A bilionária franquia Halo em números — porque a saga é um grande sucesso

Willian Santos, 30 de junho de 2023

A franquia Halo é uma das mais inovadoras, influentes e populares da história dos jogos. Nas próprias palavras de Phil Spencer, o Xbox não existiria hoje se não fosse o sucesso de Halo. Mas, mesmo o que sucesso da saga no passado seja um fato reconhecido de forma quase unânime, ainda persistem nas discussões entre gamers e especialistas muitas especulações sobre o estado atual da franquia. Afinal, Halo continua sendo um sucesso?

Na matéria especial de hoje, vamos demonstrar o tamanho da saga Halo — ontem e hoje — e responder esta questão. Qual o real tamanho e valor de Halo na indústria dos games e na cultura pop?

Antes de tudo, é importante ressaltar que esta matéria não busca, em momento algum, levantar debates sobre a qualidade técnica ou criativa dos jogos e séries aqui citados. Essa é uma decisão de cada leitor. O objetivo desta matéria é apenas demonstrar estritamente os números comerciais e o impacto cultural de Halo, e então chegar a uma conclusão a partir deles.

As opiniões contidas nesta matéria representam apenas a visão do autor e não, necessariamente, as da Halo Project Brasil.

A matéria ilustra o sucesso da franquia Halo em números.

O tamanho da franquia Halo

A franquia Halo é e continua sendo um titã da indústria dos jogos. Nos próximos parágrafos, iremos mostrar os números de vendas da saga desde Halo: CE, o primeiro jogo, até Halo Infinite, o mais recente game da franquia. Antes, vamos passar por alguns dos totais desses números, que mostram a popularidade histórica dessa franquia e sua relevância atual.

Vendas de jogos

  • Mais de 81 milhões de unidades de jogos de Halo foram vendidas até 2021 (informação divulgada antes de Halo Infinite ser disponibilizado).

Receita da franquia Halo

Sobre a receita gerada por Halo:

*Uma colaboradora da Microsoft já citou em seu Linkedin que Halo seria uma franquia de $10 bilhões. No entanto, ainda não existem informações oficiais confirmadas ou reforçadas pela Microsoft/343 sobre este dado. Portanto, escolhemos deixar a informação de 2018 como a mais recente.

**Os valores da imagem abaixo são em dólar, não em real.

Os números de Halo fora dos jogos

Apesar dos jogos serem o carro chefe da franquia, Halo é uma marca multimídia. Se engana quem acha que o conteúdo fora dos jogos serve apenas para expandir a lore da saga. Na realidade, o mercado de produtos de consumo de Halo representam uma receita bilionária para a Microsoft.

Ao final da matéria voltaremos ao tópico da relevância atual de Halo para demonstrar, mais uma vez, como a franquia continua relevante em 2023, 22 anos após seu lançamento. Confira alguns dos números históricos de Halo.

O sucesso de Halo nos primórdios

Halo: The Fall Of Reach – 2001

A história do sucesso comercial de Halo começa no dia 30 de outubro de 2001. Neste dia, o mundo teve a chance de vivenciar este profundo universo pela primeira vez com o livro Halo: The Fall Of Reach. A obra logo se tornou um bestseller na lista da Publishers Weekly e do New York Times. O sucesso comercial de The Fall Of Reach foi bem expresso com a marca de mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2009.

Halo: Combat Evolved – 2001

A recepção positiva do livro demonstrou a grande expectativa pelo lançamento ainda maior que aconteceria cerca de duas semanas depois. No dia 15 de novembro de 2001, foi lançado o jogo que é considerado um dos melhores e mais importantes de todos os tempos. Halo: Combat Evolved não só revolucionou o gênero dos FPS — isto é um assunto para se aprofundar em outra matéria — mas também foi um gigantesco sucesso cultural e comercial.

O jogo vendeu mais de 1 milhão de unidades em 5 meses. Com mais de 4 milhões de unidades vendidas até 2006, foi considerado o segundo jogo de maior sucesso da oitava geração nos Estados Unidos (Xbox, PS2, Gamecube) lançado entre jan/2000 e jun/2006 (atrás apenas de GTA: Vice City). No total, foram vendidas mais de 6 milhões de unidades.

Halo 2 – 2004

Com seu primeiro jogo, Halo garantiu o sucesso do Xbox e se tornou uma febre cultural, especialmente nos Estados Unidos. Isto fez com que Halo 2 fosse ainda mais aguardado, com milhares de pessoas indo às ruas pelo mundo na noite do lançamento para comprar o jogo assim que possível. A movimentação massiva dos fãs recebeu cobertura não só da mídia de entretenimento, mas de diversos noticiários e programas de finanças americanos. Para se ter noção, o sucesso de Halo 2 foi tão grande que seu marketing chegou a disputar atenções com as eleições presidenciais dos EUA de 2004.

