 28 de maio de 2560, os Banidos e a Harbinger capturaram Despondent Pyre. A Endless conseguiu achar a monitora e, em seguida, a matou para roubar seu encéfalo.

Após isso, ela foi perseguida por Master Chief, que tentou chegar a tempo para salvar a monitora. Os dois entraram em um curto embate no topo do Conservatório, mas nada impediu a Harbinger de usar o encéfalo roubado para iniciar a Reformation da Instalação 07.

Harbinger portando o encéfalo de Despondent Pyre

Design e estrutura

No Zeta Halo, o Conservatório está situado no subterrâneo do anel. Da superfície, é possível ver parte de sua estrutura externa, além de uma espécie de vidro que torna possível ver parte de seu interior.

Em seu interior, existem uma série de corredores e salas circulares.

No centro, há uma câmara central circular que possui pontes de energia para serem ativadas.

Câmara central do Conservatório com ponte de luz ativada.

Além disso, também é possível ver placas com uma misteriosa língua que só havia sido encontrada antes no mapa Sandtrap, de Halo 3, que se passa na Ark.

Placa no Conservatório com uma misteriosa língua.

Aparições

  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol

Fontes

  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol
  • Halo Encyclopedia
  • Halopedia


Comentários