Xalanyn é uma misteriosa raça introduzida em Halo Infinite, mas que existe no universo Halo há muitos milênios. Pouquíssimo se sabe sobre sua origem, sua tecnologia, seu planeta natal, suas condições de vida ou sobre sua misteriosa relação com o tempo e outras forças e energias do universo.
Também chamados de Endless, eles foram uma surpresa para os Forerunners, que os encontraram vivos em seu planeta natal após o disparo de todos os anéis Halo no fim da Guerra contra o Flood. A raça, que nunca havia sido encontrada antes, chamou a atenção de todos os Forerunners restantes, que os consideraram um grande perigo ao plano de repovoamento da Galáxia. O principal motivo para esse temor foi a sobrevivência da espécie à Matriz Halo, o que deveria ser impossível, e sua suposta relação com o Tempo Vivo (um conceito ainda nebuloso no Universo Halo).
Por esse motivo, os Xanalyn foram aprisionados pelos Forerunners no Zeta Halo, em um local desconhecido do Anel.
Após o disparo dos Halos e a extinção do Flood, quase 100 mil anos antes da Era Comum, a reintrodução das espécies preservadas começou em diversos planetas da Galáxia. Os Forerunners pensavam que todas as espécies sencientes que não estavam em Instalações como Halos, a Ark, Shield Worlds e outras, estariam mortos também.
Porém, Despondent Pyre, monitora do Zeta Halo, descobriu a existência de uma nova espécie que havia sobrevivido. A monitora logo a considerou um “problema” que poderia ser, em vez do Flood, o verdadeiro teste final dos Forerunners.
“Algo foi encontrado. Algo que não deveria existir ainda existe. Acreditei que o Flood representou nosso teste final. Nossa maior vitória. Talvez eu estivesse errada em minhas suposições. Para minha consternação, parece que temos um novo problema. Devo investigar mais antes de levar isso ao conhecimento do Conselho.“
A monitora logo descobriu que se tratavam dos Xalanyn, uma espécie nunca antes catalogada pelos Forerunners e levou a informação ao Conselho, perguntando-se se seus criadores sabiam deste segredo e por que, então, haveriam o guardado dela. Entre os membros do Conselho, estava o Grand Edict, um misterioso Forerunner que participou de todo o processo de julgamento.
Despondent Pyre moveu a Instalação 07 para uma localização próxima do planeta dos Endless, onde ocorreu um encontro entre delegações das duas espécies — Forerunner e Xalanyn. Porém, antes mesmo do encontro diplomático acontecer, o Conselho Forerunner já havia encarregado a monitora de estudar os Endless no Auditório Silencioso, localizado no Zeta Halo.
Os Forerunners fizeram inesperadas descobertas quanto aos Endless envolvendo sua relação com o tempo. Oficialmente, os Endless representavam uma ameaça que poderia mudar o futuro de uma forma que os Forerunners não poderiam aceitar.
Estudos detalhados indicaram que eles possuem a capacidade de manipular diversos tipos de forças e energias de forma única, o que incluiria uma sintonização com elementos do próprio Tempo Vivo, que é um conceito Forerunner no qual o Manto da Responsabilidade é baseado. O Tempo Vivo é uma ideia filosófica que envolve a continuidade do tempo e “a alegria da interação da vida com o Cosmos.”
Por volta do ano 97.368 Antes da Era Comum, os Forerunners enganaram os Xalanyn ao levarem parte deles ao Zeta Halo sob o pretexto de um encontro diplomático, e os condenaram ao exílio no Zeta Halo, com alguns membros da espécie sendo submetidos a estudos no Auditório Silencioso. Um de seus objetivos era descobrir porque os Endless haviam sobrevivido ao disparo dos Halos e se eles poderiam ser imunes ao Flood?
Grand Edict: Os Endless devem ser contidos. Informarei o Criterion para proceder.
Despondent Pyre: Eles acreditam que estamos aqui para ajudar.
Grand Edict: Não importa. Hoje fazemos o que é necessário para manter a ordem. Para preservar nossa verdade. O tempo vai esquecer que eles existiram.
Despondent Pyre: O tempo não é algo que podemos controlar.
Grand Edict: E nós não podemos permitir que eles o controlem. Se Halo não pode acabar com eles, deve aprisioná-los. Quando estiver terminado, os engenheiros estarão ocupados. Descobriremos seus segredos.
Despondent Pyre: Temo que não poderei fazer isso sozinha.
Grand Edict: Você não estará sozinha. O Criterion deu a ordem. Offensive Bias foi chamado.