“O jogo mais esperado da história do entretenimento”

Com 2,4 milhões de unidades vendidas em 24 horas, Halo 2 se tornou o maior lançamento da história da indústria do entretenimento. No total, mais de 8 milhões de unidades foram vendidas. Assim como seu antecessor, Halo 2 foi um marco cultural que marcou uma geração e revolucionou a forma como jogos multiplayer eram vistos no mercado console, além de ter sido de alta importância para a popularização dos esports.

Halo 3 e Halo 3: ODST – 2007 e 2009

3 anos depois, um sucesso ainda maior veio ao mundo. Sendo o desfecho da primeira trilogia de Halo, Halo 3 vendeu 3.3 milhões de unidades em 12 dias, além de ter quebrado o recorde de arrecadação de Halo 2 nas primeiras 24 horas. O sucesso do terceiro jogo da franquia foi tão grande que executivos de cinema o culparam pela queda nas bilheterias naquela semana. Já Halo 3: ODST, uma expansão lançada em 2009, vendeu mais de 2.5 milhões de unidades nas duas primeiras semanas. Este número de vendas gerou $125 milhões de dólares em receita naquele período.

Halo Wars – 2009

Halo Wars foi o primeiro jogo spin-off da saga, sendo um jogo de estratégia em tempo real. O game se tornou o RTS mais vendido da história dos consoles. Em março de 2009, cerca de um mês após o lançamento, mais de 1 milhão de unidades haviam sido vendidas.

Halo: Reach – 2010

Como se 3 jogos como sucessos de lançamento de forma consecutiva não fossem o suficiente, Halo: Reach estabeleceu mais um recorde. O último jogo da saga desenvolvido pela Bungie se tornou o maior lançamento da franquia com uma receita de mais de $200 milhões de dólares. No total, Reach vendeu quase 10 milhões de unidades no mundo todo.

O sucesso de Halo na última década

Após o lançamento de Halo 3, os jogos subsequentes da saga foram recebidos com críticas mistas. Esta sequência de jogos que não foram unanimidades — Reach, 4, 5 e Infinite, além de Halo Wars 2 — fez com que muitas pessoas, incluindo fãs, levantassem especulações acerca do estado comercial e do alcance cultural da franquia atualmente. Mas antes de analisar o sucesso de Halo atualmente, vamos focar na última década (2011-2021) e descobrir como foi o desempenho da saga nos últimos anos.

Halo 4 – 2012

Continuando a tradição, Halo 4 ultrapassou seu antecessor e se tornou o maior lançamento da franquia com uma receita de $220 milhões de dólares no lançamento e de $300 milhões na primeira semana disponível. Além disso, o jogo vendeu 3 milhões de cópias no dia do lançamento e teve mais de um milhão de jogadores simultâneos no primeiro dia.

Halo 4 foi o terceiro jogo mais vendido de 2012 em lojas físicas dos EUA. Neste ponto, a franquia Halo já havia arrecadado $3,38 bilhões de dólares no total em 11 anos de existência. Para finalizar, foi o exclusivo mais vendido de todas as plataforma naquele ano.

Em uma outra matéria, fizemos uma análise do desempenho comercial de Halo 4 e demonstramos como o lançamento do jogo foi um sucesso, mas seu pós-lançamento falhou em manter uma grande base de jogadores ativos.

Halo 5 – 2015

Considerado um dos jogos mais controversos da saga, Halo 5: Guardians também foi um sucesso comercial. O lançamento do jogo foi tão grande que gerou mais de $400 milhões de dólares em receita e entrou no livro dos recordes como a transmissão de lançamento de um jogo mais assistida da história — audiência de mais de 330 mil.

Em apenas 3 meses de vendas, em uma base de menos de 20 milhões de Xbox One vendidos, 5 milhões de unidades de Halo 5 foram vendidas. Menos de 1 ano após seu lançamento, mais de 16 milhões de jogadores haviam jogado o modo Forge do jogo. Além disso, Halo 5: Guardians foi o jogo que mais teve jogadores ativos mensais desde Halo 3, mesmo estando disponível em um console com uma base muito menor que o Xbox 360.

Em uma matéria especial que escrevemos há alguns anos, analisamos a fundo os números de Halo 5: Guardians.

Halo Wars 2 – 2017

Diferente dos jogos anteriores dessa lista, não há muitas informações sobre as vendas do segundo RTS spin-off de Halo. Porém, existem alguns números que podem ser indicações negativas e também positivas. Na primeira semana, o jogo vendeu quase 150 mil unidades em lojas físicas. Mais de 1 ano após seu lançamento, ainda haviam cerca de 30 mil jogadores ativos em Halo Wars 2.

