Auditório Silencioso

Willian Santos, 3 de janeiro de 2023

O Auditório Silencioso é uma misteriosa instalação Forerunner localizada no Zeta Halo. Apesar de seus objetivos originais serem desconhecidos, ele foi descrito como “uma sala de julgamento, uma prisão e um lugar de execução”.

Milhares de anos antes da Era Comum, o Auditório Silencioso foi o local usado pelos Forerunners sobreviventes onde os Endless foram julgados e condenados a exílio no Zeta Halo. Nele, também é possível ver diversas cylix’s que preservam a vida de diversas espécies.

Em 2560, a instalação foi reconstruída parcialmente graças a Reformation da Instalação 07, que foi ativada pela Harbinger, que estava em busca do resto de sua espécie.

História

Em 97.368 antes da Era Comum, os Forerunners descobriram uma nova espécie, os Endless. Misteriosamente, esta raça havia sobrevivido ao disparo dos Halos. Por isso, os Forerunners consideraram sua sobrevivência em um universo onde a vida seria re-semeada uma ameaça para o Manto da Responsabilidade. Além disso, os Xalanyn possuem uma misteriosa relação com o Tempo Vivo, um dos fundamentos do próprio Manto.

Para julgar e aprisionar os Endless, além de estudar sua natureza e o porquê de serem imunes ao disparo dos Halos, foi usado o Auditório Silencioso. Lá, Grand Edict e os outros Forerunners os condenaram ao exílio no Zeta Halo e a monitora, Despondent Pyre, os submeteu a estudos.

Destruição

Milênios depois, em 2559, Cortana chegou ao Zeta Halo com o objetivo de fazer o anel sua base de operações de sua revolução e encontrar os Endless. Seu plano falhou, e a IA acabou aprisionada no Auditório Silencioso graças à programação da Arma. O plano da UNSC seria prendê-la no local para que Master Chief a encontrasse e a levasse para deleção. Porém, Cortana se surpreendeu ao ver que Atriox chegou ao local antes do Spartan.

Encurralada e sem opções, ela refletiu sobre suas ações e decidiu explodir o Auditório Silencioso — provavelmente com o objetivo de matar Atriox e impedir que os Endless fossem encontrados. Na explosão, a própria IA acabou “morta” e boa parte do Zeta Halo foi destruída.

Reconstrução e retorno dos Endless

Em 2560, após exaustiva busca, os Banidos encontraram o Cylix da Harbinger na fundação do Zeta Halo. A Endless tinha a missão de encontrar o resto de sua espécie, e sabia que precisaria ir ao Auditório Silencioso. Por isso, ela ajudou os Banidos na busca pela monitora Despondent Pyre. Após encontrar a monitora no Conservatório, a Harbinger a matou e tomou para si o encéfalo dela. Ele foi usado para inicializa a Reformation, processo que iria reconstruir a Instalação 07 — uma característica única do Zeta Halo.

O Master Chief e A Arma obtiveram êxito em impedir a Reformation de ser completa, mas não antes do Auditório Silencioso ser reconstruído parcialmente.

Após isso, a Harbinger se dirigiu ao local e utilizou sua câmara central para se comunicar com outras partes do anel em busca da localização dos Xalanyn. Após o processo, a Harbinger foi morta por Chief. Antes de morrer, ela aparentou estar falando com alguma entidade não-presente fisicamente lá, indicando que sua espécie havia sido encontrada.

Design e características

Por fora, o Auditório Silencioso possui uma torre central apontada para o céu. Em volta dela, há algumas colunas uniformes que completam o formato circular da estrutura.

Dentro do Auditório Silencioso, é possível encontrar diversas estátuas que aparentam retratar Forerunners.

Além disso, também são vistos placas com inscrições em uma língua desconhecida para a humanidade. Placas semelhantes estão presentes no Conservatório e na Ark, assim como vemos em Halo 3.

Na câmara central do local, 3 estátuas voltadas para o centro emanaram energias de diferentes cores durante a busca pelos Endless.

Além da câmara central, há uma “Sala do Julgamento”, também cercada por várias estátuas.

Aparições

  • Halo Infinite

Fontes:

  • Halo Infinite
  • Halo Encyclopedia


Comentários