O Forerunner Grand Edict finaliza sua conversa com a monitora afirmando que ela não faria tudo sozinha, uma vez que Offensive Bias, uma poderosa IA Forerunner criada para derrotar Mendicant Bias, já havia sido chamado para impedir uma eventual fuga dos Endless.
Porém, nem todos os Endless foram aprisionados no Anel. Alguns membros da espécie conseguiram escapar a tempo e passaram a explorar bases e instalações Forerunner da Via Láctea buscando uma forma de libertar os Xalanyn. Não se sabe que fim eles tiveram e nem quais planetas foram explorados por estes membros remanescentes.
Em dezembro 2559, Os Banidos e Cortana sabiam da existência dos Endless no Zeta Halo de uma maneira ainda não explicada oficialmente. Tudo que se sabe é que Atriox, líder dos Banidos, descobriu o segredo na Ark — a Instalação 00.
Cortana, quando tomou o controle do Anel antes da chegada da facção liderada por Atriox e das forças da UNSC, tentou forçar Despondent Pyre a lhe dar acesso aos Endless. Porém, o pedido foi negado e Cortana enviou a monitora de volta à prisão no Conservatório, uma instalação dentro do Zeta Halo.
Momentos depois, Cortana morreu em uma explosão causada por si mesma, fazendo com que os Banidos restassem como a única facção presente no anel a saber da presença dos Endless. Eles passaram os próximos 4 meses buscando por um local da Instalação onde a raça estaria aprisionada, até que eles finalmente encontraram a Cylix da Harbinger em um local abaixo dos destroços da nave UNSC Mortal Reverie e próximo da região onde a A Arma estava presa.
A Harbinger é uma das misteriosas líderes dos Endless e foi liberta por Escharum na esperança que ela ajudasse-o em seu plano. Os dois lados tinham um objetivo em comum: reconstruir a parte do Zeta Halo que foi destruída pela explosão causada por Cortana. Escharum queria isso para que o anel voltasse a ser operacional e pudesse ser disparado. A Harbinger, por outro lado, queria apenas iniciar o processo de reconstrução do anel para que o Auditório Silencioso fosse reformado, com o objetivo de libertar o resto de sua espécie.
A Endless conseguiu iniciar o processo de reparação do Zeta Halo após matar e roubar o núcleo da monitora Despondent Pyre, que estava presa no Conservatório. Durante o processo, ela encontrou o Master Chief, demonstrando que os Endless não possuem nenhum ódio específico contra a humanidade, mas estão dispostos a enfrentá-los se eles se mostrarem um obstáculo. E foi isso que Master Chief se mostrou, fazendo com que os dois entrassem em um curto embate.
O Spartan conseguiu interromper a reforma total do Halo, mas não antes do Auditório Silencioso ser parcialmente reconstruído. Apesar de ter sido derrotada pelo Master Chief no salão principal do Auditório, a Harbiger atingiu seu objetivo e conseguiu descobrir a localização dos outros Endless, enviado-a a uma entidade misteriosa.
“Você tem o que precisa. Diga a eles que peço desculpas por demorar tanto”, disse a Harbinger a esta entidade momentos antes de morrer.
Em um período de tempo ainda desconhecido, Atriox — que os Banidos acreditavam estar morto após a explosão de Cortana — é visto em uma misteriosa instalação Forerunner portando algum tipo de dispositivo que emanava algum tipo de energia com a coloração amarela. Ao inserir o dispositivo em um terminal do local, a energia tomou formas circulares e ovais, fazendo com que centenas de Cylixes dos Endless fossem ativadas.
Os Xalanyn possuem uma pele com coloração azulada. Também possuem dois braços e duas pernas, com 4 dedos nas mãos e pés que não conseguem sustentar seus corpos de pé. Seus rostos são caracterizados por dois grandes olhos também azulados e uma boca formada por músculos que lembram tentáculos.
Suas cabeças não possuem pelos e suas nucas possuem algumas protuberâncias.
Os Endless são um grande mistério, mas é possível observar parte de sua tecnologia em ação.
A Harbinger veste uma armadura que aparenta ser dividida entre a cobertura interna e a externa, além do capacete. No centro da região de seu peito, é possível ver uma luz amarela. A armadura a mantém flutuando no ar.
Além disso, ela é capaz de deferir golpes manipulando um tipo de energia desconhecida em sua mão. Para se esquivar de golpes no campo de batalha, a Harbinger é capaz de se mover entre curtos espaços de forma consideravelmente rápida.
A invasão ao Conservatório só foi possível porque a Harbinger aprimorou um laser Banido com tecnologia Xalanyn, já que o laser antes das melhorias não conseguia perfurar o metal Forerunner.
Halo Infinite
Halo: The Rubicon Protocol
Halo Encyclopedia