Halo: The Master Chief Collection na Steam

Apesar de não termos encontrados números de vendas da coletânea anteriores a 2019, existem números estimados do seu sucesso no PC. Em cerca de 4 dias, Halo: The Master Chief Collection vendeu quase 2 milhões de unidades na Steam. Algumas plataformas também estimam que o número de unidades vendidas na plataforma está entre 5 e 12 milhões. Além disso, entre 2019 e 2021, mais de 10 milhões de jogadores jogaram o jogo apenas por meio do PC Game Pass.

O sucesso de Halo atualmente

Halo Infinite – 2021

Apesar de um desempenho pós-lançamento abaixo do esperado, até então — é uma situação em andamento —, Halo Infinite é o maior lançamento da história da franquia Halo. Com mais de 20 milhões de jogadores no lançamento, o jogo teve um início de muito sucesso. Os eventos oficiais de esports da HCS continuam a ter grandes números de audiência. O primeiro grande torneio oficial, o HCS Raleigh, teve um pico de mais de 200 mil espectadores simultâneos e foi o mais assistido da história da franquia. Já o primeiro mundial do jogo teve um pico de mais de 140 mil.

Série na Paramount+ – 2022

A série de Halo foi o maior lançamento da história da Paramount+, até ser ultrapassada em dezembro de 2022. A procura pela série foi tão alta que o Global Demand Awards, que escolhe seus vencedores baseado em dados, considerou Halo a série de TV baseada em uma IP de jogos com maior demanda no ano. A Paramount considerou a série um “sucesso global“.

Escolhemos não citar outros lançamentos multimídia da saga além da série do Paramount+ e do livro The Fall Of Reach pelo fato de que já há uma seção voltada para eles no início da matéria. Além disso, estes dois lançamentos em específico representam marcos na franquia. The Fall Of Reach foi o primeiro lançamento de Halo — antes mesmo do primeiro jogo — e a recente série de TV foi a primeira superprodução da saga fora dos jogos, sendo uma das séries mais caras da história.

Algumas outras produções, como Foward Unto Dawn, tiveram o objetivo de participar da campanha de marketing de jogos futuros — neste caso Halo 4 — e não tiveram um impacto comercial a altura de outros jogos citados aqui.

Conclusão: Halo continua sendo um sucesso relevante e popular

Apesar de haver diversas controvérsias acerca das escolhas criativas e debates sobre questões críticas de Halo, a franquia continua relevante e popular. Os números demonstram que Reach, Halo 4, Halo 5 e Halo Infinite tiveram lançamentos de grandes sucessos. Mesmo que alguns destes tenham falhado em manter seus jogadores engajados no médio e longo prazo, é importante notar que isto não sinaliza que as pessoas não demandam conteúdo de Halo — apenas que a 343 Industries não conseguiu suprir esta demanda.

Um fato que demonstra a relevância de Halo nos tempos atuais é o lançamento de Halo Infinite, em 2021, que foi o maior da saga com 20 milhões de jogadores. A gratuidade do multiplayer do jogo pode ser apontada como um dos fatores, mas existem vários jogos gratuitos que falham em atrair jogadores. Afinal, não haveria tamanha procura pelo o jogo se a franquia não tivesse relevância.

A tão controvérsa série de Halo também foi um sucesso de grandes proporções que elevou a busca pela franquia Halo em uma época em que Halo Infinite estava em baixa. Mesmo que os jogos sejam responsáveis pelos maiores sucessos da franquia, é importante notar que os produtos de consumo de Halo também são sucessos. Milhões de figuras, livros, HQs, peças de vestuário e brinquedos são vendidos, e a Microsoft não continuaria a lançar dezenas de novos produtos todos os anos se não fosse um segmento lucrativo para Halo que é consumido por milhares de pessoas.

Obviamente, esta matéria não tenta formular um argumento para atestar que Halo vive em um completo paraíso. Existe muito espaço melhora em diversos pontos, especialmente nos esports, por exemplo. A matéria também não tenta dizer que Halo está em total segurança — nunca estará. Não importa o quão popular a franquia se torne, ela sempre estará correndo risco de decair ao longo do tempo. Por isso, é importante que a 343 Industries consiga agradar a maior parte de sua base de fãs enquanto atrai novos entusiastas para saga. Isto é algo que o multiplayer de Halo Infinite está falhando, é importante citar.

E qual a sua opinião e interpretação destes números? Deixe seu comentário abaixo e interaja conosco nas redes sociais da Halo Project Brasil!



Comentários